sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Seminário da Pólitica Estadual da Agroindústria Familiar



 
Secretário recebe documento sobre Política Estadual da Agroindústria Familiar
Encerrou na tarde da quarta-feira (31/07), com a presença do secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, o Seminário da Política Estadual da Agroindústria Familiar. O Ato, que teve como objetivo principal discutir as políticas públicas para o desenvolvimento e a criação de novas agroindústrias
no estado, contou com a presença de mais de 200 pessoas, em sua maioria composta por agricultores familiares, proprietários de agroindústrias, além de coordenadores regionais da SDR e representantes da Emater/Ascar-RS.
Ao final do evento, foi entregue ao secretário Pavan, pelo diretor do Departamento de Agroindústria, Comercialização e Abastecimento (DACA/SDR), Ricardo Fritsch, um documento denominado Plano de Ação Estadual Participativo, que possui três eixos principais, e que foi construído a partir da realização de seminários regionais organizados pela SDR. Os seminários tiveram início em 2012, e contou com a participação de aproximadamente 1900 pessoas.
Nestes encontros foram tirados delegados, que sob a liderança dos coordenadores regionais da SDR, apresentaram propostas para formulação de um plano de ação participativa.  A partir destes dados apresentados os técnicos sistematizaram os dados contendo as ações que irão compor o planejamento do Departamento de Agroindústria, Comercialização de Abastecimento ( DACA), da SDR para o exercício de 2014 com três eixos principais que são Gestão, Formalização e Comercialização.
Gestão
- Uma ação prioritária, e dentro dela destacando-se a formação técnica, com cursos, apoio à gestão, e uma assistência técnica continuada com organização, tendo como foco central o cooperativismo e o associativismo.

Formalização
- Simplificação de procedimentos, aproximando os órgãos de licenciamento, com um local comum para encaminhamento do licenciamento, fortalecendo os  Sistemas de Inspeção Municipal (SIM’s).
- Adoção de procedimentos padrões para o licenciamento das agroindústrias com normas técnicas, instituindo inclusive normas técnicas voltadas para estabelecimentos de pequeno porte.
- Ampliação de linhas de crédito com subsídios, diminuindo os custos para o licenciamento como as análises laborais , taxas de licenciamento, etc..
Comercialização
- Viabilizar a realização de feiras e aumento dos pontos de comercialização da agricultura familiar através das Compras Públicas, para a consolidação do programa, e divulgando e promovendo o selo “Sabor Gaúcho”.
Outro ponto destacado foi a necessidade de criação de uma rede de comercialização dos produtos das agroindústrias familiares.
Por: Joana Rodrigues
+ Mais Informações ››››››

PRESIDENTE DO COMUDES DE TRÊS PALMEIRAS CONCEDE ENTREVISTA A RÁDIO COMUNITÁRIA LIBERDADE


Na tarde de hoje o Presidente do COMUDES de Três Palmeiras, Giovane Spaner, concedeu entrevista a comunicadora Elizete, para falar da Participação Popular e Cidadã de Três Palmeiras , falou sobre a importância da participação da comunidade na votação do das prioridades.
+ Mais Informações ››››››

Nebulosidade predomina no fim de semana

Instabilidade provoca chuva no sábado, mas no domingo tempo melhora ao longo do dia

A nebulosidade predomina no Rio Grande do Sul durante o fim de semana. Conforme a MetSul Meteorologia, no sábado, da tarde para a noite, área de baixa pressão deve provocar chuva e trovoadas em diversas localidades da metade Norte. No domingo, o tempo melhora a partir do Oeste, com o ingresso de ar seco que toma conta do território gaúcho até o fim do dia.

Fonte: Rádio Guaíba
Postado Por: Alcione Gondorek
+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade edição do dia 02 de agosto de 2013.

Alcione.


Postado por: Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/