sexta-feira, 28 de março de 2014

Cotrisal Filial de Três Palmeiras- 1° Liquida Mostruário

O 1° Liquida Mostruário da Cotrisal Filial de Três Palmeiras, foi um grande sucesso, lembrando que o 1° Liquida Mostruário, teve início na  segunda-feira 24 e foi até hoje 28,em todas as redes da Cotrisal Lar e Construção.Em entrevista a Rádio Comunitária Liberdade FM, o Gerente da  Cotrisal  Filial de Três Palmeiras, Adilio Pereira e a funcionária da Loja da Cotrisal Lar e Construção, Patricia Martins, falaram sobre o  1° Liquida Mostruário.
Confira o áudio:









Fotos, edição e postagem:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

informações sobre o Edital para Contratação de professores para o Curso Técnico em Agropecuário do PRONATEC.


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), representada pela Pró-Reitoria de Extensão, no uso de suas atrubuições legais e de acordo com o disposto na Lei Nº 12513/2011, alterada pela Lei Nº 12816/2013, e Resolução CD/FNDE Nº 04/2012, torna público a abertura das inscrições para o Processo de Seleção Simplificada, com vistas à seleção de professores para atuarem na ação Bolsa-Formação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC, conforme Edital nº 32 de 25 de março de 2014.
O período de inscrição é de 27 de março até o dia 03 de abril. Informações podem ser verificadas pelo site www.ifrs.edu.br
Postado Por: Alcione Gondorek
+ Mais Informações ››››››

Municípios da região receberão maquinas do PAC 2

Na próxima segunda-feira, dia 31, às 9h30, no auditório da Emater em Porto Alegre, serão entregues as máquinas do PAC2 para novos municípios gaúchos contemplados pelo Governo Federal.
Até maio o Ministério do Desenvolvimento Agrário concluirá a entrega de motoniveladoras, retroescavadeiras e caminhões-caçamba para 5.061 municípios do Brasil.



Confira a lista do municípios aqui da nossa região.

MOTONIVELADORA
Pinheirinho do Vale
Liberato Salzano
Lajeado do Bugre
Sagrada Família
São Jose das Missões
Ametista do Sul
Iraí
Planalto


CAMINHÃO-CAÇAMBA
Alpestre
Seberi
Frederico Westphalen
Palmitinho
Vicente Dutra
Constantina
Rio dos Indios
Caiçara
Jaboticaba
Nonoai
Três Palmeiras
Novo Tiradentes
São Pedro Das Missões
Novo Xingu
Cerro Grande
Dois Irmãos das Missões
Boa Vista das Missões e
Engenho Velho

Fonte:Rádio Comunitária FW
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Governo do Estado garante que imunização contra HPV é segura

Seis casos de reação à vacina foram registrados no Rio Grande do Sul

Após registrar pelo menos seis casos de reação à vacina contra o papiloma vírus humano (HPV), a Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul (SES) informou que a imunização é segura e recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

“A vacina introduzida no calendário brasileiro este ano é também utilizada como estratégia de saúde pública em outros 51 países que já aplicaram cerca de 175 milhões de doses desde o ano de 2006, sem registros de eventos que pudessem pôr em dúvida a segurança da vacina”, destacou a secretaria em nota divulgada nessa quinta.

“A maioria dos eventos associados à vacina é classificado como leve – reações como dor no local de aplicação, edema e eritema (coloração avermelhada da pele) de intensidade moderada”, informou a SES. Dados do governo do Estado indicam que, até o momento, mais de 116 mil meninas, com idade entre 11 e 13 anos, receberam a dose. O número representa 45% do total da população prevista no Rio Grande do Sul, que é de 258 mil meninas.

Os casos
Cinco casos de reação à dose foram registrados em Porto Alegre. Três meninas, de 13 anos, apresentaram mal-estar, dores musculares, dor de cabeça e náusea foram atendidas por um médico, sem necessidade de hospitalização. Todas receberam a vacina na segunda-feira. O sexto caso, foi uma menina de 11 anos que vive em Veranópolis e, após ser vacinada, teve uma crise convulsiva. Ela foi atendida, passa bem e está sob acompanhamento neurológico.

As seis meninas que apresentaram reação, de acordo com o governo do estado, foram vacinadas com doses do mesmo lote, composto por um total de 89 mil doses, que teve seu uso suspenso como medida de precaução.

“Os eventos relacionados às reações adversas atípicas estão sendo investigados pelo Programa Estadual de Imunizações junto às equipes que atenderam as crianças. A vacinação não foi prejudicada e continua disponível em todo o estado conforme o calendário pré-definido.” Os casos estão sendo acompanhados pelo Ministério da Saúde.
Fonte: Agência Brasil 
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Informativo da Crenhor edição do dia 28 de março de 2014



Fonte:Jorge Ándre Rogerio
Postado por:Elisete Bohrer

                          
+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade edição do dia 28 de março de 2014

Apresentado por:Alcione Gondorek

Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Programa Falando em Saúde

Na manhã desta sexta-feira, o Programa Falando em Saúde, foi apresentado pela Enfermeira Beatriz Pasquali Zamarchi  e pelo vice-prefeito Claudemir Cesar de Oliveira(Magal),com ajuda do Locutor Alcione Gondorek, um dos assuntos abordados foi a vacinação da HPV, confira a programa completo em áudio:




Fotos,texto e edição:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Pêssego pode ser aliado do tratamento contra o câncer

Pesquisa aponta que compostos da fruta podem inibir crescimento de células de câncer de mama

Uma equipe de cientistas de alimentos da Washington State University, no Texas, descobriu que os compostos do pêssego podem inibir o crescimento de células de câncer de mama e sua capacidade de se espalhar.
Os pesquisadores afirmaram estes componentes poderiam ser um complemento às terapias que reduzem o risco de metástase. Os compostos podem ser obtidos, em quantidades suficientes, através da ingestão de dois a três pêssegos por dia. O estudo também ressaltou o a importância de uma boa alimentação na prevenção de qualquer tipo de câncer.
— Consumindo frutas e legumes que possam fornecer esses compostos através da alimentação, poderíamos ter um efeito preventivo— disse a autora Giuliana Noratto.
Ela está observando agora compostos no trigo, cevada, quinoa, maçãs e produtos lácteos que possam ter um papel na prevenção de doenças relacionadas à obesidade. A cientista foi atraída para esta pesquisa após realizar um trabalho sobre a atividade antioxidante de plantas de raiz em seu país de origem, o Peru.
— Temos uma enorme tradição em plantas medicinais. Estamos crentes que as pessoas podem se curar ao manter uma boa dieta e fazendo uso dessas raízes— explica.
Em 2009, Giuliana e sua equipe publicaram um estudo prévio mostrando que os extratos de pêssego e ameixa suprimiam as células cancerígenas da mama cultivadas em laboratório. Desta vez, os pesquisadores implantaram células cancerígenas da mama sob a pele de camundongos. A técnica, chamada de xenotransplante, é usada frequentemente para verificar o crescimento de células deste tipo em um animal vivo, imitando as interações pelas quais os tumores se formam.
Depois de uma semana, a equipe alimentou os ratos com doses variadas de polifenóis contidos em pêssegos, compostos que ajudam as plantas a afastar os efeitos nocivos da radiação ultravioleta do sol.
— Existem vários estudos que mostram que estes compostos atuam como antioxidantes e podem, portanto, proteger o DNA contra danos decorrentes do câncer— esclarece Giuliana.
Doze dias depois, os investigadores viram que os ratos alimentados com elevados níveis de polifenóis tinham tumores menores e sem a formação de vasos sanguíneos, que ajudam as células cancerosas a se espalharem para outras partes do corpo.
As doses administradas aos ratos, se transpostas a uma pessoa de 60kg, poderiam ser fornecidas por dois a três pêssegos por dia ou um suplemento dietético de extrato em pó de polifenol de pêssego.
Fonte:BEM-ESTAR
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

BAILES DE GAITA E PANDEIRO

Esta história vale a pena ler,  pelo seu  contexto geral, vejam como existiam mulheres que tinham coragem para quebrar conceitos que ainda hoje persistem.

Nos anos 40/50, a D. Chica, que reside na cidade de Palmeira das Missões, animava bailes, festas e bailantas de fundo campo, ao lado de seu esposo, o “Avô Gaiteiro” Alvorino Carvalho.
Embora ainda mocinha, enfrentou o preconceito da época ao tocar  pandeiro em uma sociedade essencialmente machista.
A “Chiquinha”, como era chamada, foi pioneira no seu tempo, sendo, talvez, a primeira pandeirista gaúcha que se tem notícia.
Hoje, aos 85 anos, essa gaúcha da Palmeira ainda anima as festas familiares com seu pandeirinho, e encanta a todos com seus versos de improviso.

Fonte: Angelino Rogerio

Edição e postagem:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/