quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Jornal Comunitário - Rio Grande do Sul - Edição 1329, do dia 28 de Setembro de 2017

Edição 1329, do dia 28 de Setembro de 2017
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR:
OPÇÃO 01 IVOOX
OPÇÃO 02 DRIVE

Um Jornal Comunitário de edição colaborativa, produzido pelas emissoras de Rádios Comunitárias do Estado do Rio Grande do Sul, seja você um correspondente da sua região, entre em contato pelos telefones Whatsapp 54 9611 0186 ou 54 3367 1351.

OUÇA NA EDIÇÃO DE HOJE:

· Representante dos Aposentados comenta a posição da categoria sobre o Fundo Especial de Financiamento de Campanha.

· Segurança do Enem será reforçada com detectores de ponto eletrônico.

· RGE está em alerta para possibilidade de temporais.

· Movimento negro busca reparação por fraudes em cotas raciais nas universidades.

· Entidades pedem no Congresso redução do uso de agrotóxicos.

· Prescrição de medicamentos para idosos exige maior atenção.
+ Mais Informações ››››››

Estudantes da área da gestão participam de II Semana Acadêmica

Entre os dias 12 e 14 de setembro, o CESURG desenvolveu em Sarandi a II Semana Acadêmica dos cursos de graduação em Administração, Gestão de Cooperativas, e dos cursos técnicos em Informática, Recursos Humanos, Segurança do Trabalho e Transações Imobiliárias. O evento possibilitou aos acadêmicos e estudantes uma maior aproximação com o mundo empresarial, trazendo temáticas atualizadas e cases de sucesso da região. Como explica o diretor de ensino e coordenador do curso de Administração, “eventos como as semanas acadêmicas são de suma importância na formação do profissional, pois aproxima a teoria da prática na formação dos futuros profissionais”.

No primeiro dia do evento, ocorreu a abertura oficial da Semana Acadêmica, na qual o diretor-presidente do CESURG, Rafael Rossetto, salientou a importância da aproximação entre os estudantes e os profissionais da área que são referência na região. As atividades da noite foram abertas com a palestra “O CRA/RS e a Profissão de Administrador”, com o delegado regional do CRA/RS – Seccional Passo Fundo, administrador Luiz Carlos Bortoncello. Na oportunidade, o palestrante frisou que todo administrador deve buscar o reconhecimento da profissão, ao afirmar que “nós precisamos lutar pela valorização do profissional de Administração e fiscalizar o mercado de trabalho”. Encerrando a noite, o público participante acompanhou o painel “A Reforma Trabalhista e seus efeitos”, tendo como mediador o professor Ubirajara Machado Teixeira, e como painelistas Fábio Bussolaro e Jefferson Luis Vicari.

Na noite de quarta (13), a programação contou com seis palestras simultâneas, direcionadas a cada um dos cursos envolvidos. No auditório, os acadêmicos de Administração e Gestão de Cooperativas assistiram a explanações do secretário da Indústria e Comércio de Ronda Alta, Almir Cazarotto, sobre “Empreendedorismo na prática”, seguido pelo case empresarial “Fonte Sarandi”, com Jairo Alberto Zandoná. Os estudantes do Técnico em Informática discutiram as "Topologias redes wireless longa distância", com Moisés Pires de Sousa. A psicóloga Marisa de Paula Costa palestrou para a turma do Técnico em Recursos Humanos sobre "A importância do RH nas organizações". Os futuros técnicos em Segurança do Trabalho ouviram a explanação do Gustavo Ferreira acerca da “Importância da atuação do técnico em Segurança do Trabalho nas empresas”, enquanto os estudantes da turma de Transações Imobiliárias acompanharam a palestra “O corretor de imóvel e o mercado imobiliário”, com Jonas Pasqualotto.

Para encerrar as atividades da II Semana Acadêmica na noite de quinta-feira (14), o auditório foi palco de dois cases empresariais. O primeiro, apresentado por Roberto Zagonel, abordou a trajetória da empresa Eletro Zagonel. Na sequência, Marivaldo Remi Van Neutgem expôs a respeito da empresa “D'massas Indústria e Comércio de Alimentos”. Além das programações do auditório, ocorreram outras quatro atividades: a turma de Informática discutiu o “Empreendedorismo e desenvolvimento web”, com João Carlos Pellenz, enquanto os estudantes de Recursos Humanos receberam o psicólogo Lessandro Sassi da Silva, explanando sobre "As principais atribuições do profissional de Recursos Humanos". Abordando a “Prevenção e Proteção a Incêndios”, Jean Pimentel conversou com os estudantes do Técnico em Segurança do Trabalho. Enquanto isso, o professor Jairo Fernando da Trindade palestrou sobre a “Arte de Negociar” para a turma de Transações Imobiliárias.



Assessoria de Comunicação CESURG
+ Mais Informações ››››››

Missa do Idoso lota a Igreja Matriz em Sarandi



No dia 21 de setembro, na igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes de Sarandi, aconteceu a missa em homenagem a terceira idade, ocasião em que onde todos os grupos do município se fizeram presentes com um bom número de participantes.
Com uma bonita procissão na entrada, os representantes dos grupos da Terceira Idade entraram com suas bandeiras e caminharam juntos até o altar onde foi deixado as bandeiras de todos os grupos para bênção. O ato religioso contou com a presença do Prefeito Leonir Cardozo.
A coordenação dos Grupos de Terceira Idade, gradece a todos pela participação e a todos que de uma forma ou outra colaboraram com a celebração.
No 1º dia do mês de outubro celebra-se o Dia do Idoso no Brasil. Até 2006, o Dia do Idoso era comemorado no dia 27 de setembro. Isso porque, em 1999, a Comissão pela Educação, do Senado Federal, havia instituído tal data para a reflexão sobre a situação do idoso na sociedade, ou seja, a realidade do idoso em questões ligadas à saúde, convívio familiar, abandono, sexualidade, aposentadoria etc.
No dia 1º de outubro de 2003, porém, foi aprovada a Lei nº 10.741, que tornou vigente o Estatuto do Idoso. Pelo fato de o Estatuto ter sido instituído em 1º de Outubro, em 2006 foi criada uma outra lei (a Lei nº 11.433, de 28 de Dezembro de 2006) para transferir o Dia do Idoso para 1º de outubro. Vale salientar que desde 1994, com a Lei nº 8.842, o Estado brasileiro já havia inserido a figura do idoso no âmbito da política nacional, dado que essa lei criava o Conselho Nacional do Idoso.
O fato é que, com a criação do Estatuto do Idoso, em 2003, o Brasil começou a incorporar à sua jurisprudência resoluções de organizações internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial da Saúde (OMS). Sabe-se que, em 1982, a ONU elaborou, em Viena, na Áustria, a primeira Assembleia Mundial sobre o Envelhecimento. Dessa Assembleia, foi elaborado um Plano de Ação Internacional sobre o Envelhecimento que tinha 62 pontos, os quais passaram a orientar as reflexões, legislações e ações posteriores a respeito do idoso.
É sabido, também, que, na Assembleia Geral de 1991, a ONU aprovou a Resolução 46/91, que trata dos direitos dos idosos. Os princípios dessa resolução norteiam as discussões contemporâneas sobre a situação do idoso. Entre esses princípios, estão os da “Autorrealização” e da “dignidade”, cujos pontos são:
Autorrealização:
·         Aproveitar as oportunidades para o total desenvolvimento das suas potencialidades;
·         Ter acesso aos recursos educacionais, culturais, espirituais e de lazer da sociedade;
Dignidade:
·         Poder viver com dignidade e segurança, sem ser objeto de exploração e maus-tratos físico ou mentais;
·         Ser tratado com justiça, independentemente da idade, sexo, raça, etnia, deficiências, condições econômicas ou outros fatores.

P.M.Sarandi - Joel De Brito
+ Mais Informações ››››››

PROGRAMA INFORMATIVO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE TRÊS PALMEIRAS DE 27-09-2017

+ Mais Informações ››››››

Programa Passos na Fé de 27-09-2017


+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade Edição 1833 de 27-09-2017

+ Mais Informações ››››››

Presidente da Assembleia, Edegar Pretto, reforça perigos de adesão ao regime de recuperação fiscal pelo Estado

Em seu último pronunciamento, na segunda-feira (25), o governador José Ivo Sartori pediu o apoio dos deputados para agilizar as votações na Assembleia Legislativa, fazendo referência, principalmente, ao projeto de adesão ao Regime de Recuperação Fiscal.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Edegar Pretto (PT), destacou que a Casa sempre esteve preparada para as votações, mas que o Executivo tem que fazer a parte dele para conseguir aprovar seus projetos. Pretto destacou ser importante que todos saibam que na Assembleia existem projetos remanescentes do pacote do governador Sartori, lá do final do ano passado.

Falou que, há mais de sete meses ainda tramitam matérias que o governo não teve condições de votar, não porque a Assembleia não está preparada. Falou ainda que, toda essa possibilidade de tramitação e votação é assentada democraticamente pela decisão da maioria no colégio de líderes. O presidente afirmou também que a adesão ao regime de recuperação fiscal é um caminho perigoso para o Rio Grande do Sul.

Edegar Pretto considera que a solução ideal para o Estado equilibrar as finanças é cobrar da União o que o Estado tem para receber com as compensações da Lei Kandir. Conforme os cálculos, o RS deve R$ 57 bilhões, mas tem R$ 43 bilhões para receber.

Edegar Pretto ressalta que o Executivo deve ser mais claro em relação aos ativos do Estado que vão ser envolvidos na negociação para aderir ao Regime de Recuperação Fiscal.

O projeto de adesão ao Regime de Recuperação Fiscal deve ser enviado à Assembleia Legislativa na próxima semana.

+ Mais Informações ››››››

Estudantes da Escola Portinho, de Coqueiros do Sul, acompanham palestra no CESURG

Os estudantes da Escola Estadual de Educação Básica José Gomes Portinho, de Coqueiros do Sul, acompanharam uma palestra pautada pelas diferenças entre Individualismo e Crescimento X Cooperação e Desenvolvimento, ministrada pelo Me. Marcos Hivan Petter Machado, docente do CESURG. A atividade ocorreu no dia 16 de agosto, no Auditório da faculdade em Sarandi.

Como explica Machado, nesta etapa da vida os adolescentes estão integrando-se à sociedade, visto que é um momento de muitas definições sobre a vida pessoal e profissional. “Nesse contexto, essa discussão sobre o individualismo e o sistema que te torna egoísta é muito importante. O crescimento está aliado a esse individualismo. A partir do momento em que cooperarmos, conseguimos desenvolver de um modo mais saudável”. Segundo Machado, o tema propõe uma reflexão em relação ao desenvolvimento, “que é algo mais complexo que as pessoas precisam se apoderar para compreender o momento em que vivemos. Quando se fala em cooperativismo, a ideia que se tem é dessa complexidade em debater desenvolvimento”.

De acordo com o palestrante, o crescimento é algo simples. “Crescimento é fazer e acontecer, independente das consequências. Desenvolvimento é algo mais complexo que envolve um arcabouço social, político, ambiental e econômico. Crescimento é só econômico, desconsidera todas as consequências. Desenvolvimento é mais complexo, envolve um pensamento mais amplo sobre todo o processo do modo como se cresce”, explica.



Assessoria de Comunicação CESURG
+ Mais Informações ››››››

1058 - 27 DE SETEMBRO, QUA - ACEITAR-SE COMO SOMOS

+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/