quarta-feira, 21 de março de 2018

Jornal Comunitário - Rio Grande do Sul - Edição 1454, do dia 22 de Março de 2018

Edição 1454, do dia 22 de Março de 2018
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR:

OPÇÃO 01 DRIVE

Um Jornal Comunitário de edição colaborativa, produzido pelas emissoras de Rádios Comunitárias do Estado do Rio Grande do Sul, seja você um correspondente da sua região, entre em contato pelos telefones Whatsapp 54 9611 0186 ou 54 3367 1351.


NA EDIÇÃO DE HOJE:

· Região Noroeste do RS tem altos índices de infestação do Aedes.

· Se aprovado pelo Governo Federal, veículos fabricados a partir de 1988 pagarão IPVA no estado.

· Participantes do FAMA protestam em frente à Eletrobras, em Brasília.

· Povos tradicionais lançam dossiê sobre crimes contra a água.

· Número de médicos no Brasil cresce mais de 600% em 5 décadas.

· Vacinação contra febre amarela será ampliada para todo país.
+ Mais Informações ››››››

Edital de chamamento público morada feliz

Governo Municipal de Três Palmeiras

“Gerando Oportunidade e Desenvolvimento”



Adriana Friedrich
Assessora de Imprensa
Prefeitura Municipal
+ Mais Informações ››››››

Programa Informativo da Prefeitura Municipal de Três Palmeiras de 21-03-2018

+ Mais Informações ››››››

Programa Passos na Fé de 21-03-2018


+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade Edição 1951 de 21-03-2018

+ Mais Informações ››››››

Pai e filho morrem em incêndio em casa na cidade de Santiago

Foto: Juliano Nascimento
Um incêndio por volta das 8 horas desta terça-feira, 20, em uma residência na Rua Conceição Jornada Fortes, no bairro Alto da Boa Vista em Santiago, causou a morte de Cláudio Antônio Cappa Belan, de 50 anos, e Tailor Ruan Dorneles Belan, de 17 anos. Pai e filho não resistiram as chamas e a inalação de fumaça. Eles estavam sozinhos em casa.

Segundo os Bombeiros, que controlaram o fogo, a suspeita é que o incêndio tenha iniciado em um fogão a lenha. A Brigada Militar isolou o local até a chegada da Polícia Civil que fez levantamento fotográfico a fim de apurar as circunstâncias do sinistro.

Os corpos de pai e filho foram encaminhados para exame de necropsia em São Gabriel, que vai apontar a causa das mortes. Somente após esse procedimento ocorrerão os atos fúnebres.

+ Mais Informações ››››››

Agência da Cresol de Sede Nova foi arrombada nesta madrugada

Por volta das 01h35min desta quarta-feira (21/03) a agência da Cresol de Sede Nova foi arrombada.

A Brigada Militar foi comunicada por um guarda noturno de que havia um assalto em andamento na agência bancária onde estariam quatro indivíduos encapuzados, armados e tripulando um veículo GM/BLAZER de cor branca com rodas pretas.

Ao chegar no local foram recebidos por disparos de arma longa por um indivíduo com touca ninja e colete balístico, sendo que os demais meliantes que se encontravam dentro do estabelecimento bancário saíram também disparando contra a guarnição houve troca de tiros e os bandidos conseguiram fugir, mesmo sendo acompanhado pela Brigada, porém logo conseguiram despistar os policiais.

Foi constatado que na agência foi quebrado um vidro lateral e dentro dela foi encontrado 02 estojos de calibre .32, 01 cartuchos calibre. 22 e percebeu-se que a intenção da quadrilha era retirar o cofre da agência.

O local foi isolado e posterior foi acionada a Volante da Polícia Civil, a Brigada Militar faz buscas na Região.

Fonte: Observador Regional
+ Mais Informações ››››››

Vacinação contra febre amarela será ampliada para todo país

Vacinação será estendida para o RS a partir de julho
O Ministério da Saúde ampliou, para todo o território nacional, a área de recomendação para vacinação contra febre amarela. O anúncio foi feito nesta terça-feira (20). Até agora, alguns estados da Região Nordeste e parte do Sul e Sudeste não faziam parte da área de recomendação. Além disso, dos 23 estados dos quais a vacina fazia parte da rotina, nove tinham áreas parciais de recomendação, ou seja, alguns municípios estavam fora da estratégia.

O ministro Ricardo Barros explicou que a estratégia de ampliação é uma medida preventiva e tem como objetivo antecipar a proteção contra a doença para toda a população para o caso de a área de circulação do vírus aumentar no próximo ciclo da doença.

A meta é vacinar 77,5 milhões de pessoas em todo o país até abril do ano que vem. Desse total, 40,9 milhões de pessoas nos estados do Rio de Janeiro, de São Paulo e da Bahia que estão entre os que tiveram maior número de casos confirmados nos últimos meses. O ministério estima que sejam usadas 8,1 milhões de doses padrão para serem divididas entre a população desses estados. A ampliação também tem como objetivo vacinar 11,3 milhões de pessoas nos estados do Sul e 25,3 milhões nos do Nordeste. Nesse caso, as vacinas serão aplicadas em dose integral.

A estratégia de vacinação será feita de forma gradativa. Os estados de São Paulo, do Rio de Janeiro e da Bahia serão os primeiros a estender a vacinação para todos os municípios.

Segundo a previsão do Ministério da Saúde, em julho deste ano, os estados do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul adotarão a vacina padrão em todos os municípios e deverão vacinar 11.3 milhões de pessoas. Em janeiro do ano que vem, a estratégia estende-se aos estados do Piauí, da Paraíba, de Pernambuco, do Ceará, de Alagoas, de Sergipe e do Rio Grande do Norte, que vão totalizar 25,3 milhões de pessoas. O Maranhão, que já fazia parte da área de recomendação da vacina, não entra nesse cálculo.

Fonte: Correio do Povo
+ Mais Informações ››››››

Número de médicos no Brasil cresce mais de 600% em 5 décadas

Em pouco menos de cinco décadas, o total de médicos no país aumentou 665%, enquanto a população brasileira cresceu, no mesmo período, 119%. Apesar do salto na quantidade de profissionais, a maioria deles permanece atuando em capitais e grandes centros urbanos, cenário que compromete o atendimento em municípios do interior do país.

Os dados fazem parte da pesquisa Demografia Médica 2018, feita pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo com o patrocínio do Conselho Federal de Medicina e do Conselho Regional de Medicina de São Paulo. O levantamento conta ainda com informações de bancos de dados da Associação Médica Brasileira e da Comissão Nacional de Residência Médica.

De acordo com o estudo, em janeiro deste ano, o Brasil registrou um total de 452.801 médicos – uma média de 2,18 profissionais para cada grupo de mil habitantes. O Sudeste é a região brasileira com maior densidade médica (2,81 profissionais para cada grupo de mil habitantes), contra 1,16 no Norte e 1,41 no Nordeste.

Dados do levantamento demonstram que somente o estado de São Paulo concentra 28% do total de médicos no país. O Distrito Federal, por sua vez, é a unidade federativa com a média mais alta (4,35), seguido pelo Rio de Janeiro (3,55). Já o Maranhão mantém a menor densidade demográfica (0,87), seguido pelo Pará (0,97).

Desigualdade marca distribuição geográfica
Apesar de a média nacional ter se fixado em 2,18 médicos para cada grupo de mil habitantes, a pesquisa mostra que esse mesmo indicador difere muito de uma região para outra. Apenas no Sudeste, onde moram 41% dos brasileiros, estão concentrados 54% dos médicos. Já o Norte, onde vive 8% da população brasileira, responde por 4% dos profissionais em atuação no Brasil.

De acordo com o relatório, as capitais brasileiras chegam a registrar até quatro vezes mais médicos que municípios do interior. Juntas, as 27 capitais do país reúnem 23% da população brasileira e 55% desses profissionais. A razão nas capitais é de 5,07 médicos para cada grupo de mil habitantes, contra um índice de apenas 1,28 identificado no interior do país.

Para o presidente da Associação Médica Brasileira, Lincoln Ferreira, o aumento do número de médicos e a má distribuição têm relação direta com o que a abertura de novas escolas e cursos de medicina e com o que ele chama de política de transbordamento. “A vida profissional de um médico é longa. Formar médicos custa muito, mas formar mal custa muito mais caro”, disse.

Já o presidente do Conselho Federal de Medicina, Carlos Vital, avaliou que uma boa distribuição de profissionais depende de estímulo, vontade política e investimento adequado. Ele voltou a cobrar, entre outras medidas, a implementação de uma carreira de Estado para médicos, além de formação adequada de profissionais. “Os desafios estão postos”, disse. “O cuidado de um ser humano vai muito além da técnica”, completou.

Mais mulheres e jovens
A pesquisa aponta que o crescimento no número de médicos vem acompanhado de uma mudança no perfil dos profissionais no que diz respeito à idade e ao gênero, com destaque para o que o relatório chama de feminização e juvenização da categoria.

Os dados mostram que a participação da mulher no contingente de médicos brasileiros é cada vez mais significativa. Atualmente, os homens ainda são maioria entre os profissionais, representando 54,4% do total, enquanto as mulheres somam 45,6%. O sexo feminino já predomina, por exemplo, entre médicos mais jovens, sendo 57,4% no grupo até 29 anos e 53,7% na faixa etária de 30 a 34 anos.

Outra constatação citada pelo levantamento é que a média de idade do conjunto de profissionais em atividade no Brasil tem caído ao longo dos anos. Atualmente, o índice é de 45,4 anos, resultado do aumento da entrada de novos médicos no mercado em razão da abertura de mais cursos de medicina. A média de idade entre os homens é de 47,6 anos e, entre as mulheres, de 42,8 anos.

Especialidades
Quatro especialidades médicas representam 38,4% de todos os médicos titulados no país. Clínica médica aparece em primeiro lugar, com 42.728 titulados ou 11,2% do total, seguida por pediatria, com 39.234 titulados e 10,3% do total; cirurgia geral, com 34.065 titulados e 8,9% do total; e ginecologia e obstetrícia, com 30.415 titulados e 8% do total.

Na sequência de especialidades com mais número de títulos estão anestesiologista (6%); medicina do trabalho (4,2%); ortopedia e traumatologia (4,1%); cardiologia (4,1%); oftalmologia (3,6%); e radiologia e disgnóstico por imagem (3,2%). Essas seis especialidades, somadas à quatro listadas anteriormente, representam 63,6% de todos os títulos.

Na outra ponta, oito especialidades têm menos de mil titulados cada, sendo genética médica a área com menor número: 305 especialistas e 0,1% do total. As demais são radioterapia; cirurgia da mão; medicina legal e perícia médica; medicina esportiva; medicina física e reabilitação; e medicina nuclear, todas com 0,2% do total de titulados; além de cirurgia torácica, com 0,3%.

Um total de 59 áreas de atuação reconhecidas no país e que são derivadas, relacionadas ou ligadas às especialidades em questão não fizeram parte do levantamento.

Agência Brasil
+ Mais Informações ››››››

Polícia Rodoviária Federal de Passo Fundo realiza apreensão de materiais contrabandeados do Paraguai

A PRF estava realizando abordagens na BR-285 quando observaram um Fusion prata, com placas de Porto Alegre, vindo da ERS 324. Quando o motorista do veículo observou as viaturas, demonstrou situação suspeita. Os policiais foram atrás do automóvel e fizeram a abordagem. Dentro do carro estavam um casal e uma criança da Região Metropolitana.

Nos para-choques traseiro e dianteiro, uma estrutura de fibra, parecendo uma especie de gaveta, guardava diversos equipamentos eletrônicos, como celulares, filmadoras, máquinas, carregadores, etc. Ao todo foram contabilizados 174 celulares, de diversas marcas. A contagem dos outros produtos ainda está sendo realizada.

O casal e a criança estão detidos na sede da Polícia Rodoviária Federal e, após a contagem, serão levados à delegacia da Polícia Federal.

+ Mais Informações ››››››

Se aprovado pelo Governo Federal, veículos fabricados a partir de 1988 pagarão IPVA no Rio Grande do Sul

O Plano de Recuperação Fiscal do Estado, aprovado pela Assembleia gaúcha e ainda em análise pelo governo Federal, prevê, dentre outras coisas, a cobrança de IPVA para veículos com mais de 20 anos e o fim do desconto para o motorista que não cometer infrações de trânsito. Hoje os veículos com 20 anos ou mais estão isentos do imposto.

Um dos deputados que alertou sobre este ponto, que vai impactar diretamente na economia da população mais pobre, foi o deputado Juliano Roso (PCdoB). O trabalhador que tiver o seu carro antigo, que não paga imposto, vai ter que começar a pagar e contribuir, claramente para aumentar arrecadação do Estado. 

Pela regra proposta pelo governo do Estado, pagarão IPVA veículos com até 30 anos, o que pega modelos fabricados de 1988 até o momento. Roso afirmou que seguirá com seu posicionamento contrário a essa medida, porém ainda não está certo que a União vai aceitar o plano proposto pelo governo Sartori e com isso a alteração na data para isenção de IPVA.

Para Roso, ao cortar o desconto do bom motorista no IPVA também se desestimula o trânsito seguro, pois o motorista que agora cuida para não cometer infrações, deixará essa prática de lado.

+ Mais Informações ››››››

1194 - 21 MARÇO, QUA - O QUE SIGNIFICAM AS PESSOAS PARA MIM I

+ Mais Informações ››››››

Nota de Falecimento 21-03-2018


INFORMA O SERVIÇO DE UTILIDADE PUBLICA DA RÁDIO COMUNITÁRIA LIBERDADE TRÊS PALMEIRAS
FALECIMENTO
A FUNERÁRIA SANTO ANTÔNIO JUNTAMENTE COM OS FAMILIARES DE HÉLIO HOHENSEE COMUNICAM COM PESAR O FALECIMENTO DO MESMO OCORRIDO ONTEM EM SUA RESIDÊNCIA NA LINHA NOVA.

SEU CORPO ESTÁ SENDO VELADO NA CAPELA MORTUÁRIA DE VILA PROGRESSO

ATOS FÚNEBRES SERÃO DIVULGADOS POSTERIORMENTE POR ESTA EMISSORA.

NOTICIAMOS COM PESAR O FALECIMENTO DE HÉLIO HOHENSEE ONTEM OCORRIDO.

SERVIÇOS FÚNEBRES ESTÃO A CARGO DA FUNERÁRIA SANTO ANTÔNIO DE TRÊS PALMEIRAS.

INFORMOU O SERVIÇO DE UTILIDADE PUBLICA DA RÁDIO COMUNITÁRIA LIBERDADE DE TRÊS PALMEIRAS.

+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!