quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Porto Alegre - Ponto de Cultura Liberdade de Expressão de Três Palmeiras participa de Curso de Gestão

Acontece entre os dias 13 e 15 de Fevereiro na Casa de Cultura Mario Quintana no Centro Histórico de Porto Alegre o Curso de Gestão Cultural, atividade promovida pela Secretária de Estado de Cultura do RS, e apresentado pelo Pontão de Cultura COMUNA S.A. de Belo Horizonte.
Participam do evento representando o Ponto de Cultura Liberdade de Expressão de Três Palmeiras, o Diretor Presidente da ACCLTP Eloidemar e Assessora Administrativa da ACCLTP Claudinara.





+ Mais Informações ››››››

Condenado homem que pagou R$ 200 para adolescente assumir homicídio

Em sessão do Tribunal do Júri de Rosário do Sul ocorrida nesta terça-feira (11), foi condenado a dez anos de reclusão em regime fechado, o réu Marco Aurélio de Oliveira da Silva, conhecido por "Marquinhos". Ele matou com um tiro um segurança do Clube Caixeiral no feriadão de Páscoa de 2013, após ser expulso do local por causar tumulto durante a festa. Conforme o Promotor de Justiça José Eduardo Gonçalves, que representou o MP em Plenário, Marquinhos prometeu ao segurança que voltaria para matá-lo. Quando retornou ao Clube, armado, encontrou a vítima retirando Diones Antunes da Silva do evento, por ter esfaqueado um rapaz em uma briga. O réu, então, atirou contra o segurança, que morreu no local.

Nove dias antes, Marquinhos tinha sido condenado a seis anos de prisão por outro homicídio, mas teve o direito de recorrer em liberdade. Ele ainda estava em liberdade condicional por roubo. Para evitar novo processo, o réu pagou R$ 200 para um adolescente assumir a culpa do homicídio no Clube Caixeiral, mas a mãe do jovem o convenceu a voltar atrás. Um segurança colega da vítima foi testemunha chave para a condenação de Marquinhos.

O Júri também condenou a quatro anos, cinco meses e 10 dias em regime semiaberto Diones Antunes da Silva pela tentativa de homicídio. Ele poderá recorrer em liberdade.

O Promotor de Justiça enfatizou a presença da população na Sessão para o fortalecimento da Justiça.
"A sociedade estava muito preocupada, em especial porque ele tem uma ficha criminal vastíssima, matou e roubou, e agora a situação estancou, porque o réu não poderá apelar em liberdade", reforçou.

Fonte: MP RS
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Sarandi - Morre homem baleado na boate "Tábua Suja"

Na manhã dessa terça-feira (11) morreu Odair da Silva Reis que não resistiu aos graves ferimentos que sofreu no dia 30 de janeiro. Odair levou um tiro no abdômen na boate popularmenteconhecida como "Tábua Suja".
Foto:Rogério Machado
Fonte:Norte RS
Postado por:Elisete Bohrer
 
+ Mais Informações ››››››

Informalidade no emprego de jovens cai no Brasil

De acordo OIT, 41,6% dos brasileiros de 15 a 24 anos trabalhavam em condições de informalidade

O total de jovens ocupados em trabalhos informais diminuiu de 2007 para 2011 no Brasil, informou o estudo "Trabalho decente e juventude: políticas para a ação", divulgado nesta quinta-feira pela Organização Mundial do Trabalho (OIT). De acordo com o levantamento, em 2007, 52,6% dos jovens brasileiros ocupados entre 15 e 24 anos trabalhavam em condições de informalidade, ante 41,6% em 2011, o que representa uma queda de 11 pontos porcentuais no período.

Segundo o estudo, diversos fatores econômicos e sociais, além de intervenções políticas, ajudam a explicar o aumento da formalidade. Entre eles, estão a maior retenção de jovens no sistema de ensino do País, o que reduz o total de ocupados expostos a condições precárias no mercado de trabalho.

Além disso, o documento cita medidas como a simplificação do registro e a diminuição de impostos para pequenas e médias empresas, bem como uma maior conscientização sobre a importância da formalização jurídica, beneficiando em especial os trabalhadores domésticos.

Na América Latina e Caribe, dos 48,3 milhões de jovens ocupados no mercado de trabalho entre 15 e 24 anos, mais da metade, ou 55,6%, atuaram em empregos informais em 2011. Em 2007, o porcentual era de 60,6%, ou seja, houve uma queda de 5 pontos porcentuais no período.

Segundo a entidade, apesar do cenário favorável de desenvolvimento econômico da região nos últimos anos, este movimento não foi suficiente para melhorar significativamente a situação dos jovens no mercado de trabalho. "É evidente que crescimento não basta", disse a diretora regional da OIT para a América Latina e Caribe, Elizabeth Tinoco, em comunicado à imprensa.

"Estamos diante de um desafio político que demanda uma demonstração de vontade na aplicação de políticas inovadoras e de efetividade para enfrentar os problemas da precariedade laboral." Na América Latina e Caribe, existem cerca de 108 milhões de jovens, dos quais cerca de 56 milhões fazem parte da força de trabalho, ou seja, que têm um emprego ou estão buscando uma ocupação.

Fonte: AE
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Pessoas disciplinadas tendem a ter melhor controle financeiro, diz pesquisa

O grau de disciplina e comprometimento com atividades simples do dia a dia pode dizer muito sobre a relação das pessoas com o próprio dinheiro. De acordo com a pesquisa sobre
Educação Financeira no Brasil, divulgada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), pessoas indisciplinadas, com hábitos “como o de estudar na véspera de provas, chegar atrasado em compromissos ou ser relapso no trabalho”, têm menos controle financeiro.

A pesquisa estabeleceu três perfis distintos de consumidores. Cerca de 24% dos entrevistados  foram considerados organizados. São as pessoas que estudam ou estudavam diariamente, planejam todas as tarefas diárias, sempre chegam no horário estabelecido e seguem suas metas. No segundo perfil (62%) estão as que tentam ser organizadas, ou seja, estudam ou estudavam ocasionalmente, procuram se planejar, às vezes se atrasam e estabelecem metas, mas perdem a motivação com o passar do tempo.
Por último, estão os desorganizados (14%), que estudam ou estudavam somente na véspera da prova ou não estudam ou estudavam hora alguma, se atrasam muitas vezes, às vezes estabelecem metas, mas raramente conseguem atingi-las e, ainda, não costumam se planejar nunca.

De acordo com a pesquisa, o percentual de entrevistados desorganizados que já entrou alguma vez no cheque especial é mais do que o dobro em relação à parcela de consumidores organizados. Para o SPC, isso mostra que, ao contrário do que diz o senso comum, as causas do descontrole financeiro não estão relacionadas à classe social ou ao grau de escolaridade do consumidor, mas ao comportamento de cada um.

O estudo indica ainda que foram detectadas diferenças comportamentais nos três perfis quanto à gestão das despesas de casa. Cerca de 64% dos organizados dizem que pagam todas as contas ao final do mês e que ainda conseguem poupar parte do salário. Entre os que tentam ser organizados, 45% dizem que conseguem quitar as dívidas. Entre os desorganizados, o percentual chega a 39%, segundo o SPC.

As situações de emergência, como perda de emprego ou problema de saúde, são enfrentadas de melhor forma entre os que se mostraram organizados. Metade dos entrevistados desse perfil teriam como recorrer à poupança ou a outro tipo de aplicação para sair do sufoco. O percentual entre os que tentam ser organizados e recorrem a esse tipo de reserva é de 41% e cai para 36% entre os desorganizados.

A pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 24 de dezembro de 2013 e entrevistou 656 consumidores de todas as classes econômicas, das 27 capitais brasileiras. Foram consideradas apenas as pessoas com mais de 18 anos e que têm renda própria (excluindo analfabetos). A margem de erro do estudo é 3,8 pontos percentuais para um intervalo de confiança de 95%.

Fonte:Agência Brasil
Postado por:Elisete Bohrer 
+ Mais Informações ››››››

Passo Fundo- Más condições de trevo preocupam motoristas

Conforme Dnit, empresa já foi contratada e obra no cruzamento entre a BR285 e RS 324 será iniciada quando for concluída a devolução da concessão do Daer ao Ministério dos Transportes 

Há tempos, motoristas vem reclamando das más condições do cruzamento entre a BR 285 e a RS324, que dá acesso à Passo Fundo, Carazinho e Pontão. Desníveis, buracos e vegetação alta oferecem risco a quem utiliza as vias e passa pelo viaduto. Conforme o Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit), uma vistoria já foi feita e os problemas identificados. “Já temos empresas contratadas para executar as obras.

Porém, a ordem de serviço ainda não foi dada, pois a rodovia (BR 285) está concedida para o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), que precisa devolver a concessão ao Ministério dos Transportes”, explica o engenheiro do Dnit, Luiz Augusto Bassani. O Daer retomou recentemente a concessão que antes era da Coviplan, que mantinha as praças de pedágio
O Daer informou que já encaminhou a documentação e aguarda a publicação no Diário Oficial pela União. Bassani confirma que o órgão já entregou os levantamentos exigidos no contrato e agora os dados estão em análise no MT. “A expectativa é de que saia em um período breve a aceitação oficial. Isso autoriza o Dnit a iniciar as obras de manutenção de Panambi até o trevo para Lagoa Vermelha. Assim como o trecho que vai de Sarandi a Soledade. Duas empresas já foram contratadas e já estão estabelecidas em Carazinho aguardando as ordens de serviço”, completa o engenheiro.

O trecho tem grande fluxo de veículos, especialmente caminhões pesados. Conforme o Engenheiro do Dnit, Adalberto Jurach, a princípio, depois da ordem de serviço, serão realizados serviços de manutenção, tanto no cruzamento entre a BR 285 e a RS 324, assim como no restante dos trechos. 
Esse serviço envolve pavimentação, drenagem, roçagem, manutenção dos meio fios, dentre outras reparações. “Essa não é uma situação nova. Há pelo menos 15 anos, quando foi iniciada a cobrança de pedágios, há uma discussão sobre a incumbência da manutenção”, acrescenta o engenheiro.

Com relação a necessidade de duplicação do trecho de 11 quilômetros entre a Avenida Brasil e a RS 324, Jurach explica que o processo está encaminhado no Dnit, buscando a contratação de projetos.

Fotos:SIRLEI PAZINATO / DM
Fonte:Redação Passo Fundo / DM
Postado por:Ellisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Pesquisa aponta fatores para que uma criança se torne um adulto magro ou acima do peso

Comportamentos podem indicar caminhos para manter um IMC saudável na vida adulta

Um novo estudo publicado na revista PLOS One pediu a 532 adultos de diversos países que falam inglês para formar uma "fonte coletiva" de fatores determinantes para que uma criança se torne um adulto acima do peso ou magro. Além da sugestão, cada participante enviou seu próprio peso e altura (para determinar o Índice de Massa Muscular - IMC) e respondeu a questões levantadas por outros voluntários sobre o comportamento deles na infância. Veja o que os partipantes relataram ter em comum:

Ingredientes frescos

As famílias dos participantes com IMC baixo preparavam refeições usando ingredientes frescos e conversavam com eles, já na infância, sobre nutrição

Atividades físicas ao ar livre

Praticar atividades físicias regularmente ao ar livre é outra atitude apontada pelos pais de adultos magros. Eles também dormiam bem durante a semana e tinham muitos amigos

Comida como recompensa ou punição

Adultos com IMC mais alto contam ter tido péssimos exemplos na infância: além de pais e/ou avós obesos, a comida em casa era usada como recompensa ou punição e, muitas vezes, a ingestão era restrita

Pouca água

Adultos mais gordos relataram ter bebido mais sucos ou refrigerantes que água quando eram crianças

Bullying

Outra lembrança do grupo de adultos com IMC alto é o bullying feito por seus pares
Segundo os pesquisadores, as tendências apontadas pelos participantes fornecem caminhos sobre quais comportamentos devem ser incentivados para ajudar as crianças a manter um IMC saudável na vida adulta.

Fonte:BEM-ESTAR
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

PF investiga participação de gerente dos Correios em assaltos na empresa

A Polícia Federal (PF) prendeu na noite dessa quarta-feira o gerente de uma agência dos Correios suspeito de envolvimento em assaltos a unidades da empresa. A PF investiga a participação do servidor, de sua esposa e de sua irmã em roubos que ocorreram nas cidades de Araricá, Alto Feliz e Linha Nova. Há informações de que outros familiares do grupo tenham colaborado com os crimes.

O primeiro roubo ocorreu no final de 2012, em Araricá, no Vale dos Sinos. O gerente teria levado o dinheiro do cofre e simulado um falso assalto e comunicado para a polícia. A partir daí, houve a participação da esposa e da irmã do servidor, que se disfarçavam utilizando perucas para efetuar os roubos. A primeira ação das mulheres foi na própria agência do município, com a suposta “rendição” para o cometimento do crime. Desde então, o grupo praticou assaltos e tentativas em Alto Feliz, novamente na agência de Araricá, e em Linha Nova.

Na tarde dessa quarta-feira, em mais uma tentativa no município de Alto Feliz, as mulheres foram reconhecidas pelos funcionários da agência dos Correios que acionaram a Brigada Militar. A dupla foi abordada durante a fuga e conduzida para a Polícia Federal. Em depoimento, elas confirmaram a participação do gerente como “mentor” dos crimes. A partir daí, foi autorizada a busca na residência do servidor dos Correios, em Campo Bom, onde foi localizado um revólver.

O trio foi preso em flagrante por tentativa de assalto, posse ilegal de arma de fogo e associação criminosa. No decorrer da investigação, poderão ainda responder por peculato, roubo e falsa comunicação de crime. O servidor, de 33 anos, trabalhava há dez nos Correios. Foram apreendidos dois revólveres, um calibre 38 com numeração raspada e um calibre 32, roupas e perucas utilizadas nos assaltos.
Fonte: Correio do Povo
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Três Palmeiras – Acontece hoje a Assembleia de núcleo da Sicredi Região da Produção de Três Palmeiras

Acontece hoje às 19:30, no CTG Coxilha das Palmeiras,a Assembleia de núcleo da Sicredi Região da Produção de Três Palmeiras  para os associados  e não associados da Sicredi, em entrevista  concedida hoje pela parte da  manhã no programa Estação da Manhã o gerente da Sicredi  de Três  Palmeiras Rudiberd Telfo Schmitz ,falou sobre esta assembleia confira em áudio a entrevista completa :



Texto,edição e postagem:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

JORNAL DA LIBERDADE EDIÇÃO DO DIA 13-02-14


Postado Por: Alcione Gondorek

+ Mais Informações ››››››

Empresas de energia recebem multas de R$ 154 milhões

Nos últimos 10 anos as concessionárias de energia elétrica (CEEE, RGE e AES Sul) foram multadas em R$ 154,7 milhões pela Agência Estadual de Serviços Públicos Delegados (Agergs). O motivo foi a má prestação de serviços, incluindo cortes de energia, erros de cobrança e não atendimento de clientes. Desse valor, R$ 80 milhões foram pagos e a diferença é questionada por meio de recurso contra a punição, informa o conselheiro presidente da Agência, Carlos Martins. Em 2013 as empresas foram obrigadas a compensar R$ 19 milhões das contas de energia de consumidores devido ao não fornecimento do serviço. Mesmo com os problemas pontuais causados por chuvas fortes, as interrupções da energia acontecem normalmente durante o verão.

No começo de 2014 duas empresas sofreram processos de fiscalização abertos pela Agergs: CEEE e AES Sul. Na primeira semana de janeiro a Agência reuniu as grandes concessionárias para apresentar seus planos de investimento e o planejamento para atender ao aumento natural do consumo de energia no verão. “Já na semana seguinte começamos a constatar que elas não se prepararam para gerenciar a sobrecarga típica da época”, observa Martins.

Os processos de fiscalização, conforme o presidente da Agergs, “certamente vão resultar em multas às duas empresas”. O valor oscila de 0,25% até 2% do faturamento da concessionária. Na avaliação da Agência a situação é crítica em fevereiro, no atendimento da população, em áreas como a parte Sul de Porto Alegre e em municípios como Cachoeira do Sul, Canguçu, Cristal, Santa Vitória do Palmar, Jaguarão, São Sepé, Guaporé e parte da zona rural de Caxias do Sul e de Dom Feliciano.



Fonte:Heron Vidal / Correio do Povo
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Comissão do Senado aprova ganho real para aposentadorias acima do salário mínimo

A Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou nesta quarta-feira (12) o substitutivo do senador Paulo Paim (PT-RS) ao Projeto de Lei (PLS) 159/2013 mantendo pelo menos até 2021 a atual política de reajuste do salário mínimo. A mesma proposta também garante ganho real aos aposentados que recebem acima desse piso, hoje com benefícios corrigidos apenas pela inflação.

Pela fórmula proposta por Paim no substitutivo, as aposentadorias passariam a ser corrigidas pela média do crescimento da massa salarial, segundo ele um valor próximo à variação do Produto Interno Bruto (PIB) do ano anterior. O projeto original é do senador Mario Couto (PSDB-PA).

Ante o impacto da medida sobre as contas da Previdência, a votação da proposta chegou a ser adiada uma vez e a expectativa hoje era de que a liderança do governo pedisse novo adiamento, até que haja uma manifestação dos ministérios da Fazenda, do Planejamento e da Previdência Social sobre custo do projeto nas contas públicas, o que não ocorreu.

“Não fui procurado para qualquer outro tipo de mediação, e por isso entendo que [o projeto] pode ser votado com tranquilidade”, disse Paim, antes da aprovação.

O projeto original fixava o valor do salário mínimo nacional em R$ 1,4 mil a partir de 1º de janeiro de 2014, além de estender a mesma política aos aposentados que ganham acima do piso. No relatório, Paim considerou que um aumento repentino de quase 80% para o salário mínimo poderia causar sérios distúrbios ao sistema econômico.


O texto seguirá agora para exame terminativo na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Fonte:Karine Melo- Repórter da Agência Brasil
Postado por:Elisete Bohrer

+ Mais Informações ››››››

Dia Mundial da Rádio

O Dia Mundial da Rádio celebra-se anualmente a 13 de Fevereiro.



A data foi escolhida pois foi neste dia que a United Nations Radio emitiu pela primeira vez, em 1946, um programa em simultâneo para um grupo de seis países.

A data foi declarada em 2011 pela UNESCO e o primeiro Dia Mundial da Rádio foi celebrado em 2012.
A rádio continua a ser o meio de comunicação social que atinge as maiores audiências, continuando a adaptar-se às novas tecnologias e a novos equipamentos. É um meio bastante útil para a população, seja como ferramenta de apoio ao debate e comunicação, na promoção cultural ou em casos de emergência social. Para os profissionais de comunicação social é uma plataforma para divulgarem factos e histórias.

A rádio acompanhou os principais acontecimentos históricos mundiais e hoje continua a ser um meio de comunicação fundamental. Este meio de comunicação social adaptou-se à era digital e continua a ser um meio fiável para a população, que recebe a informação na hora, sendo uma das características mais positivas da rádio.

Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Lei Maria da Penha pode ser aplicada em ação civil, segundo STJ

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que as medidas protetivas, definidas pela Lei Maria de Penha, podem ser aplicadas em processo cíveis, sem necessidade de inquérito policial. De acordo com o novo entendimento do tribunal, os juízes poderão conceder medidas urgentes para preservar vítimas de violência doméstica, como proibição de ter contato com a vítima. Antes da decisão, as medidas eram válidas apenas em processos criminais.

O pedido de proteção foi ajuizado por uma mulher que passou a sofrer violência doméstica, praticada por um de seus seis filhos. Após começar a dividir os bens da família entre os filhos, um deles passou a maltratar a mãe, com ofensas e ameaças de morte. Após as ameaças, a mulher recorreu ao Judiciário para impedir que o filho se aproximasse dela e da família,  e que ele não mantivesse contato por qualquer meio de comunicação. O pedido foi atendido pela Justiça, mas o filho recorreu ao STJ para derrubar a decisão.
Na decisão, o ministro Luiz Felipe Salomão, relator do processo, entendeu que as medidas de proteção definidas na Lei Maria da Penha podem ser aplicadas para garantir a segurança das vítimas, mesmo sem a existência de processo criminal contra o agressor. O voto de Salomão foi seguido por unanimidade pelos magistrados da Terceira Turma.

“O intento de prevenção da violência doméstica contra a mulher pode ser perseguido com medidas judiciais de natureza não criminal, mesmo porque a resposta penal estatal só é desencadeada depois que, concretamente, o ilícito penal é cometido, muitas vezes com consequências irreversíveis, como no caso de homicídio ou de lesões corporais graves ou gravíssimas”, afirmou o ministro.


  Fonte:  André Richter - Repórter da Agência Brasil 
 Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Bom Progresso - Homem é morto a machadadas

Na madrugada de domingo (9) um homem foi encontrado morto na localidade de Madeirão, em Bom progresso,
região celeiro, Rio Grande do Sul.
Segundo informações, Derli Fogaça, de 67 anos, morava sozinho e foi assassinado com golpes de machado na
cabeça e por facadas pelo corpo.
Indícios apontam que a vítima foi morta no pátio de sua residência sendo depois arrastado para dentro de casa,
onde foi encontrado um dia depois. O neto de Fogaça teria ido até a casa do mesmo na manhã de domingo, mas
ao encontrar a casa fechada e o rádio ligado, retornou.
Por volta das 21 horas de domingo o filho da vítima teria encontrado o corpo e comunicado a BM do município. A
Suspeitas que Derli foi morto ainda na noite de sábado.
Na manhã da segunda-feira (10) os peritos criminalistas de Santo Ângelo compareceram ao local, realizando a
perícia geral. O corpo da vítima foi encaminhada ao Instituto Médico Legal (IML) de Três Passos, e foi liberado às
15 horas do mesmo dia para o sepultamento.
Foi constatado que um porco e alguns pertences foram roubados, o que indica para latrocínio (roubo seguido de
morte). A Polícia Civil de Três Passos que investiga o caso prendeu dois suspeitos, sendo que os policiais
encontraram a cabeça do porco e uma faca na casa dos criminosos. Os presos foram encaminhados para o
Presídio Estadual do município e novas prisões deveram acontecer no decorrer da semana.

Fonte: NorteRS
Postado por:Elisete Bohrer

+ Mais Informações ››››››

Preso mais um dos foragidos da Operação Mercado Público

Na madrugada do ultimo dia 04 (terça feira),policiais Civis e Militares com apoio do POE,
deflagaram em Frederico Westphalen a operação “Mercado Público” contra o tráfico de drogas. Na ocasião foram presos 5 mulheres e 14 homens. Segundo o Delegado de Polícia Titular, Dinarte Marshall Júnior, na data de ontem, apresentou-se mais um dos foragidos da operação mercado publico.
P.R.B., 38 anos, possuía mandado de prisão preventiva, expedida pela 3a Vara Judicial de FW, já se encontra recolhido ao presídio do município.
PRB responderá pelo crime de tráfico de drogas.

Fonte:Rádio Comunitária FW
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Mega-Sena acumula e poderá pagar R$ 62 milhões

Quina foi marcada por 230 ganhadores que devem sacar mais de R$ 23 mil

Terminou sem acertadores na faixa principal o concurso 1.573 da Mega-Sena, realizado pela Caixa Econômica Federal (CEF) na noite desta quarta-feira em Osasco, no interior paulista. A previsão é de que o prêmio acumulado para o sorteio de sábado chegue a R$ 62 milhões.

As dezenas sorteadas foram 07 - 16 - 21 - 35 - 36 - 38.


A Quina teve 230 acertadores e cada um têm direito de receber R$ 23.076,78. Já a Quadra, com 19.015 ganhadores, paga R$ 398,75 a cada vencedor.
+ Mais Informações ››››››

Após onda de calor, quinta-feira terá marcas mais amenas no RS

Temporais serão menos frequentes, com chance de vendaval e granizo no Norte

O tempo instável predomina nesta quinta-feira no Rio Grande do Sul, com a atuação de uma frente fria – que pôs fim à onda de calor no Estado. Chove no decorrer do dia na maioria das regiões e há risco de intensas precipitações localizadas com alagamentos, especialmente entre o Centro e o Norte do Estado. A ameaça de temporais de vento e granizo, contudo, cai bastante e se limita ao Norte gaúcho.

Podem ocorrer intervalos de melhora, sobretudo em pontos do Oeste e do Sul. A temperatura estará amena após a sufocante onda de calor e o vento sopra do quadrante Sul, inclusive com rajadas fortes no Sul do Estado.

As mínimas são mais amenas que nas últimas semanas, com 15°C em São José dos Ausentes e Vacaria. As máximas, por sua vez, dificilmente chegam nos 30°C, com 27°C previstos para Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 20°C e 25°C.

O calor excessivo, por sua vez, terminou com a chegada de uma grande frente de temporal. O ar frio que começou a ingressar, nesta quarta-feira, no Rio Grande do Sul, trouxe temporais fortes em várias cidades. Até o começo da noite, os estragos mais graves se davam nos vales do Taquari e do Sinos.

Na área de Lajeado os problemas vieram com vento destrutivo e a chuva. Houve danos em Santa Clara do Sul. No Sinos, chuva extrema no fim da tarde e começo da noite. Campo Bom teve 80 mm em apenas duas horas, dois terços da média de todo o mês, e havia relatos de 120 mm em só uma hora em Ivoti.

O risco de chuva localmente forte a intensa segue nesta quinta, sobretudo do Centro para o Norte gaúcho. A temperatura fica agradável nos próximos dias e renova-se o alerta de risco de forte ressaca do mar na orla.
Fonte: Metsul
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/