quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Jornal Comunitário - Rio Grande do Sul - Edição 1414, do dia 25 de Janeiro de 2018

Edição 1414, do dia 25 de Janeiro de 2017
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR:
OPÇÃO 01 IVOOX
OPÇÃO 02 DRIVE

Um Jornal Comunitário de edição colaborativa, produzido pelas emissoras de Rádios Comunitárias do Estado do Rio Grande do Sul, seja você um correspondente da sua região, entre em contato pelos telefones Whatsapp 54 9611 0186 ou 54 3367 1351.

OUÇA NA EDIÇÃO DE HOJE:

· Violência nas escolas do Rio Grande do Sul passará a ser monitorada diariamente.

· Mapa autoriza redução da dose da vacina contra aftosa.

· Caso da cobra em Ipiranga do Sul, investigações serão concluídas nos próximos dias.

· Começou pagamento do Pis/Pasep nas agências para idosos que não possuem contas nos bancos.

· Corredores se unem ao MPT no combate ao trabalho infantil.

· Transplante de Medula Óssea em crianças pode curar doenças não malignas, além do câncer.
+ Mais Informações ››››››

Programa Informativo da Prefeitura Municipal de Três Palmeiras de 24-01-2018

+ Mais Informações ››››››

Programa Passos na Fé de 24-01-2018


+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade Edição 1912 de 24-01-2018

+ Mais Informações ››››››

24 DE JANEIRO, QUA - SOMOS SERES INTELIGENTES

+ Mais Informações ››››››

Aneel sugere reajuste de 25,34% em contas da RGE Sul a partir de abril

Processo fica aberto em audiência pública entre os dias 24 de janeiro e 10 de março

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) propôs um reajuste médio de 25,34% em tarifas da RGE Sul (ex-AES Sul). Para consumidores conectados em alta tensão, o aumento sugerido é de de 28,25%, e para a baixa tensão, de 23,73%.

A proposta de reajuste corresponde ao quarto ciclo de revisão tarifária da companhia, processo que é feito de quatro em quatro anos, com o objetivo de manter o equilíbrio econômico-financeiro da concessão.

O processo fica aberto em audiência pública entre os dias 24 de janeiro e 10 de março, com sessão presencial em 8 de março, em São Leopoldo. Se aprovadas, as tarifas entrarão em vigor a partir de 19 de abril.

A empresa atende a 1,3 milhão de unidades consumidoras em 118 municípios do Rio Grande do Sul.

Fonte: AuOnline
+ Mais Informações ››››››

Mapa autoriza redução da dose da vacina contra aftosa

A Instrução Normativa nº 11 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (22) autorizou a redução da dose da vacina contra a aftosa de 5 mililitros para 2 mililitros. Um dos principais objetivos na mudança da vacina será a injeção de menor volume de óleo mineral, com consequente redução de reações locais.

Alguns países, como Argentina, Uruguai e Bolívia já adotam essa prática, com resultados satisfatórios, tanto em relação à diminuição às reações, quanto na preservação da potência da vacina. Em que pesem essas experiências, a adequação dos métodos de controle de potência e de tolerância que serão submetidas cada partida de vacina produzida, garantirão a eficácia e a segurança do produto.

O componente oleoso, que tem a finalidade de promover imunidade mais longa, é também um dos principais responsáveis pela indução de reações do tipo alérgica no local da aplicação.

Considerando a não ocorrência de focos da doença no país, desde 2005, e a tendência de suspensão gradativa da vacinação, a área técnica do Mapa concluiu não haver necessidade de utilização de vacinas que induzam resposta rápida, mas que assegurem a manutenção de resposta longa. Dessa forma, também foi alterada a avaliação da potência de cada partida de vacina de 28 para 56 dias pós-vacinação, para as vacinas já registradas, e a implantação da avaliação aos 168 dias pós-vacinação, além da avaliação aos 56 dias, para vacinas em processo de registro ou de alteração pós registro.

A atualização do teste de estabilidade da emulsão visa melhor avaliar a qualidade da produção da vacina no que refere à consistência do processo de emulsificação para garantir a emulsão água em óleo. Isso, em razão da alteração do volume do conteúdo da vacina nos frascos, gerada pela redução da dose e da mudança na densidade da fase aquosa, em razão da alteração na proporção da massa antigênica dos antígenos “O” e “A”, ocorrida após a recente retirada do vírus “C” da composição da vacina.

O teste de tolerância é realizado por meio da vacinação de um grupo de animais e posterior observação no local da aplicação, de eventual ocorrência de nódulos, os quais devem ser mensurados. A metodologia atual prevê a vacinação pela via intramuscular profunda que, por essa razão não possibilita uma visualização adequada de nódulos, nem permite mensuração de forma adequada. A mudança para a via subcutânea permitirá avaliação mais eficiente.

Fonte: In Foco RS
+ Mais Informações ››››››

Carro roubado em Ronda Alta é recuperado e foragido do presídio de Sarandi é recapturado

O veículo que ambos usavam estava em situação de furto
A Brigada Militar de Quatro irmãos abordou dois indivíduos no interior, entre Quatro irmãos e Jacutinga, nesta terça-feira (23).

Durante a revista foi encontrado munição de calibre 36 com um dos indivíduos, na consulta ao sistema foi verificado que o outro indivíduo estava em situação de foragido. Havia fugido do presídio de Sarandi na quinta-feira (18).

O veículo que ambos usavam, estava em situação de furto/roubo, ocorrido na cidade de Ronda Alta, na noite de segunda-feira (22). Ambos foram apresentados na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento. Apenas o foragido foi preso e encaminhado para o Presídio Estadual de Erechim.

Fonte: AuOnline
+ Mais Informações ››››››

Inmet emite novo alerta para risco de granizo, chuva e ventos intensos

Pode haver corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos na quarta-feira (24) em todo o Estado, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de tempestade que contempla todo o território do Rio Grande do Sul, boa parte de Santa Catarina e a faixa litorânea do Paraná para quarta-feira (24). O alerta é classificado em um grau de "perigo" pelo instituto. A Defesa Civil também emitiu um alerta de chuvas intensas, rajadas de ventos fortes e eventual granizo, além de alagamentos, no Estado — excluindo, na comparação com a lista do Inmet, apenas a região Sul do perigo.

O aviso do Inmet é válido entre a meia-noite e as 22h — durante todo esse período, pode haver chuva forte, ventos intensos (de até 100 km/h) e mesmo queda de granizo nas regiões afetadas. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. 

O Inmet instrui que, caso de rajadas de vento, não se deve buscar abrigo debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, nem estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. A orientação, nos municípios mais afetados, é que se desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Fonte: AuOnline
+ Mais Informações ››››››

Caso da cobra em Ipiranga do Sul: investigações serão concluídas nos próximos dias

O Delegado afirmou que não existem sinais do ataque da cobra no corpo do menino
Deverá ser concluído nos próximos dias o inquérito policial referente a morte do garoto Guilherme da Silva Andrade, de 12 anos, ocorrida no último dia do ano passado em Ipiranga do Sul.

Naquela ocasião, o menino passo-fundense morreu ao salvar o irmão de 15 anos que havia caído no Rio Teixeira e não sabia nadar. Os familiares afirmam que a criança foi atacada por uma cobra de aproximadamente 8 metros e depois afundou, não sendo mais visto. O cadáver foi localizado no dia seguinte.

Devido a versão dos familiares sobre a cobra, o caso gerou uma repercussão à nível Nacional. Equipes do Batalhão Ambiental da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros foram mobilizados por vários dias com o objetivo de capturar o animal, porém nenhum vestígio foi encontrado.

As investigações são realizadas pelos agentes da Polícia Civil do município de Sertão, sob coordenação do Delegado Regional Adroaldo Schenkel.

O Delegado informou que todos os envolvidos já foram ouvidos, sendo que ainda há dúvidas sobre a existência da cobra.

Segundo ele, ficou claro que não existem sinais de ataque do animal no corpo do menino. A causa da morte foi apenas o afogamento.

Shenkel também afirmou que o caso é investigado como morte acidental, descartada a possibilidade de ser tratado como crime.

Os policiais aguardam o último laudo de plâncton no pulmão para reforçar o afogamento, já declarado pelo Médico Legista do Instituto Geral de Perícias.

+ Mais Informações ››››››

DEFREC desvenda mais um golpe do seguro em Passo Fundo

Os agentes da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas – DEFREC, coordenados pelo Delegado Diogo Ferreira, concluíram as investigações sobre o furto de uma caminhonete e descobriram que tratava-se de mais um golpe para obter o valor do seguro em Passo Fundo.

O fato aconteceu no dia 04 de janeiro deste ano, quando os policiais receberam denúncia sobre uma caminhonete Ford F-250 que estava escondida na pedreira do Bairro São Luiz Gonzaga. As equipes compareceram ao local e constataram a veracidade, encontrando o veículo no interior de um contêiner.

Através da numeração do chassi foi verificado que a caminhonete havia sido furtada na garagem da residência da vítima.

Os policiais realizaram diligências e descobriram que o furto tratava-se de um golpe praticado pelo proprietário e mais três amigos. O acusado iria pagar 1 mil reais para os comparsas darem o sumiço no veículo.

O Delegado Diogo Ferreira afirmou que irá indiciar o proprietário da caminhonete por falsa comunicação de crime e estelionato. Ele foi identificado como o jovem Fábio Franciosi Sena, de 20 anos.

A identificação dos comparsas ainda não foi divulgada, devido o andamento de outras diligências para desvendar a possível participação dos investigados.

O inquérito policial será encerrado e encaminhado ao Poder Judiciário.



Fonte: Rádio Uirapuru
+ Mais Informações ››››››

Acidente foi registrado na ERS 404, entre Ronda Alta e Rondinha

Foto: Rogério Machado Blog
Por volta das 16h desta terça-feira (23) mais um acidente foi registrado na ERS 404, entre Ronda Alta e Rondinha.

Desta vez, um Ford Cargo 2422 acabou saindo da pista. O caminhão ficou bastante destruído, sendo que, grande parte da carga foi espalhada junto as margens.

SAMU 192 de Ronda Alta prestou atendimento, encaminhando o condutor de iniciais R.L.P. ao hospital ATRA, de Ronda Alta. Ainda não foram apuradas as causas do acidente.

Informações: Welliton Fortes/Rádio Navegantes
+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!