terça-feira, 19 de julho de 2016

Centro de Eventos reunião sobre a Nota Fiscal Eletronica Rural

Nesta terça-feira as 19:00 aconteceu no Centro de Eventos de Três Palmeiras, importante reunião de esclarecimento sobre a Nota Fiscal Eletrônica Rural.
+ Mais Informações ››››››

CESURG participa do Caldeirão da Juventude em Ronda Alta

No último sábado, dia 16/07, aconteceu em Ronda Alta o Caldeirão da Juventude, que foi organizado pela Juventude de Ronda Alta, Vibe Produções e Eventos e pelo Centro de Ensino Superior Riograndense - CESURG, contando com a presença de mais de 300 jovens de vários municípios da região.
Estiveram participando como debatedores do Caldeirão da Juventude: Julia Tonin (representando a juventude de Ronda Alta), Adriele Manjabosco (Direção Estadual da Frente Brasil Popular), Laura Helena Paz (Diretora da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas), Isadora Camargo
(Jornalista e professora da USP), Daniel Bosa da Silva (juventude do MST), Juliano Oli (Dirigente Cultural e idealizador do projeto), Rafael Rossetto (Reitor do CESURG) e Tico Santa Cruz (Vocalista da Banda Detonautas).
Dentre os vários assuntos abordados pelos debatedores, destacaram-se as opiniões acerca da atual conjuntura política brasileira e do golpe contra a democracia que vem sendo orquestrado pelo governo de Michel Temer, também se debateu sobre a situação atual da juventude brasileira
e os principais desafios que devem ser superados, sobre acesso e modelo de educação, acesso a cultura e construção de uma cultura alternativa, redes sociais e movimento estudantil.
Ao final de sua fala, o vocalista da banda Detonautas Tico Santa Cruz, destacou que "não é um artista de ficar em cima do muro" e que está ao lado daqueles que lutam pela democracia e pelos direitos da classe trabalhadora. Segundo Vanessa Flores, representante da Juventude de Ronda Alta e uma das organizadoras do evento, o Caldeirão da Juventude foi muito importante, pois possibilitou que os diversos jovens que estiveram participando saíssem animados para organizar e construir as lutas da juventude, em busca de mais acesso à educação, a cultura e aos direitos dos trabalhadores.


Fonte:CESURG
+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade Edição 1537 de 19-07-2016

+ Mais Informações ››››››

Censo registra quase 4 mil papagaios-de-peito-roxo


A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza divulgou nesta semana dados do último censo internacional de papagaios-de-peito-roxo (Amazona vinacea), que contabilizou 3.920 aves. O censo é realizado pela equipe do Projeto Charão, com apoio da instituição. O número é positivo, pois indica crescimento de mais de 30% em relação à contagem realizada no ano passado. Porém, a espécie ainda é classificada como “em perigo” pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), principal autoridade para a classificação do risco de ameaça de espécies no mundo.
A ave pode ser encontrada em três países da América Latina: no Brasil, na Argentina (Missiones) e no Sudeste do Paraguai. Foram realizadas contagens em todos os estados brasileiros onde a espécie ocorre, de Minas Gerais ao Rio Grande do Sul, bem como nos países vizinhos. Na Argentina foram registrados 252 papagaios e no Paraguai, 23. “Neste ano ampliamos a área de contagem e catalogamos novos locais de ocorrência”, explica Jaime Martinez, pesquisador da Universidade de Passo Fundo (RS) e coordenador do censo.
O censo constatou que 93% da população da espécie está no território brasileiro e, desse total, 60% encontra-se em Santa Catarina. O estado mantém quase um terço do remanescente de Floresta com Araucárias, ecossistema da Mata Atlântica que é o habitat preferencial do papagaio-de-peito-roxo.
Malu Nunes, diretora executiva da Fundação Grupo Boticário, alerta que mesmo com o aumento da população do papagaio-de-peito-roxo, o cenário ainda é delicado. “A existência de uma espécie está diretamente ligada à conservação de seu habitat. No caso do papagaio-de-peito-roxo, a espécie corre sérios riscos, já que o seu local de maior ocorrência, que é a Floresta com Araucárias, conta hoje com apenas 3% da cobertura original”.
Martinez explica que o papagaio-de-peito-roxo e as araucárias (Araucaria angustifolia) têm uma relação de dependência mútua. “A ave não só depende da Floresta com Araucárias para viver, como também contribui para sua conservação. Ao se alimentar, ela transporta a semente, que muitas vezes cai no chão e germina, auxiliando na recomposição desse ecossistema”.
Ações do Projeto Charão
O Projeto Charão estuda atualmente o papagaio-de-peito-roxo e papagaio-charão (Amazona pretrei). “Há 25 anos pesquisávamos apenas o papagaio-charão, mas com a migração nos últimos 10 anos da espécie para regiões habitadas pelo papagaio-de-peito-roxo, principalmente em busca de alimento, o projeto foi ampliado e, desde então, as duas espécies são o foco da iniciativa”, explica Martinez, que se refere a ambas como “papagaios-de-altitude”.
Para auxiliar na conservação dos papagaios, são realizadas várias ações. Essas aves utilizam ocos das árvores para a reprodução, cada vez mais raros na natureza, pois estão normalmente associados a florestas com melhor grau de conservação. Um dos focos do trabalho é a melhoria do habitat para a reprodução, o que inclui a conservação de árvores velhas nas propriedades rurais, e a instalação de caixas-ninho. Só neste ano, serão 100 nos estados de São Paulo e Minas Gerais.” Desde 2002, o projeto já instalou 600 caixas-ninho no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, sendo 400 para o papagaio-charão e 200 para o papagaio-de-peito-roxo. Palestras em escolas e universidades também são promovidas, buscando sensibilizar as pessoas para que não participem do comércio clandestino de animais silvestres.
O projeto atua com o governo de Santa Catarina para a criação de um corredor ecológico que passa pelos municípios do Planalto Serrano catarinense, onde as espécies são mais presentes. Também está prevista para 2017 a inauguração de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) no município de Urupema (SC), a RPPN Papagaios-de-altitude.
Além da Fundação Grupo Boticário, o Projeto Charão conta com outros parceiros: o Instituto Estadual de Florestas (IEF), o Espaço Silvestre, a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade de Passo Fundo (UPF), o Instituto Chico Mendes para a Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Associação Amigos do Meio Ambiente (AMA), a Sociedade de Pesquisa em Vida Silvestre e Educação Ambiental (SPVS), a Universidade de Chapecó (Unochapecó), a Guyra Paraguay [Paraguai], a Associación Ornitológica del Plata [Argentina] e o Proyecto Pino Paraná [Argentina].
Fonte:NRS
+ Mais Informações ››››››

Bolsas de estudo pelo Educa Mais Brasil estão disponíveis no RS

Estudar em uma rede particular de ensino, no cenário atual do país, poderia ser um sonho distante e fora da realidade de muitos brasileiros, mas a realização pessoal se torna cada vez mais próxima com a abertura das inscrições do maior programa educacional do país, o Educa Mais Brasil. Para o segundo semestre estão disponíveis mais de 200 mil bolsas de estudos de até 70% em diversos níveis de escolaridade.
No Rio Grande do Sul estão sendo oferecidas mais de 48 mil bolsas para 2016.2. Em Erechim há vagas para Graduação, Pós-Graduação, Educação Básica, Cursos de Idiomas, Preparatório para Concursos, Cursos Profissionalizantes e Pré-Vestibular/Enem.
Para ser beneficiado é preciso não ter condições de pagar o valor integral da mensalidade e atender aos requisitos socioeconômicos. “Esses critérios são justificados pelo objetivo do programa que é intermediar acesso à educação de qualidade àquelas pessoas que antes não tinham perspectiva de estudar sem esse benefício”, afirma Andréia Torres, Diretora de Expansão e Relacionamento do Educa Mais Brasil.
As inscrições são gratuitas e realizadas através do site oficial do programa www.educamaisbrasil.com.br. Mais informações podem ser obtidas pela central de atendimento nos telefones 4007-2020 para Capitais e regiões metropolitanas ou 0800 724 7202 para demais localidades.
Fonte:JB
+ Mais Informações ››››››

747 - 19 DE JULHO, TER - MOMENTOS DE SOLIDÃO FAZEM BEM

+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!