terça-feira, 26 de setembro de 2017

Jornal Comunitário - Rio Grande do Sul - Edição 1328, do dia 27 de Setembro de 2017

Edição 1328, do dia 27 de Setembro de 2017
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR:
OPÇÃO 01 IVOOX
OPÇÃO 02 DRIVE

Um Jornal Comunitário de edição colaborativa, produzido pelas emissoras de Rádios Comunitárias do Estado do Rio Grande do Sul, seja você um correspondente da sua região, entre em contato pelos telefones Whatsapp 54 9611 0186 ou 54 3367 1351.

OUÇA NA EDIÇÃO DE HOJE:

· Em defesa do patrimônio público, trabalhadores convocam ato para dia 3 de outubro.

· Ataque de lagarta no cartucho do milho preocupa produtores rurais em Rio dos Índios.

· Programa Juventude com Ideais é lançado pelo Governo Municipal em Três Palmeiras.

· Cine CESURG debate a sociedade, o meio ambiente e o campo na Eprocar, em Carazinho.

· Receita Federal alerta para golpe por via postal.
+ Mais Informações ››››››

Cine CESURG debate a sociedade, o meio ambiente e o campo na Eprocar, em Carazinho

As mudanças climáticas ocorridas nas últimas décadas afetaram o meio ambiente e, por consequência, as sociedades. Nesta perspectiva, o projeto de extensão Cine CESURG desenvolveu na Escola Estadual de Educação Profissional de Carazinho – Eprocar – a projeção do documentário “Uma verdade inconveniente” com os alunos do técnico agrícola, no mês de agosto.
O projeto, que teve início no primeiro semestre de 2017, em Sarandi, tem como objetivo promover o desenvolvimento sociocultural de jovens em idade escolar a partir do debate de produções audiovisuais. Para o coordenador do projeto professor Romulo Tondo, o Cine Clube auxilia o ensino-aprendizagem de temáticas que muitas vezes são tidas como polêmicas. “Esse tipo de proposta pedagógica aumenta as possibilidades de promover um debate sobre temáticas pouco discutidas em sala de aula. Nossa proposta é abrir os olhos desses jovens para outras possibilidades de mundo”, completa o docente.
Na Eprocar, estiveram debatendo o documentário os docentes Paulo Machado, Renan Anderson de Oliveira e Valéria Ghissi Mazzetti. Os professores abordaram a necessidade de boas práticas para o cuidado com o meio ambiente e, por consequência, a redução do aquecimento global, que, segundo Oliveira, “não pode ser considerado um mito diante das evidências de alterações climáticas em nosso planeta”.
A escolha da obra para exibição ocorreu devido à necessidade de abordar o eixo temático Meio Ambiente, Sociedade e Campo, visto que o curso técnico agrícola desempenha um papel fundamental, pois está em contato direto com o agricultor. Conforme destaca Oliveira, “os futuros técnicos agrícolas precisam ter a percepção de que as propriedades que eles atenderão no futuro também precisam receber o cuidado com a natureza e as pequenas ações e decisões técnicas podem afetar de forma direta a questão da fauna e da flora”.
O debate foi pautado em uma reconstrução das ideias apresentadas no documentário e contou também com a participação dos professores da escola estadual. Entre os pontos mais discutidos, foi ressaltada a quantidade de lixo que é produzido pelas pessoas e indústrias nas cidades e o destino desses resíduos em aterros sanitários. Por isso, também foram abordadas as cooperativas de reciclagem que estão em ascensão na região, que evitam o desperdício de grande parte do material que pode ser reciclado.

Uma verdade Inconveniente (An Inconvenient Truth)
Sinopse: O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore apresenta uma análise da questão do aquecimento global, mostrando os mitos e equívocos existentes em torno do tema e também possíveis saídas para que o planeta não passe por uma catástrofe climática nas próximas décadas.

Ficha Técnica
Direção: Davis Guggenheim
Elenco: George Bush, George W. Bush, Ronald Reagan, Al Gore.
Gênero: Documentário
Nacionalidade: EUA
Data de lançamento: 3 de novembro de 2006
Tempo: 1h 38min

Assessoria de Comunicação CESURG
+ Mais Informações ››››››

Alimentação Saudável foi tema de palestra em evento da Liga Feminina de Combate ao Câncer



A Liga Feminina de Combate ao Câncer é uma entidade de associação assistencial sem fins lucrativos e tem como missão amparar pessoas carentes portadoras de câncer e atuar preventivamente junto à comunidade, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. No dia 12 de agosto, a entidade, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Sarandi, realizou o 8º Seminário de Educação e Saúde e Simpósio da Liga Feminina de Combate ao Câncer, no Clube Comercial.
O evento foi destinado a professores do município e região, da rede pública e privada, que acompanharam três palestras: “Alimentação saudável - do campo à mesa”, “Detox emocional: como administrar emoções tóxicas”, e “Prevenção é o melhor caminho”. O CESURG participou do seminário e simpósio com a realização da primeira palestra, ministrada pelo Dr. Luciano Schwertz, docente da instituição de ensino.
Aproximadamente 180 pessoas acompanharam a explanação sobre “Alimentação saudável - do campo à mesa”, adquirindo novos conhecimentos e desenvolvendo uma nova visão sobre o tema da qualidade de vida. Durante a palestra, foram apresentadas informações contidas no guia alimentar brasileiro e os dados de pesquisas relacionadas aos hábitos alimentares da população. “Informar a população acerca de hábitos alimentares saudáveis favorece a melhoria da qualidade de vida e exigem dos futuros profissionais muita dedicação e cuidado com a adoção de técnicas sustentáveis e racionais, reduzindo problemas de contaminação dos alimentos e do meio ambiente em decorrência do uso demasiado de agrotóxicos”, frisa o palestrante.
A Anvisa revelou, em 2010, em uma pesquisa de resíduos químicos, que apenas 22% dos alimentos estudados não apresentaram resíduos de agrotóxicos. Ainda, 36% das amostras foram insatisfatórias para o consumo humano. O Norte do Rio Grande do Sul, onde o município de Sarandi está localizado, é uma das regiões do Brasil com o maior número de propriedades rurais que fazem uso de agrotóxicos.

As informações apresentadas na palestra são referentes a dados de pesquisas que comprovam hábitos alimentares com baixo consumo de frutas e hortaliças. Para Schwertz, “além da importância do consumo destes produtos, foi destacada o papel da agricultura familiar na produção de alimentos seguros, assim as pessoas que prestigiaram o evento obtiveram informações relevante para seu dia-a-dia, melhorando a qualidade dos alimentos e de suas vidas”.

Assessoria de Comunicação CESURG
+ Mais Informações ››››››

PROGRAMA DO STR DE 26-09-2017

+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade Edição 1832 de 26-09-2017

+ Mais Informações ››››››

Três Palmeiras - Programa Juventude com Ideais é lançado pelo Governo Municipal

A preocupação com a formação dos jovens e crianças é algo presente nos mais diversos setores da sociedade. Pensando em transformar essa preocupação em ações o governo municipal de Três Palmeiras, lançou na manhã desta segunda-feira, dia 25 de setembro, o Programa Juventude com Ideais. O programa tem como principal objetivo despertar o potencial dos jovens, a formação empreendedora e a integração com a comunidade.
      
      Participaram do lançamento, representantes de entidades religiosas, diretores das escolas, secretários (as) municipais, representantes de conselhos escolares, CPM das escolas, Conselho Tutelar e demais entidades do município. Durante o lançamento do programa foram discutidas estratégias para a execução das ações, momento no qual os presentes contribuíram com sugestões.
            O Programa Juventude com Ideais neste ano será desenvolvido com trabalhos de sensibilização da comunidade. O próximo passo será a apresentação para os professores e na sequência para os pais e estudantes do município. Durante o ano de 2018 serão então desenvolvidas estratégias e ações com os jovens e crianças oferecendo a eles ações que contemplam atividades esportivas, teatro, corais, banda marcial, trabalhos de conscientização, entre outras.
            Os participantes serão premiados no programa a partir da participação efetiva em projetos e programas municipais, participação da família, frequência escolar, envolvimento em atividades da comunidade, dentre outros critérios e acompanhamentos. A partir dessa avaliação os participantes envolvidos serão premiados com viagens culturais, de lazer e de empreendedorismo.

            Na categoria esporte e lazer a premiação será viagens para jogos do Grêmio, Internacional e Chapecoense, conforme inscrição dos participantes. Já na categoria empreendedorismo os estudantes terão a oportunidade de visitar e conhecer empresas do ramo cadastrado e na categoria cultura os estudantes serão premiados com viagem a Porto Alegre para conhecer pontos turísticos da capital do estado. 




Adriana Friedrich
Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal
+ Mais Informações ››››››

1057 - 26 DE SETEMBRO, TER - COMO POSSO DEIXAR O MEU DIA MELHOR

+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/