quarta-feira, 19 de abril de 2017

Cientistas descobrem nova 'super-Terra'

Na órbita de uma estrela "vizinha", cientistas descobriram um novo planeta rochoso como a Terra, mas de dimensões maiores - um tipo de astro apelidado pelos astrônomos de "super-Terra". A descoberta foi publicada nesta quarta-feira, na revista Nature.

Segundo os autores do artigo científico, a super-Terra tem características que a colocam na "zona habitável" de sua estrela, isto é, o novo planeta teria as condições necessárias para a existência de água em estado líquido.

A presença de água líquida, segundo os cientistas, é o critério indispensável para a potencial existência de vida em um planeta. Com isso, a nova super-Terra é considerada uma candidata às pesquisas em busca de vida extra-terrestre.

O artigo revela que a estrela LHS 1140, em cuja órbita foi descoberto o novo planeta, está a 39 anos-luz do nosso Sol. Embora a distância seja imensa, a estrela pode ser considerada "vizinha" em relação à extensão da nossa galáxia, a Via Láctea, que abrange cerca de 100 mil anos-luz.

"É o exoplaneta mais emocionante que vi na última década. Dificilmente poderíamos esperar um alvo melhor para realizar uma das maiores buscas da ciência: evidências de vida fora da Terra", declarou o autor principal do estudo, Jason Dittmann, do Centro Smithsonian de Astrofísica, em Cambridge (Estados Unidos).

De acordo com Dittmann, a LHS 1140 é uma estrela anã, como são chamadas as estrelas cuja massa equivale a menos de 60% da massa do Sol. As estrelas anãs são a classe de estrelas mais comuns na Via Láctea.

Dittmann explicou que a nova super-Terra, batizada de LHS 1140b, tem uma órbita circular em torno de sua estrela e possui um diâmetro 40% maior que o da Terra, com uma massa 6,6 vezes maior que a do nosso planeta.
Embora fique mais próximo de sua estrela, em comparação à distância entre a Terra e o Sol, o LHS 1140b tem clima temperado, já que a pequena estrela emite menos radiação. Essas condições colocam o planeta na "zona habitável" do sistema LHS 1140.
Segundo os autores, o tamanho reduzido da estrela LHS 1140 e sua proximidade em relação à Terra, deixam o novo planeta acessível aos telescópios, tornando-o um excelente candidato a estudos mais aprofundados em busca de vestígios da existência de vida.

"As condições atuais da anã vermelha são particularmente favoráveis - a LHS 1140 gira mais lentamente e emite menos radiação de alta energia do que outras estrelas similares de baixa massa", disse outro dos autores do estudo, Nicola Astudillo-Defru, do Observatório de Genebra (Suíça)
+ Mais Informações ››››››

MST colheu 27 mil toneladas de arroz sem veneno

Em tempos de investigações de fraudes que colocam sob suspeita os produtos e os modos de produção de alimentos provenientes da indústria que integra o agronegócio brasileiro, as 27 mil toneladas de arroz orgânico (livre de veneno) da safra 2017 produzidas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) apontam para um outro modelo viável de produção. Atualmente, o MST é líder na produção de arroz orgânico na América Latina.

A agricultura orgânica vai além das feiras ecológicas de final de semana – como poderiam argumentar os críticos do movimento. Ela incide sobre os indicadores da agropecuária no país. Em 2015, o Ministério da Agricultura constatou que o total de agricultores certificados para a produção livre de agrotóxicos duplicou no período de 12 meses, ultrapassando 10,5 mil produtores. Até 2019, a certificação orgânica deverá envolver 30 mil produtores. No Rio Grande do Sul, a agricultura familiar vem respondendo por mais da metade das receitas provenientes da atividade agropecuária na última década. Nesse período, as unidades de produção familiares geridas de forma sustentável responderam por 49% dos R$ 14 bilhões de receitas geradas pela atividade agropecuária.

“Até hoje a sociedade tem certa resistência, parece que nós somos uns animaizinhos, mas pode escrever: a agricultura livre de agrotóxicos não tem a ver só com o movimento dos sem-terra, é de interesse de todo mundo, especialmente em um momento de crise da indústria em todos os setores”, resume Nilvo Bosa, presidente da Cooperativa de Produção Agropecuária Nova Santa Rita (Coopan) e um dos pioneiros do assentamento Capela, região Metropolitana de Porto Alegre. “Não é uma opção puramente econômica, mas por um modo de vida íntegro, que enxerga a agricultura como uma atividade ecológica para o benefício das famílias que produzem e daquelas que consomem, com respeito ao ambiente e à biodiversidade”, detalha Bosa, que vê com naturalidade a discriminação aos sem-terra, mesmo de quem frequenta feirinhas e consome os alimentos produzidos nos assentamentos. “Ideologicamente a gente não discute com ninguém, mas está comprovado que, aplicando inseticida na lavoura, o que vem pela frente é intoxicação”.

+ Mais Informações ››››››

Inaugura em Três Palmeiras, nesta segunda Feira a AGRO WS

Nesta segunda feira dia 24 de abril inaugura ao lado do Escritório Contábil Algayer nas antigas instalações da Instaladora Ecker, a AGRO WS.

  • Exposição de Maquinas.
  • Sorteio de brindes.
  • Promoções especiais de Inauguração.
Venha nos visitar e conferir toda a linha de maquinas agrícolas, ferragens, rações, insumos, mudas de hortaliças, sementes, pintos, medicamentos veterinários, e muito mais.
Telefone: (54) 9 9901 1409.
+ Mais Informações ››››››

Agricultor morre ao ser sugado por ensiladeira no interior de Cerro Largo

Um acidente de trabalho foi registrado no final da tarde de terça-feira (18), no interior do município de Cerro Largo, quando o agricultor Neuri João Rabuske, acabou sendo sugado por uma ensiladeira vindo a óbito no local.

De acordo com informações prestadas ao Portal Rádio Cidade Santo Ângelo por Neimar Rabuske, filho do agricultor NEURI JOÃO RABUSKE, 51 anos, o seu pai realizava retirada de alimentação para o gado com uma siladeira, quando em determinado momento teria sido sugado pela mesma ocasionando o acidente fatal.

O acidente ocorreu na propriedade da vitima Neori João Rabuske, localizada na Vila Santo Antônio, interior do município de Cerro Largo.

O corpo foi conduzido a Santo Ângelo quando foi realizada a necropsia, sendo liberado às 23h45min aos familiares.

A ocorrência foi atendida por uma equipe volante da Brigada Militar de Cerro Largo.

A vitima fatal Neori João Rabuske, deixa a prantear-lhe a esposa Orlanda, e os filhos Neimar, e Neiton.


Rádio Cidade-Santo Ângelo
+ Mais Informações ››››››

Jovem é atropelada por caminhão em Passo Fundo

No início da manhã desta quarta-feira, um atropelamento foi registrado no cruzamento das ruas Ângelo Preto e Morom, em frente a rodoviária.
Um caminhão trafegava pela Rua Ângelo Preto e ao fazer a conversão para a Morom, não viu a pedestre e acabou atingindo-a.
A jovem Deise Rocha, 29 anos, sofreu ferimentos leves e foi encaminhada para atendimento no Hospital da Cidade.

+ Mais Informações ››››››

Mãe perde guarda de bebê que foi abusada sexualmente pelo padrasto

A Juíza do Juizado da Infância e Juventude da Comarca de Guaporé, Renata Dumont Peixoto Lima deferiu a guarda de menina com 1 ano de vida ao seu pai, em razão dos maus tratos, sofridos pela criança, enquanto estava sob a guarda da mãe.

Na época dos fatos, o caso atingiu repercussão nacional, em razão do estado de saúde em que a criança deu entrada no CTI pediátrico do Hospital São Vicente de Paulo. A menina ficou internada durante quase 30 dias.

Na ocasião, foi diagnosticado o péssimo estado físico da criança, lesões graves no crânio (múltiplas fraturas envolvendo ossos da cabeça), necessidade de transfusão de sangue, broncopneumonia bacteriana e abuso sexual.

O acusado, então companheiro da mãe da criança, responde a processo criminal por estupro, que tramita na 1ª Vara Judicial de Guaporé, ainda pendente de julgamento. Ele chegou a ser preso preventivamente, porém foi solto por uma decisão judicial devido correr risco de vida na cadeia.

Segundo a magistrada Renata Dumont Peixoto Lima, restou fartamente demonstrado no processo que a condição em que a criança estava com a genitora era de risco elevado, motivo pelo qual deferiu a guarda da menina ao pai, que demonstrou ter melhores condições de responsabilizar-se pelos cuidados da filha, de tenra idade.

Com a alteração da guarda, foi fixado o pagamento de pensão alimentícia da mãe à filha, bem como regulamentado o direito de visitas.

A sentença ainda não transitou em julgado, sendo possível a interposição de recurso.

Fonte: Tribunal de Justiça do RS – Rádio Uirapuru
+ Mais Informações ››››››

UPF presente na Feisa 2017

A Universidade de Passo Fundo (UPF) integra a programação da Feira das Indústrias de Sarandi (Feisa). O evento será realizado de 27 de abril a 1º de maio, no Parque de Exposições Pedro de Marco, em Sarandi.

As atividades da Instituição envolverão a Van do Balcão do Consumidor, cuja equipe prestará atendimento aos interessados. Ainda, no estande da UPF, serão expostos materiais do curso de Design de Moda. Nos dias 27 e 28, os integrantes do Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAF), projeto de extensão da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Feac), vão prestar informações a respeito da declaração do imposto de renda e esclarecer dúvidas sobre o assunto. A equipe do Marketing Direto da UPF também estará na Feira atendendo à comunidade.

Feisa

Feira de negócios que reúne indústrias do setor moveleiro, metalúrgico, têxtil, de vestuário, acessórios, alimentação, construção e do agronegócio, a Feisa chega em sua 19ª edição em 2017. O evento conta com o apoio da UPF.

Mais informações podem ser obtidas no site www.feisa.com.br.

Assessoria de Imprensa
Universidade de Passo Fundo
Fone: 0xx 54 3316 8142 / 3316 8110 / 3316 8138
http://www.upf.br
E-mail: imprensa@upf.br
Passo Fundo – RS
+ Mais Informações ››››››

Viaturas de guerra estarão expostas na Feisa 2017

Durante os cinco dias de feira, o público terá a chance de conhecer parte do inventário da Associação Cultural Museu Militar Brasileiro
Quem visitar a 19ª edição da Feira das Indústrias de Sarandi (Feisa) poderá conhecer um pouco da história militar mundial. A Associação Cultural Museu Militar Brasileiro participará pela primeira vez da feira e vai expor diversas viaturas de guerra, algumas delas exemplares únicos no Brasil. Segundo o vice-diretor do museu, que tem sede em Panambi/RS, Jeferson Steindorff, a intenção da associação é recolher, preservar e conservar peças referentes a história das Forças Armadas Brasileiras.

O acervo completo do museu, hoje, conta com aproximadamente 165 viaturas. Uma coleção com carros de combate, canhões antiaéreos, caminhões para transporte de tropas, ambulâncias e também modelos de Jeep raríssimos, todos restaurados, mantendo fiéis suas características originais. Além dos veículos terrestres, o inventário conta com dois aviões Boeing 737-300 restaurados; uma aeronave ambientada em sala de cinema com espaço para exibição de filmes da 2ª Guerra Mundial e uma biblioteca. A outra aeronave possui espaço para exposição de pequenos artigos militares de várias nacionalidades como armas, munição, telefones, medalhas e fardas. Outra atração é uma das 24 aeronaves de Carga Bufallo C115 adquiridas em 1968 pela FAB e que foram utilizadas como lançador de paraquedistas e transporte de cargas leves.

A Feisa 2017 acontece de 27 de abril a 1º de maio, no Parque de Exposições Pedro de Marco, e deve receber, nesta edição, cerca de 50 mil visitantes.

Viaturas que serão expostas na Feisa:

- Viatura Scout Car M3A1:
Foi a primeira viatura 4x4 do Exército Brasileiro.

- Viatura Blindada Stuart M3A1: Viatura de combate leve, fabricada nos Estados Unidos, participou da Segunda Guerra Mundial, chegou ao Brasil por volta de 1940.

- Viatura Anfíbia Gama-Goat: Viatura raríssima, fabricada nos Estados Unidos, participou da Guerra do Vietnã.

- Viatura Scania 4x4: Viatura de combate a incêndio em aeroportos, fabricada em 1988 na Suécia.

- Viatura Dodge M37: Viatura teve participação na guerra da Coréia.

Sobre a associação


A Associação Cultural Museu Militar Brasileiro foi fundada em 18 de novembro de 2009 em Panambi/RS. O museu possui o maior acervo militar particular da América Latina e está situado às margens da BR 285, km 420, no Noroeste do Estado. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (55) 3375.0310 e 99733.6350 ou pelo e-mail contato@museumilitarpanambi.com.br.

Sobre a Feira

A Feisa é uma feira essencialmente de negócios que reúne indústrias do setor moveleiro, metalúrgico, têxtil, de vestuário, acessórios, alimentação, construção e do agronegócio. A área total do Parque de Exposições Pedro de Marco é de 2.250 mil m², entre estruturas interna e externa. O evento conta com o patrocínio do Sicredi Região da Produção, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Aurora Alimentos, Móveis Boa Vista, Falkk Móveis, Caixa Econômica Federal e Governo Federal, Banrisul e Governo do Rio Grande do Sul e Rede de Farmácias Nossa Senhora de Fátima e apoio da Universidade de Passo Fundo (UPF), Água Mineral Sarandi e Cooperativa Tritícola Sarandi (Cotrisal). Mais informações sobre a feira podem ser encontradas no site www.feisa.com.


Assessoria de Imprensa Feisa 2017
DW Press Assessoria de Imprensa
Daniela Wietholter Lopes – imprensadwpress@gmail.com - 54 9 9106-8622
Renata Giacobone – renata.giacobone@gmail.com - 51 9 9115-3667
+ Mais Informações ››››››

PROGRAMA INFORMATIVO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE TRÊS PALMEIRAS DE 19-04-2017


+ Mais Informações ››››››

Programa Passos na Fé de 19-04-2017


+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade edição 1724


+ Mais Informações ››››››

Ônibus despenca e deixa 41 mortos na Índia

Veículo saiu da estrada e caiu em um penhasco | Foto: AFP / CP
Pelo menos 41 pessoas morreram na queda de um ônibus em um penhasco, no estado de Himachal Pradesh, no Norte da Índia, de acordo com informações da Agência EFE.

O grave acidente, que deixou dezenas de feridos, aconteceu nesta quarta-feira quando o veículo saiu da estrada e caiu em um penhasco localizado entre os distritos de Sirmaur e Shimla, disse um porta-voz da polícia, inspetor Jai Chand, que não pôde precisar o número de feridos.

Shimla, que foi capital indiana de verão durante a época colonial britânica, é uma estação de montanha e está localizada a mais de 2 mil metros sobre o nível do mar. Os acidentes de trânsito são habituais na Índia, em muitos casos ocasionados pelo mau estado das estradas e o pouco respeito dos motoristas pelas normas de trânsito.

Segundo dados oficiais, 146 mil pessoas morreram em 2015 em acidentes de trânsito no país.

+ Mais Informações ››››››

Inter deve instaurar uma sindicância para investigar sumiço de documentos

Inter deve instaurar uma sindicância para investigar sumiço de documentos | Foto: Ricardo Giusti / CP Memória
Mesmo hospitalizado, Vitorio Piffero ficou sabendo ainda na noite dessa segunda-feira que o Conselho Deliberativo acabara de rejeitar as contas do seu segundo ano de gestão. Por uma votação acachapante, os conselheiros atenderam à recomendação do Conselho Fiscal e desaprovaram o balanço de 2016. Apenas 17 conselheiros foram contra a rejeição das contas.

Além disso, por orientação do presidente do Conselho Fiscal, Geraldo Da Camino, o clube deve instaurar uma sindicância para investigar o sumiço de documentos, notas fiscais e contratos. A investigação deve começar em breve. “O pedido se prende à necessidade de se apurar a efetiva ocorrência de fatos. É prematuro se falar em consequências”, disse Da Camino, logo depois da reunião.

O Conselho Fiscal, avalizado pelas auditorias realizadas no clube, não encontrou problemas nos demonstrativos contábeis, mas reprovou os atos de gestão de Piffero, sobretudo o pagamento de empréstimos e fornecedores em detrimentos de salários e impostos. Tal opção colocou o clube sob risco de perder o financiamento de débitos federais conhecido como Profut.

Paralelamente, a atual diretoria do Inter está realizando uma grande auditoria, que trabalhará por três meses investigando procedimentos e processos administrativos e financeiros do clube. O trabalho deve estar concluído no final de maio. Seus resultados serão analisados, em um primeiro momento, pelo Conselho de Gestão do Inter. Em seguida, serão levados para conhecimento de todos os conselheiros. Vitorio Piffero segue hospitalizado em Porto Alegre.

+ Mais Informações ››››››

"Cada partida agora é uma decisão", avisa Renato

Elenco gremista desembarcou no Paraguai na madrugada desta quarta | Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação / CP
O Grêmio já está no Paraguai, onde nesta quinta-feira enfrenta o Guaraní, pela terceira rodada do Grupo 8 da Libertadores. Vivendo sua semana mais decisiva até aqui na temporada, o Tricolor terá de deixar de lado o desgaste da maratona recente de jogos para alcançar seus objetivos.

O primeiro deles é somar pontos em Assunção. A liderança da chave está em jogo. Uma vitória encaminha a classificação, mas o empate também pode ser considerado um bom resultado. Ambas as equipes somam seis pontos em dois jogos.

“Cada partida agora é uma decisão. Por isso que o Grêmio é time grande. Se não quiser disputar várias competições, tem que jogar em time menor”, diz Renato Portaluppi. O Tricolor quer somar o maior número de pontos possível na fase de grupos, para decidir na Arena os mata-matas.

Nessa terça-feira, Bolaños, Leo Moura e Edílson foram preservados do treino no CT Luiz Carvalho. Mas todos estão confirmados para encarar o Guaraní. “Nós precisamos ter todos bem recuperados. A preservação é algo normal”, afirmou Renato. O tempo será inimigo do treinador até domingo, quando o Grêmio faz o jogo de volta contra o Novo Hamburgo na semifinal do Gauchão.

“Domingo é matar ou morrer. Ou conseguimos nosso objetivo, ou estamos fora do campeonato. Mas precisamos ir jogo a jogo. Vamos pensar no Guaraní e, a partir de sexta-feira, voltamos as atenções para o Gauchão”, diz o técnico.

O setor defensivo, que levou três gols nas duas últimas partidas, preocupa o treinador. “Não vamos tirar os méritos dos adversários, mas os três gols foram em falhas nossas. Tem que ter atenção total, concentração nos 90 minutos”, completa. O time não foi revelado, mas a tendência é que Renato escale os mesmos 11 titulares do empate com o Novo Hamburgo em 1 a 1.

Adversário vem embalado

O Guaraní vai embalado para o jogo contra o Grêmio. O time paraguaio bateu o Libertad por 2 a 1 no final de semana pelo campeonato nacional, mesmo tendo poupado alguns jogadores, e voltou à briga pelo título paraguaio. Amanhã, vai com força máxima para o confronto pela Libertadores. “Podemos encaminhar nossa classificação em um torneio que é muito importante para todos. Temos a obrigação de conseguir a vaga”, disse o atacante Gamarra.

O Guaraní estreou derrotando o Deportes Iquique no Chile por 1 a 0. Na sequência, bateu o Zamora por 3 a 1 no Paraguai. A partida de amanhã será disputada no Defensores del Chaco.

+ Mais Informações ››››››

MPSC de Capinzal denuncia casal por homicídio triplamente qualificado de bebê de dois meses

Capinzal – O Ministério Público denunciou à Justiça o casal Aislan Ribeiro Toldo, 21 anos, natural de Capinzal, e Vanessa Rodrigues da Silva, 22 anos, natural de Peritiba, pela morte do filho de dois meses de idade, morto no último dia 26 dentro de casa no Loteamento Parizotto em Capinzal. A denúncia de homicídio que inclui as qualificadoras motivo fútil, meio cruel e recurso que impossibilitou a defesa da vítima foi apresentada pela promotora Karla Bárdio Meirelles nesta segunda­feira (17).

Para o MPSC, Aislan seria o agressor do bebê e Vanessa teria se omitido no ­dever de agir para evitar o resultado. “A infração penal foi perpetrada, ainda, mediante recurso que impossibilitou a defesa da vítima, vez que os denunciados, pessoas adultas, agrediram sem piedade uma criança indefesa, em evidente desproporção de forças entre agressores e vítima”.

O MP também menciona o fato de os denunciados terem limpado o local do crime para não deixar vestígios de sangue a olho nu, desta forma, induzindo perito e juízo em erro. O casal, suspeito de envolvimento na morte de Bryan Hemanuel Toldo, está detido preventivamente no presídio regional de Joaçaba.

A defesa de Vanessa ingressou com habeas corpus no Tribunal de Justiça de Santa Catarina pleiteando a libertação dela por considerar que a mãe não teria culpa nas agressões que provocaram a morte do bebê. Os desembargadores deverão julgar nas próximas horas o pedido. A Promotoria Pública requereu que a denúncia seja aceita pelo Poder Judiciário e que, após instrução criminal, o casal seja pronunciado para ir a julgamento popular. (Michel Teixeira)

Fonte:AtualFM
+ Mais Informações ››››››

Mãe é presa por exploração sexual de adolescente em São Francisco de Assis

Uma mulher de 34 anos, que agenciava a filha adolescente de 13 anos para ter relações sexuais, foi presa em São Francisco de Assis. De acordo com a Polícia Civil, a vítima mantinha relações com um homem de 52 anos, de Jaguari, há cerca de um ano.

Segundo o delegado Marcos Viana, o homem pagava, semanalmente, R$ 250 para se encontrar com a adolescente uma ou duas vezes por semana. Ele, inclusive, construiu um quarto separado nos fundos da casa onde a adolescente morava com a mãe e com uma irmã de 11 anos.

Ao Conselho tutelar, a garota disse que era obrigada pela mãe a ter relações sexuais com o homem e que ela era vítima de assédio psicológico, já que a mãe dela dizia que esse dinheiro era o que sustentava a família.

A mãe da garota está presa no Presídio Estadual de São Francisco de Assis e o homem foi encaminhado ao Presídio de Estadual de Jaguari. Eles foram presos na semana passada, mas o caso só foi confirmado pela Polícia Civil nesta segunda-feira (17) para proteger a adolescente. A menina e a irmã estão em uma casa de passagem em São Francisco de Assis.

Fonte: Rádio Gaucha

+ Mais Informações ››››››

Cemitério dos Degolados

Quem vai a Santo Augusto, pela BR 468, ao entrar na RS 155, a poucos quilômetros encontra o memorial do Cemitério dos Degolados, já no município de Santo Augusto. O local chama atenção, apesar da vegetação ao redor, mas é o registro de uma passagem da história da Revolução Farroupilha. O Cemitério está localizado as margens da ERS 155 no Km 75, e faz parte da Rota do Yucumã. O local foi ponto de encontro dos grupos políticos Chimangos e Maragatos do Rio Grande do Sul. Nessa passagem histórica várias pessoas foram degoladas, na chamada “Revolução Libertadora”, de 1923, fato que resultou no nome do local. Conforme historiadores da região, os mortos que estão enterrados no local, oito, são Maragatos, que lutavam contra o governo da época.
O memorial está identificado com placas, onde conta a história da época. Todo cercado e com estacionamento. Para quem passar no local, é interessante parar.



Fonte:CPZnotícias
+ Mais Informações ››››››

Colisão frontal deixa um morto em Barracão



A Polícia Rodoviária Federal atendeu um acidente que causou a morte de um motorista por volta das 11h30 desta terça-feira (18), no km 18 da BR 470 em Barracão/RS.

Um Fiat Uno com placas de Caxias do Sul transitava no sentido Barracão a Lagoa Vermelha quando colidiu de frente com uma carreta Man do tipo rodotrem com placa de Araquari/SC.

O condutor do carro, um homem de 27 anos que não possui habilitação, morreu no local. O caminhoneiro sofreu lesões leves e foi encaminhado para atendimento médico no hospital de Lagoa Vermelha.

A PRF orienta o trânsito no local, até que seja realizada a perícia e a remoção dos veículos, que ficaram no acostamento. Não há obstrução na pista.

Fonte: Polícia Rodoviária Federal
+ Mais Informações ››››››

Moto furtada em Passo Fundo é encontrada com presos em Carazinho

Na tarde desta terça-feira (18), uma ação desencadeada pelo Pelotão de Operações Especiais (POE) da Brigada Militar resultou na prisão de um casal por tráfico de drogas, receptação de veículo e porte ilegal de arma de fogo no município de Carazinho.

A Sala de Operações da BM recebeu uma denúncia que um homem estava armado e com veículos roubados em uma residência localizada na Rua Giusepe Garibaldi na Vila Rica.

Imediatamente uma guarnição compareceu ao local e os policiais constataram a veracidade da informação, abordando um casal.

O homem foi identificado como Fabiano Tomaz, de 31 anos, e a sua companheira a jovem Andressa Casalli, de 18 anos. Com eles foram apreendidas pedras de crack, um revólver calibre 32 e munições.

Na residência foi encontrado um Volkswagen Saveiro, de cor branca, de placas ILJ-3196 de Sarandi e uma motocicleta Kawasaki 600cc, de cor verde, de placa GXB-2283 de Passo Fundo. Os dois veículos estavam em ocorrência de furto.

Diante do fato, foi dada voz de prisão para o casal, que foi conduzido até a Delegacia de Pronto Atendimento da Polícia Civil. Após a lavratura do flagrante, Fabiano Tomaz e Andressa Casalli foram recolhidos ao Presídio Estadual de Carazinho.



Fonte:RádioUirapuru
+ Mais Informações ››››››

Base do Ibama em Passo Fundo funciona com liminar e projeta reestruturação

O prazo final para o fechamento da unidade avançada do Ibama em Passo Fundo é 31 de dezembro de 2017, mas uma liminar assegura o funcionamento da base por tempo indeterminado.

A ação civil pública foi ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF) e pelo Ministério Público Estadual (MP). Como a liminar ainda pode ser derrubada, os órgãos fizeram uma audiência pública nesta terça-feira (18) para tratar da manutenção definitiva da unidade no município.

Para isso, será preciso que o Ibama de Brasília revogue a decisão do fechamento. Com a liminar, a base não pode ser desativada sem prévio debate com a população atingida e estudos técnicos que demonstrem não haver prejuízo à proteção do meio ambiente.

O chefe da unidade em Passo Fundo, Flabeano Castro, explica que o fechamento deixaria 151 municípios da região desassistidos com o serviço de fiscalização de crimes ambientais. Disse que o setor que mais sairia prejudicado é o empresarial.

Grande parte do volume de trabalho da unidade é com o Cadastro Técnico Federal. Todas as empresas que utilizam matéria-prima, desde uma simples padaria com forno a lenha até uma grande indústria, precisam de cadastro no Ibama. Essas empresas teriam que se deslocar até Porto Alegre ou Santa Maria para recadastramento, atualização de dados ou ainda recuperação de senha.

Na audiência pública também foi debatida a reestruturação do Ibama, com ampliação das suas atribuições, do número de servidores, que hoje são quatro, e dos recursos disponíveis para a normalização das atividades. Conforme Castro, os encaminhamentos vão ser inseridos ao processo na Justiça Federal e enviados ao Ibama de Brasília.

+ Mais Informações ››››››

Assaltante mata comparsa acidentalmente em Guaíba

"Acidente de Trabalho"
Depois de atirar no colega, bandido se apresentou na delegacia e contou história aos policiais
Um homem se apresentou à Polícia Civil como o autor do tiro que matou um comparsa, quando a dupla se preparava para realizar um assalto em Guaíba, na Região Metropolitana. O caso aconteceu na noite passada. De acordo com o delegado Cleomar Marangoni, o suposto autor do crime chegou à cidade por volta das 21h30 em um veículo Astra roubado.

Ele relatou aos policiais que era de Rio Pardo e que se deslocava para realizar um roubo em um local que só o amigo conhecia em Guaíba. A dupla parou o carro em uma estrada para trocar de roupas e se preparar para o crime.

Quando manuseava uma pistola 9mm, que seria usada no crime, um dos bandidos deu tiro acidental, atingindo a cabeça do comparsa. Após constatar a morte do colega, o autor do tiro alegou ter desistido jogado a arma em um arroio da região de Guaíba. Como o suposto atirador alegou não conhecer a região, ele teria rodado com o corpo dentro do carro por cerca de cinco horas até achar uma Delegacia de Polícia e se apresentar aos agentes de Guaíba.

Os policiais revistaram o veículo e constataram a morte do comparsa. A vítima fatal foi identificada como Ozi Guiomar Cardoso de Freitas, de 23 anos. O autor, de 21 anos, foi encaminhado para exames residográficos nas mãos. O delegado afirma que, até o momento, os indícios apresentados comprovam a história, mas o caso será investigado pela Polícia Civil de Guaíba.

Fonte:AuOnline
+ Mais Informações ››››››

Idade mínima para policial se aposentar deve ficar em 55 anos, diz relator

Os policiais sabem também como funciona o Congresso. No grito e se apertar "eles atendem e entendem"
Arthur Maia (PPS-BA), relator da proposta de reforma da Previdência, deu informação nesta terça, após reunião com deputados. Idade valerá para policiais federais, rodoviários federais e ferroviários.

O relator do projeto que estabelece a reforma da Previdência Social, deputado Arthur Maia (PPS-BA), afirmou nesta terça-feira (18) que a idade mínima para policiais federais, rodoviários federais e ferroviários poderem se aposentar deverá ficar em 55 anos.

Inicialmente, o parecer de Maia sobre o projeto seria apresentado nesta terça à comissão especial que discute a reforma, mas a apresentação foi adiada para esta quarta (19).

Ao explicar a idade mínima para os policiais civis e federais, Arthur Maia informou que a ideia é, depois, vincular as categorias à idade mínima que vier a ser estabelecida para policiais militares e integrantes das Forças Armadas (o governo já informou que deverá enviar em maio a proposta de reforma da Previdência dos militares).

"Temos um caso muito próprio para os policiais. O que estamos tentando fazer um desenho é estabelecer agora já uma idade mínima. Não pode deixar de ter idade mínima. A idade mínima seria algo em torno de 55 anos, que é o mesmo que está valendo para as outras categorias", afirmou Arthur Maia nesta terça.

Ele deu a informação após participar de uma reunião com um grupo de deputados e representantes das categorias.

"Agora, temos uma outra realidade e que os policiais, com uma certa razão, fazem questão, de fazer uma vinculação à PEC [proposta de emenda à Constituição] que vai tratar dos militares", acrescentou.

A idade mínima
O texto original da reforma da Previdência previa idade mínima de 65 anos para homens e mulheres poderem se aposentar.

No caso de policiais civis e federais, Arthur Maia, porém, já havia reduzido a idade mínima das categorias para 60 anos, com 25 anos de contribuição, e 20 anos em "atividade de risco na respectiva categoria".

Na tarde desta terça, um grupo de policiais invadiu uma das entradas do Congresso Nacional em ato contra a reforma da Previdência. Com o tumulto, vidros foram quebrados e a Polícia Legislativo reagiu com spray e bombas.

AgênciaBrasil
+ Mais Informações ››››››

Cidade gaúcha pede na Justiça paralisação da Usina Foz do Chapecó

A Foz do Chapecó Energia S.A., empresa que administra a Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó, é alvo de uma ação na Justiça Federal ajuizada pelo município gaúcho de Derrubadas, onde fica o Parque Estadual do Turvo.

No processo, que está em fase de instrução, o município pede indenização por danos ambientais causados pela usina e requer a paralisação da operação da hidrelétrica até a comprovação da normalização do fluxo de água no Salto do Yucumã.

Segundo o assessor jurídico da prefeitura de Derrubadas, John Regis Gemelli dos Santos, a ação contra a empresa foi tomada após diversas tentativas de estabelecer um acordo. Ele explica que, desde o início da operação da usina, em 2010, o município acumula prejuízos em sua principal atividade econômica, o turismo. “Nós estamos pedindo uma reparação indenizatória e que façam o controle do volume de água”, afirma.

Gemelli diz que o fluxo de turistas que visitam o Salto do Yucumã tem caído significativamente nos últimos anos, o que seria uma consequência direta do aumento do nível do Rio Uruguai, que encobre o salto e prejudica a visibilidade durante o dia.

Uma possível solução proposta pelo município é a alteração no horário de vazão da hidrelétrica, com a abertura das comportas apenas à noite. A direção da Secretaria de Meio Ambiente do RS já teria feito um pedido ao Conselho Nacional de Recursos Hídricos para que altere a regra de operação da usina, de forma a antecipar o horário de liberação de água e ampliar o período de visibilidade do salto.
Inicialmente ajuizada perante à Comarca da Justiça Estadual de Tenente Portela/RS, a ação do município de Derrubadas foi transferida para a esfera federal.

ESTUDO

No final de 2016, o assunto foi tema de uma audiência na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul., com a presença de prefeito, vereadores, secretários municipais e empresários de turismo. Na ocasião, foi apresentado um estudo sobre a relação entre o fechamento e abertura das comportas da usina com o volume de água no salto.

“Não foi feito estudo de impacto ambiental após a construção da usina. Atualmente não temos como dizer quando o Salto está encoberto e nós vamos brigar pela preservação da maior queda longitudinal do mundo", disse na época o prefeito de Derrubadas, Almir José Bagega, em entrevista ao jornal Folha do Noroeste.

A direção da Foz do Chapecó não compareceu à audiência e informou, via ofício, que somente irá se pronunciar nos autos do processo. A empresa contesta os impactos da usina sobre o Salto do Yucumã e diz que a implantação da hidrelétrica “se deu em estrito cumprimento das obrigações previstas no contrato de concessão celebrado com a Agência Nacional de Energia Elétrica”.

NOTA DA FOZ DO CHAPECÓ ENERGIA S.A. NA ÍNTEGRA

A Foz do Chapecó Energia entende que a operação da Usina não prejudica a visibilidade do Salto do Yucumã, bem como não há prejuízos provocados pelo empreendimento sobre o turismo e a economia do município de Derrubadas.

A implantação da hidrelétrica se deu em estrito cumprimento das obrigações previstas no contrato de concessão celebrado com a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL e mediante a adoção de todas as medidas definidas nos estudos ambientais e exigidas pelo órgão ambiental competente (IBAMA).

Ressalta-se que a Usina Foz do Chapecó é uma usina a fio d’água, ou seja, caracterizada por um reservatório de pequenas proporções. Assim, toda água que chega à usina deve ser vertida ou turbinada, não acumulando volume significativo. Portanto, a existência da Usina Foz do Chapecó não altera as vazões à sua jusante e, desta forma, não é responsável por impactos nas variações de volume de água. Registra-se também que a distância entre a barragem da Usina e o início do Salto Yucumã é de 158 km pela calha do rio Uruguai.

Por último, destacamos que a empresa está ciente da audiência pública realizada e das alegações sustentadas pelo município de Derrubadas, mas mantém sua posição de que os referidos impactos não existem.

Por ser um assunto que tramita em esfera judicial, a Foz do Chapecó Energia optou por não participar da audiência pública. Tanto a empresa como o município de Derrubadas usufruem do direito de defender seu posicionamento perante a Justiça, dentro do processo legal e democrático estabelecido.

As informações são do WH3.COM.BR
+ Mais Informações ››››››

Câmara rejeita pedido de urgência à proposta de reforma trabalhista

O Plenário da Câmara dos Deputados rejeitou nesta terça-feira (18) o requerimento de urgência da proposta de reforma trabalhista (PL 6787/16). Foram 230 votos favoráveis, 163 contrários e uma abstenção, mas eram necessários 257 votos para aprovar a urgência.

O requerimento encurtaria os prazos para votação em Plenário, possibilitando sua análise na próxima quarta-feira. Agora, o projeto precisa seguir os prazos regimentais na comissão que analisa o tema.

A rejeição da urgência foi comemorada por deputados da oposição, que gritaram palavras de ordem e criticaram a proposta. “Esta votação mostra que, havendo mobilização da rua, se a sociedade lutar, nós podemos derrotar os projetos deste governo. Tentaram atropelar a votação da reforma trabalhista, mas não conseguiram”, disse o deputado Paulo Pimenta (PT-RS).
Vice-líder do governo, o deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS) minimizou o resultado. “Perdemos essa votação, mas foi uma batalha. Não perdemos a guerra e vamos transformar o País. Reforma se faz com dificuldades e com muito foco. O relatório virá para cá e nós vamos ganhar”, afirmou.

O relatório do deputado Rogério Marinho (PSDB-RN) sobre a reforma trabalhista amplia o poder dos acordos entre patrões e empregados sobre a legislação; faz ressalvas à recém-aprovada lei sobre terceirização (13.429/17); regulamenta o teletrabalho; e retira da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) a obrigatoriedade da contribuição sindical para trabalhadores e empregadores.

A proposta torna regra geral a prevalência dos acordos coletivos, enquanto o texto original previa a negociação mais forte que a lei em apenas 13 pontos. Agora, pelo texto de Marinho, o rol dos casos de acordo coletivo maior que a legislação é apenas exemplificativo e traz 16 temas, como banco de horas, parcelamento de férias e plano de cargos e salários. Por outro lado, Marinho acrescentou uma lista de 29 direitos que não podem ser reduzidos por negociação, como a liberdade sindical e o direito de greve, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e o salário mínimo.

Debate

Rogério Marinho disse que a proposta vai modernizar a legislação. “Tivemos o marco de 1943. O segundo, aconteceu com a Constituição de 1988. Agora, temos a oportunidade de colocar a lei no espírito do tempo, em 2017”, afirmou.

A proposta, no entanto, foi criticada pela oposição. Para o deputado Alessandro Molon (Rede-RJ), haverá perda de direitos com a prevalência dos acordos coletivos. “Imaginem o trabalhador brasileiro ter os seus direitos negociados por um sindicato corrompido e comprado por um setor econômico. Isso vai ter mais força do que a lei. O acordado já pode prevalecer sobre legislado hoje, desde que seja melhor para o trabalhador. Isso não está proibido, se for para garantir mais direitos ao trabalhador, mas, se for para garantir menos, está proibido”, afirmou.

Agência Câmara
+ Mais Informações ››››››

Homem que estuprou e engravidou a própria filha no RS está sendo procurado pela Polícia

O Poder Judiciário decretou nesta segunda-feira, 17, a prisão de Volmar Batista da Silveira Resmini, de 45 anos. Toco Resmini, como é conhecido, é acusado de estupro qualificado. A vítima é a filha dele, de 16 anos, que está grávida. Em Itacurubi no centro ocidental gaúcho.

O caso veio à tona no começo do mês de abril, após a menina passar mal e um exame apontar a gravidez. A adolescente, então, contou que era abusada sexualmente pelo pai desde os 14 anos, quando passou a morar com ele e que os abusos ocorriam quando a madrasta saía e ela ficava sozinha em casa com o pai. Por medo da reação do pai, a adolescente não denunciou o caso.

Segundo o Comissário de Polícia Bruno Pinto Dorneles, do Cartório de Proteção à Criança e ao Adolescente de Santiago, o inquérito que investiga o caso está em andamento. Várias questões estão sendo analisadas, inclusive a suspeita de que a menina tenha sido forçada a tomar chás abortivos após a gravidez ser descoberta.

Em Itacurubi, a população reagiu com revolta após tomar conhecimento do caso. Há poucos dias um carro que seria do acusado foi incendiado.

Procurado pela Polícia e não encontrado, o acusado foi considerado foragido da Justiça. A Polícia Civil solicita que qualquer pessoa que possua informações sobre o paradeiro de Toco Resmini entre em contato pelos telefones 197 ou 3249-9436. Não é preciso se identificar ao efetuar as denúncias.

*As informações são do Blog Rafael Nemitz.
+ Mais Informações ››››››

Feriado de Tiradentes terá Viagem Segura com quatro dias de fiscalização intensiva

Foto: Divulgação Brigada Militar
Polícia Rodoviária Federal, Brigada Militar e Comando Rodoviário da BM estão mobilizados para a 72ª edição da Viagem Segura. A operação de Tiradentes, que se estende por quatro dias, tem início à zero hora desta quinta-feira (20) e se estende até a meia-noite de domingo (23). Em Porto Alegre, haverá como sempre, megablitz na saída do feriadão, somando os esforços da Polícia Civil e dos agentes da Balada Segura à Viagem Segura.

Analisando os acidentes no período de 2007 a 2016, o Detran/RS identificou que Tiradentes tem uma média de 6,6 vítimas fatais/dia, pouco mais que a média geral dos 15 feriados e datas comemorativas em que vem ocorrendo a operação (6,5 mortes/dia). No ano passado, foram 31 mortes em cinco dias de operação, considerando as pessoas que morreram até 30 dias após o acidente.

Quanto aos locais em que ocorreram as mortes, destacam-se os municípios de Porto Alegre (11), seguido por Caxias do Sul (oito) e Rio Grande, Lagoa Vermelha e Passo Fundo (seis cada um). Somente as rodovias federais BR 116, BR 392 e BR 285 respondem por 28% das mortes ocorridas no período. A análise identifica informações estratégicas que permitem o emprego mais eficaz dos efetivos de policiamento e fiscalização de trânsito, bem como ações educativas preventivas.

Sobre a Viagem Segura

A Operação Viagem Segura, que completou cinco anos de atividades no último feriado de 15 de novembro, tem como principais parceiros Polícia Rodoviária Federal (PRF), Brigada Militar (BM), Comando Rodoviário da BM (CRBM), Detran/RS e Polícia Civil. Também colaboram ANTT, DNIT, Cetran/RS, DAER, EGR, Famurs, Setcergs, SindiCRD, Metroplan, órgãos de trânsito municipais (EPTC, de Porto Alegre) e Lions Club.

Nas 71 edições até agora efetuadas, mais de 4,8 milhões de veículos foram fiscalizados. O resultado foi a autuação de 795,6 mil infrações, o recolhimento de mais de 76,8 mil veículos e 20,7 mil Carteiras Nacionais de Habilitação. Foram aplicados 157,5 mil testes de etilômetro, que registraram 14,3 mil infrações por alcoolemia, além das 1.242 autuações por recusa.


Ascom Detran RS
+ Mais Informações ››››››

Confira a lista com os 50 desafios do jogo Baleia Azul

O jogo Baleia Azul ou Blue Whale vem preocupando internautas do mundo inteiro, desde que surgiu este jogo da morte, que supostamente está relacionado a 130 casos de suicídio na Rússia. Veja a lista completa com os 50 desafios do jogo Baleia Azul.

Conforme já orientamos anteriormente neste artigo, os pais devem tomar o máximo de cuidado com o que seus filhos acessam na internet. Se perceber mensagens subliminares estranhas na linha do tempo das redes sociais de seus familiares e amigos, fique alerta. Por isso, é importante conhecer os 50 desafios do jogo Baleia Azul. Confira logo abaixo.

50 desafios do jogo Baleia Azul

1. Com uma navalha, escreva a sigla “F57” na palma da mão e em seguida enviar uma foto para o curador.

2. Assista filmes de terror e psicodélicos às 4:20 da manhã, mas não pode ser qualquer filme, o curador indicará, lembrando que ele fará perguntas sobre as cenas, pois ele quer saber se você realmente assistiu.

3. Corte seu braço com uma lâmina, “3 cortes grandes” mas é preciso ser sobre as veias e o corte não precisa ser muito profundo, envie a foto para o curador, e seguirá para o próximo nível.

4. Desenhe uma baleia azul e enviar a foto para o curador.

5. Se você está pronto para se tornar uma baleia escreva “SIM” em sua perna. Se não, corte-se muitas vezes “Castigue-se”.

6. Tarefa em código.

7. Escreva “F40” em sua mão, envie uma foto ao curador.

8. Em sua rede social, escreva “#i_am_whale” no seu status do VKontakte(Rede Social Russa) ou no Facebook. O texto significa “Eu sou uma Baleia”.

9. Ele te dará uma missão baseada no seu maior medo, ele quer fazer você superar esse medo.

10. Acorde as 4:20 da manhã e suba em um telhado, quanto mais alto melhor.

11. Desenhe uma foto de uma baleia azul na mão com uma navalha e enviar a foto para o curador.

12. Assista filmes de terror e psicodélicos, todas as tardes.

13. Ouça as músicas que os “curadores” te enviarem.

14. Corte seu lábio.

15. Fure sua mão com uma agulha muitas vezes.

16. Faça algo doloroso, “machuque-se”, fique doente.

17. Procure o telhado mais alto, e fique na borda por algum tempo.

18. Suba em uma ponte e sente-se na borda por algum tempo.

19. Suba em um guindaste ou pelo menos tente.

20. No próximo passo o curador irá verificar se você é de confiança.

21. Encontre outra baleia azul, “outro participante”, o curador te indicará.

22. Pendure-se novamente em um telhado alto, e apoie-se na borda com as pernas penduradas.

23. Outra tarefa em código.

24. Tarefa secreta.

25. Reunião com uma baleia azul que o curador indicará.

26. O curador indicará a data da sua morte, e você aceitará.

27. Acorde as 4:20 e vá a uma estrada de ferro.

28. Não fale com ninguém o dia todo.

29. Fazer um voto de que você é realmente uma Baleia Azul.

30-49. Todos os dias, você deve acordar às 4:20 da manhã, assistir a vídeos de terror, ouvir música que “eles” lhe enviam, fazer 1 corte em seu corpo por dia, falar “com uma baleia”. Durante o intervalo dos desafios entre 30 e 49.

50. Tire sua própria vida.

Fonte: OPTClean Tecnologia
+ Mais Informações ››››››

943 - 19 DE ABRIL, QUA - QUAL O MEU ANSEIO MAIS PROFUNDO


+ Mais Informações ››››››

Reforma da Previdência começará a ser votada 8 de maio

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta terça-feira que a reforma da Previdência começará a ser votada no plenário da Casa a partir de 8 de maio. Por se tratar de uma emenda constitucional, a proposta precisa ser votada em dois turnos e, para ser aprovada, precisa de pelo menos 308 votos favoráveis, o equivalente a 3/5 dos 513 deputados.

O parecer do relator, deputado Arthur de Oliveira Maia (PPS-BA), sobre a reforma deve ser lido nesta quarta-feira, 19, na comissão especial que analisa a matéria. Em seguida, serão concedidos prazos de vistas de duas sessões para deputados analisarem o texto, o que deve jogar a votação no colegiado para a semana entre 24 e 28 de abril. "No plenário, devemos votar a partir de 8 de maio", disse Rodrigo Maia, em rápida entrevista ao Broadcast Político, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado, ao chegar a Câmara.

O deputado do DEM evitou comentar sobre o protesto de policiais contra a reforma da Previdência, que gerou confusão e quebradeira na Câmara. Mais cedo, um grupo de manifestantes quebrou vidraças da chapelaria, uma das principais entradas da Casa. Policiais legislativos, então, reagiram com bombas de gás lacrimogênio e gás de pimenta. "Não afeta a reforma da Previdência", limitou-se a comentar Rodrigo Maia.
+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!