quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Jornal Comunitário - Rio Grande do Sul - Edição 1389, do dia 21 de Dezembro de 2017

Edição 1389, do dia 21 de Dezembro de 2017
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR:
OPÇÃO 01 IVOOX
OPÇÃO 02 DRIVE

Um Jornal Comunitário de edição colaborativa, produzido pelas emissoras de Rádios Comunitárias do Estado do Rio Grande do Sul, seja você um correspondente da sua região, entre em contato pelos telefones Whatsapp 54 9611 0186 ou 54 3367 1351.

OUÇA NA EDIÇÃO DE HOJE:

· Rio Grande do Sul tem o menor índice de Dengue da história.

· Comando da Brigada Militar determina avaliação jurídica para decidir sobre anulação de questões do concurso.

· Em 2017, o povo só perdeu, Mas é preciso ter esperança, porque em 2018 temos chance de mudar o Brasil.

· OAB-RS vai questionar na Justiça aumento de 30% na conta de luz.

· Atenção, afogamentos são mais comuns no verão.
+ Mais Informações ››››››

PROGRAMA INFORMATIVO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE TRÊS PALMEIRAS DE 20-12-2017

+ Mais Informações ››››››

Programa Passos na Fé de 20-12-2017


+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade Edição 1889 de 20-12-2017

+ Mais Informações ››››››

Brique da Liberdade - Vende-se Carreta agrícola

Este espaço está destinado para divulgação de objetos que estão a venda por seus proprietários pelo programa "BRIQUE DA LIBERDADE".

Nota: A ACCLTP não se responsabiliza por nenhum problema relacionado a transação de negócio, nos limitamos a divulgar os produtos a venda, o brique é de inteira responsabilidade dos envolvidos.

VENDE-SE CARRETA AGRÍCOLA, MOTOR TOBATA, TR 9
INTERESSADOS TRATAR PELO FONE 054 99612 4364
Até: 28-12-2017

Nota: A ACCLTP (Rádio Comunitária Liberdade) não se responsabiliza por nenhum problema relacionado a transação de negócio, nos limitamos a divulgar os produtos a venda, o brique é de inteira responsabilidade dos envolvidos.
Visite nosso Blog e fique bem informado CLIQUE AQUI 
+ Mais Informações ››››››

É hoje a Abertura Oficial do Natal em Três Palmeiras

Quero convida-los para um grandioso evento que acontece hoje em Três Palmeiras. Será o Espetáculo de Natal. O evento inicia as 20 horas na Praça Municipal.

Serão várias atrações, entre elas, apresentações do Grupo de Balé, corais municipais e um grande espetáculo do Grupo Artístico Municipal.

Obs: Em caso de chuva o evento será realizado no Centro de Eventos.

Assescom/Prefeitura Municipal
+ Mais Informações ››››››

Lista de aprovados no Vestibular Especial CESURG é divulgada

Os candidatos aos cursos superiores do CESURG realizaram a prova do Vestibular Especial nos últimos dias. Os vestibulandos puderam optar entre duas datas: o sábado (16), às 14h, ou a segunda-feira (18), às 20h.
A prova do sábado foi composta por um módulo de redação, no qual os candidatos que realizaram a prova no sábado tiveram de redigir um texto dissertativo-argumentativo sobre "Fake News: afinal, o que são notícias falsas?", e na segunda-feira acerca do “Sistema carcerário no Brasil”. As vagas disputadas pelos vestibulandos são remanescentes do Vestibular Regular para os cursos de graduação em Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica em Marau; e aos cursos de Administração, Agronomia, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Educação Física, Gestão de Cooperativas, Medicina Veterinária e Pedagogia no CESURG em Sarandi. As matrículas dos aprovados devem ser efetuadas presencialmente na Secretaria Acadêmica de 19 a 22 de dezembro, das 13h30min às 22h.
Abaixo, em ordem alfabética, a lista de aprovados no Vestibular de Verão 2018/01*:

Alan Fábio Mazutti
Alan Patryk Da Luz
André Luis Tavares Bugs
Andrei Henrique Schmitz
Andrei Vinicius Salcher
Andréia de Araújo Pacheco
Andrieli Schiuza de Sousa Pierini
Caroline Hollas
Cleo Fernando Braga
Daniel Capoane
Everton Felipe Carpenedo
Felipe Cesar Riboli Talhetti
Franciele da Motta Lamb
Gabriel Cezarotto
Gian Luis Schmitt
Glauciane do Amaral
Genal Romário Copini
Gregori Herculino Baldissarella
Isadora Mariana de Oliveira
João Paulo Hebert Bueno
Juliana Alba Franceschetto
Kalize Oliveira da Rosa
Kananda Pilati
Kelly Thais Machado Ramos
Leticia Maria Teixeira
Lucas Conterato Scopel
Luis Pedro da Silva
Luísa Didomenico Sacon
Luiz Henrique Fiorentin
Mauricio Delgado Stefanello
Mayara Inelve Brandão Duranti
Mickael Felipe Rozo Cazarotto
Morgane Daniela Lorenzi
Poliana Cardoso da Silva
Sabrina Piuco
Tainan Fernandes Rossetto
Tamires Brancher
Tamires da Costa Manfro
Tiago Dal Pupo Rigon
Welinton Bondan Tonin
Xanda Ruany Cardoso Machado
Alex Brocco
Camila Cristina Titton
Dunha da Rosa
Eduardo Felippe
Guilherme Perin
Henriqui Decesare Carminatti
Junior Sella
Leonardo Chiarentin Marques
Luís Henrique Argenton
Maicon Maciel de Lima
Marcelo Jea Ganzer
Maria Regina Cerbaro
Romulo De Britto Tibolla


* Os nomes estão em ordem alfabética, não representando, necessariamente, a ordem de desempenho. O desempenho individual não está disponível para consulta.


Confira os documentos necessários para a matrícula: Fotocópia da Carteira de Identidade (RG); Fotocópia do CPF; Fotocópia do Título de Eleitor (para maiores de 18 anos); Fotocópia da Certidão de Nascimento ou Casamento; Fotocópia do Certificado de Reservista ou prova de estar em dia com a obrigação militar (para candidatos do sexo masculino); Fotocópia do Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente (original ou autenticada); Fotocópia do Histórico Escolar de Ensino Médio ou equivalente (original ou autenticada); 2 fotos 3x4 (iguais e recentes); e comprovante de residência.  As fotocópias deverão ser apresentadas com os originais confirmando a autenticidade e os menores de 18 anos deverão estar acompanhados de responsável financeiro.



Assessoria de Comunicação CESURG
+ Mais Informações ››››››

Operação policial contra roubo de gado desarticula quadrilha em Dom Pedrito

Força tarefa já prendeu três pessoas e outros sete mandados de busca e apreensão foram autorizados pela justiça. Durante as buscas foram apreendidos restos de animais abatidos, armas de fogo e munições.
A força tarefa de combate aos crimes rurais e abigeato da Polícia Civil realizou na manhã desta terça-feira (19), a Operação Upucaraí, em Dom Pedrito, na Região da Campanha do Rio Grande do Sul. Três pessoas já foram presas por posse irregular de arma de fogo e sete armas foram apreendidas. Durante as buscas foram apreendidos restos de animais abatidos, sete armas de fogo e diversas munições.

Segundo os delegados responsáveis pela operação, Cristiano Ritta e Andre Matos Mendes, a quadrilha é investigada por diversos roubos de gado em propriedades rurais ocorridos nos últimos meses.

A justiça autorizou ainda outros sete mandados de busca e apreensão em propriedades rurais no assentamento Upucaraí, interior município.

Durante as investigações a polícia identificou que a quadrilha carregava os animais durante a madrugada, a cavalo, para o assentamento Upucaraí, na localidade de Ponche Verde. Nesse local os animais eram abatidos. A carne é comercializada nas cidades próximas.

"O bando também é investigado por outras modalidades de furtos a estabelecimentos rurais, subtraindo objetos como ferramentas, armas, arames, entre outros. Alguns dos indivíduos já possuem passagens na polícia por crimes semelhantes".

Para polícia o controle efetivo de abate e lotação de animais ainda não é possível pela falta de integração dos sistemas informatizados das Secretarias da Agricultura e Segurança.

Fonte: G1/RS
+ Mais Informações ››››››

Menina de 4 anos morre após disparo acidental de arma de fogo do pai

Uma menina de quatro anos morreu no início da tarde desta terça-feira (19), em São José do Norte, na Região Sul do Rio Grande do Sul, após disparar acidentalmente uma arma de fogo do pai contra ela mesma.

De acordo com a polícia, Victória de Jesus da Silva encontrou o revólver calibre 38 no guarda-roupa do quarto do pai, com quem passava alguns dias de férias. O homem foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e omissão de cautela.

"Ele foi autuado em flagrante e vai ser encaminhado ao sistema penitenciário", garantiu o delegado Ronaldo Coelho, responsável pela investigação do caso.

O disparo atingiu a cabeça, de raspão. Victória chegou a ser socorrida com vida e foi encaminhada ao hospital Santa Casa de Rio Grande, mas não resistiu ao ferimento.

Fonte: G1/RS
+ Mais Informações ››››››

Trágico acidente resulta na morte de um casal e deixa uma criança ferida na RS 307 em Santa Rosa

Um grave acidente na tarde desta terça-feira (19) resultou na morte de um casal, na RS 307 no trajeto entre Santa Rosa e Candido Godói. O acidente, uma saída de pista aconteceu por volta das 17h na localidade de Dr. Pedro de Toledo, em Santa Rosa.

De acordo com informações do Comando Rodoviário da brigada Militar (CRBM), morreram o motorista de um Ford Verona de Candido Godói, Márcio Rogério Weiss, de 36 anos e a esposa dele Elisiane Kriesel Weiss, 33 anos e ficou ferido o filho do casal de 10 anos de idade, que foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e o Samu, e encaminhado a UPA.

O veículo era conduzido no sentido Candido Godói-Santa Rosa, e por motivos desconhecidos o motorista perdeu o controle da direção do carro que saiu da pista batendo com violência contra árvores na lateral da rodovia. O automóvel ficou completamente destruído.

Fonte: Paulo Marques Notícias
+ Mais Informações ››››››

Idoso morre em acidente na BR 285 em Ijuí

Um idoso de 80 anos, morreu vítima de uma colisão transversal que envolveu o veículo Voyage que ele conduzia e um Focus, na BR 285 em Ijuí. O acidente aconteceu no trevo de entroncamento com a RS 342.

De acordo com informações da PRF, por volta das 10h40min, o idoso dirigia o automóvel com placas de Horizontina na RS 342 no sentido Catuípe-Ijuí, e no momento de ingressar na BR 285 cortou a frente do Focus com placas de Santa Cruz do Sul, que seguia no sentido Ijuí-Santo Ângelo.

A vítima que estava sozinha no carro foi identificada como empresário horizontinense Bruno Trennephol, morreu no local do acidente. O outro veículo também era ocupado apenas pelo motorista, que não ficou ferido.

Fonte: Paulo Marques Notícias
+ Mais Informações ››››››

Veículo com roupas furtadas é apreendido em Casca

O POE da Polícia Rodoviária Estadual de Casca em uma abordagem, na tarde desta terça feira (19) apreendeu um veiculo, com um homem e quatro mulheres contendo varias peças de roupas furtadas. 

A mercadoria com etiquetas e sensores são oriundas de furtos das Lojas Paludo e Por Menos da cidade de Três Passos.

Os presos são de Porto Alegre e possuem passagem pela Polícia, o motorista segundo informações é um ex-Brigadiano e atualmente é motorista de Uber em Porto Alegre.

A Policia agora trabalha na identificação já alguns deles não portavam documentos.

Fonte: Seara FM
+ Mais Informações ››››››

Operação deflagrada em Alpestre tem participação do TCE-RS

A Operação Paiol, deflagrada pelo Ministério Público (MP) de Alpestre, que resultou no afastamento do prefeito, do vice-prefeito, além de dois secretários e assessores, teve ativa participação de auditores do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), do Serviço Regional de Auditoria de Frederico Westphalen. Os agentes públicos afastados de suas funções são suspeitos de envolvimento em esquema de fraude na compra de maquinários e veículos e na contratação de obras. O prejuízo aos cofres públicos é estimado em R$ 10 milhões.

A participação dos auditores do TCE-RS, que se deu por solicitação do Ministério Público Estadual, auxiliou na coleta de documentos que integram a prova no processo criminal. De acordo com os auditores do TCE-RS que atuaram na Operação, Ben-Hur Kummer Bittencourt, Claudia Passamani Vieira, e Robinson Puhl, coordenador do Serviço Regional, os indícios coletados, tanto em fiscalizações in loco quanto no Portal de Transparência do município, envolvem licitações, notas de empenho, e fotos das visitas às obras abrangidas no processo.

Em 2015, o Tribunal já havia constatado o descumprimento de formalidades em licitações no município. Além disso, há uma inspeção especial pendente de julgamento no TCE-RS, que envolve a suspeita de irregularidades na licitação e contratação de empresa prestadora de serviços de pavimentação asfáltica. A análise e a materialização dos documentos coletados estão sob responsabilidade do Ministério Público.

Assescom/TCE-RS
+ Mais Informações ››››››

Falta de chuvas poderá prejudicar lavouras de verão

A falta de chuvas poderá ocasionar perdas nas lavouras de verão. As lavouras de milho estão com 30% da área plantada em fase de germinação e desenvolvimento vegetativo, 50% em floração e 20% em enchimento de grãos, segundo o informativo conjuntural do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Erechim. Já o milho silagem está com 20% em desenvolvimento vegetativo, 50% em floração e 30% em enchimento de grãos. A cultura com bom desenvolvimento bom potencial produtivo.

As lavouras de soja estão com 95% da área plantada em fase de desenvolvimento vegetativo em bom estado e 5% em floração. A recomendação técnica, segundo a Emater/RS-Ascar é, no momento, para que os produtores façam o monitoramento das lavouras e, se necessário, o combate de pragas. Alguns produtores estão iniciando os tratamentos com fungicidas. Em algumas lavouras foi observada a compactação da terra e em outras houve ataque do Tamanduá da soja, Bicudo da soja (Sternechus subsignatus).

A cultura do feijão está com 10% em desenvolvimento vegetativo, 40% em floração, 40% em enchimento de grãos e 7% madura por colher e 3% colhido, produtividade 1800 kg/ha.
As olerículas apresentam boa produção e qualidade. A maior parte é comercializada em feiras municipais. A fruticultura também apresenta bom desenvolvimento com produção de boa qualidade. Os produtores começam a colheita de uvas e de outras frutas como pêssego e maçã dos cultivares Eva e Princesa.

Fonte: Assescom/Emater
+ Mais Informações ››››››

Trabalhadores têm menos de 10 dias para sacar Abono Salarial de 2015

Os trabalhadores com direito ao Abono Salarial ano-base 2015 têm menos de 10 dias para sacar o benefício nas agências bancárias. O prazo termina no dia 28 de dezembro e não haverá nova prorrogação. Cerca de 1,4 milhão inscritos no PIS e no Pasep não haviam sacado o dinheiro até o final de novembro. O valor disponível soma R$ 979,54 milhões. O Sudeste acumula quase metade desse recurso, com R$ 521,15 milhões (veja tabela abaixo).

Para ter direito ao Abono Salarial ano-base 2015, o trabalhador formal precisa estar enquadrado nos seguintes critérios: vínculo formal a uma empresa ou órgão público por pelo menos 30 dias em 2015; remuneração média de até dois salários mínimos no período trabalhado; inscrição no PIS há pelo menos cinco anos; e ter seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, alerta para o encerramento do prazo. “Restam apenas 10 dias para os trabalhadores sacarem esse dinheiro e ainda tem o feriado do Natal na agenda bancária. Portanto, quem ainda não viu se tem direito, procure os bancos ou ligue para o telefone 158 do Ministério do Trabalho. Se informe, e se tiver direito ao benefício não deixe de sacar o dinheiro que pode ajudar a colocar as contas em dia neste final de ano”, alerta.

O chefe de divisão do Abono Salarial do Ministério do Trabalho, Márcio Ubiratan, explica que o valor que cada trabalhador tem para receber é proporcional à quantidade de meses trabalhados formalmente em 2015. Quem trabalhou o ano todo recebe o valor na íntegra. Quem trabalhou um mês, por exemplo, recebe 1/12 do valor, e assim sucessivamente. Os pagamentos variam de R$ 79 a R$ 937.

Os trabalhadores da iniciativa privada, que são vinculados ao PIS, sacam o dinheiro nas agências da Caixa ou lotéricas de todo o país. Já os servidores públicos, com vínculo no Pasep, retiram o benefício no Banco do Brasil.

Para saber se tem direito

Alô Trabalho
É o serviço de informações do Ministério do Trabalho. Atende pelo número 158. As ligações são gratuitas de telefone fixo em todo o país.

Caixa
A Caixa fornece a informação aos beneficiários do PIS pelo telefone 0800-726 02 07 ou pessoalmente nas agências.

Banco do Brasil
O Banco do Brasil atende os beneficiários do Pasep no número 0800-729 00 01 ou pessoalmente nas agências.

Agência Brasil
+ Mais Informações ››››››

Defesa Civil adverte para risco de temporal no RS nesta quarta

Regiões do Norte, Nordeste e Oeste devem ser as mais afetadas pela chuva

A Defesa Civil emitiu um alerta para a possibilidade de chuva intensa e tempestades com raios para esta quarta-feira no Rio Grande do Sul. Segundo o órgão, o Estado também corre risco de receber granizo e vendaval durante o dia. As regiões do Norte, Nordeste e Oeste do território gaúcho devem ser as áreas mais afetadas pelo tempo instável. De acordo com a Defesa Civil, espera-se chuva entre 50-100mm e ventos entre 60 a 90 km/h.

Conforme a previsão da MetSul, a quarta em Porto Alegre deve ser dividida entre sol e períodos de chuva. A temperatura deve seguir amena e não ultrapassa 26°C. Assim como ocorre no restante do Estado, onde a nebulosidade persiste até o domingo, véspera de Natal. O sol deve aparecer nos próximos dias, entretanto o aquecimento e maior umidade favorecem a formação de nuvens e chuva localizada, típica do verão.

Fonte: AuOnline
+ Mais Informações ››››››

Energia da CEEE sobe quase 30% para gaúchos de 72 municípios

Energia da CEEE sobe 12 vezes mais que a inflação

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta terça-feira (19), em Brasília, o reajuste anual nas tarifas de energia da CEEE em 29,29% para os consumidores residenciais e de 33,54% às indústrias.

O reajuste é 12 vezes maior que o índice de inflação registrado até o momento em 2017, que é de 2,5%. A empresa diz que o reajuste é necessário devido à queda de receita e ao aumento dos investimentos.

Hoje, a CEEE atende a aproximadamente 1,6 milhão de unidades consumidoras, o que corresponde a cerca de 4 milhões de pessoas, em Porto Alegre e outros 71 municípios gaúchos – incluindo as regiões Metropolitana, Litoral, Campanha e Sul. A mudança nas tarifas valerá a partir da publicação no Diário Oficial da União.

Fonte: AuOnline
+ Mais Informações ››››››

A Régis Bittencourt agora é toda em pista dupla

Obra na Serra do Cafezal, na BR-116, custou R$ 1,3 bilhão; tráfego nos novos trechos foi liberado nesta terça (19)
Para os motoristas que usam a rodovia BR-116, na ligação entre Curitiba e São Paulo, os problemas causados por um pequeno trecho de pista simples devem acabar a partir de terça-feira (19). É quando a concessionária Autopista Régis Bittencourt começa a autorizar o tráfego nos novos trechos duplicados na Serra do Cafezal. A liberação do trânsito nos dez quilômetros cruciais, que costumavam representar acidentes e demora, deve acontecer em etapas e ser concluída na quarta-feira (20).

Localizada entre as cidades paulistas de Miracatu e Juquitiba, a 300 quilômetros de Curitiba, a Serra do Cafezal representava um afunilamento na ligação Sudeste-Sul. Com a circulação de mais de 22 mil veículos por dia, era um dos principais gargalos logísticos do país. Encravada numa das áreas mais conservadas de Mata Atlântica, a obra na Serra do Cafezal era um desafio. Mas o trajeto de pista simples representava um tormento para quem dependia da rodovia. Além dos riscos à vida, era sinônimo de atrasos. Mesmo as batidas mais simples significavam longas filas, com vistas para o barranco.
 
Faltava a duplicação de 30 quilômetros, que foram previstos várias vezes, ao longo das últimas décadas. A obra começou em 2010 e o trechos foram sendo liberados aos poucos, à medida que ficavam prontos. É um dos projetos mais caros de engenharia do Brasil: a concessionária precisou fazer quatro túneis e 35 viadutos, consumindo R$ 1,3 bilhão. São duas pistas novas, com acostamento, no sentido SP-PR, e as três antigas ficaram para o fluxo inverso da Régis Bittencourt.



Fonte: Gazeta do Povo
+ Mais Informações ››››››

Ônibus acidentado no México levava turistas brasileiros

A secretaria de Segurança Pública do estado de Quintana Roo, no México, confirmou que o acidente de ônibus desta terça-feira (19) deixou 12 pessoas mortas, em sua maioria turistas estrangeiros. Entre as vítimas está um menor de idade.

O veículo levava 31 passageiros e pertence à empresa Turismo Costa Maya. O grupo havia desembarcado no país em um navio de cruzeiro da Royal Caribbean e seguia para a zona arqueológica de Chacchobén. A embarcação está ancorada em Mahahual, na Costa Maya, no Caribe mexicano.

As 18 pessoas feridas foram internadas em quatro hospitais da região, mas cinco já foram liberadas. De acordo com a Costa Maya Mahahual, empresa oficial de turismo da região, entre os passageiros estavam italianos, norte-americanos, suecos e brasileiros, mas ainda não se sabe a identidade dos mortos.

"Por sua parte, a Secretaria Estadual de Turismo está em contato permanente com os escritórios consulares para ajudar na comunicação com os familiares das vítimas e feridos, entre eles cidadãos de Estados Unidos, Suécia e Brasil", diz uma nota do Governo do Estado de Quintana Roo - o comunicado não menciona a Itália.

O acidente teria sido causado por um pneu furado, que teria feito o veículo sair da estrada e tombar. Segundo a imprensa local, o motorista fugiu. O Ministério das Relações Exteriores da Itália está verificando o envolvimento de conacionais na tragédia.

Fonte: AuOnline
+ Mais Informações ››››››

Agentes funerários da região reúnem-se em Passo Fundo para cobrar fim dos atrasos na liberação de corpos

A falta do plantão do cartório na madrugada e a impossibilidade do translado sem o registro de óbito têm dificultado o trabalho das funerárias e causado transtornos aos familiares, em um dos momentos mais delicados que se pode passar.

Reunidos ontem (19) em frente a Central de Óbitos de Passo Fundo, que fica junto ao Cemitério da Vera Cruz, cerca de 10 agentes funerários pediram por mais facilidade na liberação dos corpos. Os trabalhadores vieram das cidades de Tapejara, Ibiaçá, Coxilha, Ernestina e outras próximas de Passo Fundo.

O agente funerário, Oclacir Bianchi relatou que a burocracia atrasa o atendimento das funerárias e a entrega do corpo no local do velório. Destacou que os mais prejudicados são os familiares dos falecidos.

Dependendo da demora da liberação e do estado do corpo, muitos velórios têm o tempo reduzido, ou seja, a despedida dos familiares torna-se mais rápida. Bianchi disse que se nada for feito, as funerárias vão ser culpadas.

Para o grupo, o ideal seria a abertura do cartório das 1h às 8h, que durante a semana é fechado, ou então que os agentes pudessem levar os corpos para as suas cidades de origem e de lá enviassem o número do óbito por e-mail para a Central de Passo Fundo. Ressaltou que hoje há um descaso com as famílias.

Registros de óbitos durante a madrugada poderão ser feitos nas cidades de origem provisoriamente

Respondendo pelo Cartório de Registros de Passo Fundo, Francine Ghelen Braga entrou em contato  para dar um posicionamento sobre o horário de funcionamento do plantão.

Conforme ela, há uma autorização judicial para o cartório operar no horário estipulado e os funcionários apenas cumprem a lei. Se a justiça mandar abrir 24 h ou com um plantão 24 h, isso será cumprido.

Francine afirmou que está acontecendo uma arbitrariedade do município na questão dos registros. A Central de Óbitos, no entendimento de Francine, está retendo todos os registros na cidade. Explicou que o município resguarda sua decisão em uma lei Estadual que proíbe o registro em cidades diferentes de onde ocorreu a morte.

Porém, foi sancionada em setembro uma lei federal, que anula todo o resto, autorizando que estes registros sejam feitos na cidade onde a pessoa falecida morava. Para Francine, essa é a solução para todos e que vai facilitar principalmente o trabalho das funerárias.

Após a entrevista, os agentes funerários foram informados por representantes da Prefeitura que podem, em casos de morte na madrugada, fazer o registro na sua cidade de origem e enviar via e-mail os dados para a Central de Óbitos de Passo Fundo tomar conhecimento.

Esta prática será usada por enquanto somente nos casos de registros fora de hora, até que o município tenha uma posição do Estado sobre a adoção da lei federal.

+ Mais Informações ››››››

Hemopasso lança campanha incentivando doação de sangue para as festas de fim de ano

Nesse período de festas de fim de ano, cresce o número de vítimas de acidentes de trânsito e de distúrbios gastrointestinais provocados por má alimentação ou excesso de álcool. Com esses casos, também aumenta o número de transfusões de sangue nos hospitais.

Por isso, o Hemopasso está com uma campanha para incentivar a doação, principalmente dos grupos O negativo e positivo, e garantir os estoques de sangue nessa época. O órgão atende 139 municípios e 44 hospitais da região.

Hoje (20) o Hemopasso vai atender com horário estendido, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h. Para ser doador é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos e pesar acima de 50 quilos.

No dia da doação é necessário estar descansado, bem alimentado e hidratado e não ter consumido bebida alcoólica nas últimas 12 horas. Deve-se evitar fumar por pelo menos 2 horas antes.

Para doar é preciso agendar um horário pessoalmente ou pelo telefone (54) 3311-5555. O Hemopasso fica localizado na Avenida Sete de Setembro, 1055.

+ Mais Informações ››››››

Rio Grande - Suspeito de dois homicídio é preso

A Polícia Civil, por meio da 1ª Delegacia de Polícia de Rio Grande, com apoio da 2ª Delegacia de Polícia desse município, prendeu, nesta terça-feira(19), suspeito de dois homicídios ocorridos em Rio Grande. 

Com ele, foram apreendidos quatro armas de fogo, munições, maconha e celulares.

+ Mais Informações ››››››

Sete pessoas da mesma família são presas por tráfico de drogas no Litoral Norte

Nesta terça-feira (19), a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Xangri-lá, com apoio da Brigada Militar, prendeu sete pessoas, por tráfico de drogas. Foram presos três mulheres e quatro homens, da mesma família, nas praias de Rainha do Mar, Noiva do Mar, Atlântida Sul e Capão da Canoa. 

De acordo com o delegado Roland Short, a ação denominada Operação Livramento, objetivou coibir o tráfico de drogas e outros crimes, oferecendo à comunidade maior segurança neste fim de ano.

+ Mais Informações ››››››

Entre Rios do Sul - Adolescente é apreendido suspeito de homicídio

Nesta terça-feira (19), a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Entre Rios do Sul, com apoio da Delegacia de Polícia de Nonoai, apreendeu um adolescente por ato infracional análogo a homicídio.

De acordo com a delegada Diana Zanatta, a infração ocorreu no município de Entre Rios do Sul.

+ Mais Informações ››››››

1118 - 20 DE DEZEMBRO, QUA - A ÁRVORE DE NATAL

+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!