terça-feira, 27 de março de 2018

Jornal Comunitário - Rio Grande do Sul - Edição 1458, do dia 28 de Março de 2018

Edição 1458, do dia 28 de Março de 2018
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR:

OPÇÃO 01 IVOOX

OPÇÃO 02 DRIVE

Um Jornal Comunitário de edição colaborativa, produzido pelas emissoras de Rádios Comunitárias do Estado do Rio Grande do Sul, seja você um correspondente da sua região, entre em contato pelos telefones Whatsapp 54 9611 0186 ou 54 3367 1351.


NA EDIÇÃO DE HOJE:

· Professores da UFPEL organizam curso de extensão para debater o golpe de 2016.

· Comunidade acadêmica da UnB protesta contra ameaça de demissões.

· Brasil contabiliza 16 mortes de políticos por campanha eleitoral.

· Fraude em concursos no estado, nove pessoas são denunciadas.

· Farinha de Cruzeiro do Sul é primeiro alimento a ter indicação geográfica no Brasil.

· Entidades da indústria farmacêutica alertam para fim do programa Farmácia Popular.
+ Mais Informações ››››››

Programa do STR de 27-03-2018

+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade Edição 1955 de 27-03-2018

+ Mais Informações ››››››

ACONTECE HOJE EM TRÊS PALMEIRAS A FEIRA DO PEIXE

Está Acontecendo no dia de hoje a 3º Feira do Peixe de Três Palmeiras, no local está sendo comercializado filé de peixe, peixe eviscerado e peixe vivo. A Feira que teve início as 9 da manhã está acontecendo na praça municipal no centro da cidade e vai seguir durante a tarde.

O evento é uma realização da Emater/RS Ascar e do Governo Municipal de Três Palmeiras. Veja algumas fotos do evento.


+ Mais Informações ››››››

Nota de Falecimento 27-03-2018


INFORMA O SERVIÇO DE UTILIDADE PUBLICA DA RÁDIO COMUNITÁRIA LIBERDADE TRÊS PALMEIRAS
FALECIMENTO

A FUNERÁRIA SANTO ANTÔNIO JUNTAMENTE COM OS FAMILIARES DE ÉRICA MARIA PANDOLFI COMUNICAM COM PESAR O FALECIMENTO DA MESMA OCORRIDO HOJE EM SUA RESIDENCIA EM  RONDA ALTA
SEU CORPO ESTÁ SENDO VELADO NA CAPELA MORTUÁRIA PADRE GUILHERME DE RONDA ALTA

A MISSA DE CORPO PRESENTE SERÁ HOJE AS 16:30 NA CAPELA MORTUÁRIA PADRE GUILHERME, SEGUINDO APÓS PARA SEPULTAMENTO NO CEMITÉRIO MUNICIPAL DE RONDA ALTA

NOTICIAMOS COM PESAR O FALECIMENTO DE ÉRICA MARIA PANDOLFI HOJE OCORRIDO.
SERVIÇOS FÚNEBRES ESTÃO A CARGO DA FUNERARIA SANTO ANTÔNIO DE TRÊS PALMEIRAS.

INFORMOU O SERVIÇO DE UTILIDADE PUBLICA DA RÁDIO COMUNITÁRIA LIBERDADE.

+ Mais Informações ››››››

Ventos derrubam e arrancam árvores de grande porte em Marcelino Ramos

Mais uma vez os moradores da região do Alto Uruguai foram testemunhas da força e do poder da natureza frente ao homem. Tempestades que cheguem repentinamente e em poucos segundos são capazes de destruir o que se levou dezenas ou até centenas de anos para se construir.

Os ventos fortes no final de semana deixaram rastros de destruição em várias comunidades na região de Marcelino Ramos. Imagens impressionantes, encaminhadas ao Portal de Marcelino, foram registradas na comunidade de São Caetano, na propriedade de Serginho Beal. Além de destelhamentos, danos em lavouras de milho e pomares, o vento arrancou árvores gigantes.

Pelas fotos é possível ver e imaginar a força com que ele passou pela propriedade, lembrando até mesmo numa espécie de tornado pelas condições em que deixou algumas árvores que ficaram contorcidas. Outras tombaram inteiras, ficaram com as raízes de fora.

Árvores de grande porte não resistiram as forças dos ventos que cairiam com facilidade. Há muitos anos não se registrava uma tempestade desta magnitude nesta região. Há relatos também de estragos em outras regiões do municípios principalmente envolvendo destelhamentos.

Fonte: Portal de Marcelino
+ Mais Informações ››››››

Mulher é assassinada com dois golpes de faca no centro de Xanxerê e o suspeito é um ex-companheiro

Uma mulher de 22 anos foi assassinada na tarde deste segunda-feira, dia 26, por volta das 18h30, na Rua Maranhão, centro de Xanxerê. Indianara de Moura, 22 anos, foi executada com golpes de faca e o principal suspeito é o seu ex-companheiro. A Polícia Militar foi chamada para atender a ocorrência, porém não conseguiu localizar o suspeito de cometer o crime.

De acordo com as informações, a vítima foi surpreendida pelo ex-companheiro quando ela desembarcava em uma parada de ônibus, próximo a um educandário onde ela estudava enfermagem. A vítima foi golpeada no pescoço e no abdômen.

A vítima chegou a ser levada ao Hospital Regional de Xanxerê, mas não resistiu aos ferimentos morreu logo depois de ser atendida. Os familiares informaram que Indianara de Moura, 22 anos, teria se separado há três meses e residia na cidade de Entre Rios com a sua mãe.

O suspeito deixou o local com um veículo prata e segue desaparecido.

Fonte: AtualFM
+ Mais Informações ››››››

Casal de policiais militares de SC é baleado em assalto no RN

Caroline, que supostamente estava grávida, teria morrido a caminho do hospital
Um casal de policiais militares de Santa Catarina que estaria de férias em Natal, no Rio Grande do Norte, foi baleado durante um assalto em uma pizzaria nesta segunda-feira. A soldado Caroline Plescht teria sido atingida por dois disparos no peito e não resistiu aos ferimentos. Ela teria morrido a caminho do hospital e estaria gravida. Já o sargento Marcos Paulo da Cruz foi atingido no ombro e encaminhado para atendimento médico e, a princípio, não corre risco de morrer. A informação foi confirmada pela Associação de Praças de Santa Catarina (Aprasc).

Conforme informações repassadas pelo presidente da Aprasc, Elisandro Lotin de Souza, o casal estava em uma pizzaria quando o assalto ocorreu e foram identificados como policiais militares no momento em que os criminosos pegaram os pertences. O casal trabalhava no 2º Batalhão de Polícia Militar de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. A Assessoria de Comunicação Social do da PM divulgou uma nota confirmando o ocorrido e informou que "está tomando todos os procedimentos possíveis" e que estão "fazendo o que podem para auxiliar a família" dos policiais.

Ainda conforme Lotin, ainda não há informações sobre a transferência do sargento Marcos ou sobre o translado do corpo da soldado Caroline. Está previsto, para esta terça-feira, que um representante da PM catarinense viaje até Natal para auxiliar nessas questões.
Na página da Polícia Militar de Santa Catarina no Facebook, o relato da tragédia:
"Na noite de segunda-feira (26), o casal de Policiais Militares, sargento Marcos Paulo da Cruz e soldado Caroline Plescht, encontravam-se de férias na cidade de Natal - RN quando por volta das 21h à pizzaria em que estavam foi assaltada por dois homens armados, que ao perceberem a presença dos policiais, exigiram que os dois ficassem de joelhos e desferiram dois disparos de arma de fogo em cada um.

O Sargento Marcos Paulo da Cruz foi atingido no ombro e está internado em situação estável. Já a soldado Caroline Plescht foi atingida no peito, não resistindo aos ferimentos, veio a óbito antes da chegada ao hospital.

A Polícia Militar de Santa Catarina está de Luto e lamenta o fato de pessoas serem vítimas de homicídio pelo simples fato de terem escolhido a Polícia como profissão e está deslocando o Chefe de Gabinete do Comando Geral e uma Assistente Social para fornecer suporte psicológico ao sargento Marcos Paulo da Cruz e tomar as medidas necessárias para o translado do corpo da soldado Caroline Plescht.

Quartel do Comando-Geral, 27 de março de 2018.

JOÃO BATISTA RÉUS
Tenente-coronel PM Chefe
Centro de Comunicação Social"

Fonte: Diário Catarinense
+ Mais Informações ››››››

Filhotes de Onça Pintada são encontrados mortos às margens da RS 343 em Cacique Doble

Em julho de 2016 outro filhote também foi encontrado atropelado no mesmo local

Na manhã desta segunda-feira (26) moradores verificaram dois animais atropelados as margens da ERS 343, em Cacique Doble.

Os animais são filhotes de onça pintada e possivelmente tenham sido atropelados. O animal está ameaçado de extinção. Em julho de 2016 outro filhote também foi encontrado atropelado no mesmo local. Em setembro de 2014 uma onça parda adulta foi encontrada morta na rodovia que liga Paim Filho à Cacique Doble.

Desde 1970, severas leis protegem o animal, mas é preciso também proteger o seu ambiente natural. A rápida redução de seu habitat é outra ameaça significativa. Outro motivo que contribui para o risco de extinção da espécie é a sua necessidade de viver em um amplo território. Por esse motivo, pode invadir fazendas em busca de animais domésticos, despertando a ira de fazendeiros que a matam sem piedade. Apesar de extinta em muitos países da América do Norte e América do Sul, a onça-pintada continua sendo caçada.

Fonte: Regional FM
+ Mais Informações ››››››

Mãe e filho morrem após veículo cair em barragem em Iraí

Filho da vítima era acadêmico de engenharia civil da Universidade Regional Integrada - Campus de Frederico Westphalen
Pouco depois do meio-dia desta segunda-feira, 26 de março, com auxílio de um trator, populares conseguiram mover o Volkswagen/Gol que caiu no rio do Mel em uma barragem na localidade de linha Corticeira, zona rural de Iraí, no Norte gaúcho. O Corpo de Bombeiros de Frederico Westphalen e a Brigada Militar acompanharam o trabalho de retirada das vítimas, cujos corpos foram encaminhados para perícia.

Estão confirmadas as mortes dos dois ocupantes do veículo, mãe e filho. Eles foram identificados como Orfila Maria Bertin, de 61 anos, e Ricardo Bertin, de 21 anos.
A suspeita é de que nas primeiras horas da manhã, entre 5h e 5h30, o condutor tenha perdido o controle da direção e caído da estrutura, que também serve como ponte e não possui defensas, tampouco sinalização adequada.

A Polícia Civil está investigando o caso. Segundo o delegado Ercilio Carletti, pessoas que passaram pelo local avistaram nas águas uma roda do carro submerso e o cadáver da idosa fora do automóvel, enroscado em galhos. "Amarraram o veículo na margem e somente à tarde com um caminhão pra retirar", explicou Carletti.

URI emite nota de pesar

O curso de engenharia civil da Universidade Regional Integrada (URI) - Campus de Frederico Westphalen emitiu nota de pesar em razão da morte de Ricardo Bertin, que era acadêmico da instituição. As aulas do curso foram suspensas nesta segunda-feira.

Fonte: Folha do Noroeste
+ Mais Informações ››››››

PC prende golpista do conto do bilhete em Passo Fundo

O acusado possui antecedentes
Na manhã do último sábado (24), os agentes da 2ª Delegacia da Polícia Civil, coordenados pelo Delegado Cláudio Edgar Trindade Belcamino e pelo chefe de investigações Comissário Castaldi, efetuaram a prisão preventiva de um estelionatário em Passo Fundo.

A equipe da Seção de Investigações da 2ª DP realizou diligências e conseguiu identificar a quadrilha que aplicou um golpe do conto do bilhete premiado no dia 26 de fevereiro deste ano. O fato ocorreu no município de São Gabriel e fez vítima uma idosa de 77 anos, sendo que ela perdeu uma quantia de R$ 40 mil.

Os policiais de São Gabriel forneceram imagens que flagram os passo-fundenses aplicando o golpe. Com isso, o Delegado Belcamino solicitou os mandados de prisão preventiva e também de buscas e apreensão.

O jovem Alessandro Bogoni, de 28 anos, foi capturado em seu apartamento, localizado na Rua José Reolon no Centro. No imóvel foram apreendidas as roupas que o acusado utilizava no dia do golpe, além de celulares, joias, relógios e comprovantes de depósitos bancários.

Na Rua Porto Alegre no bairro Vera Cruz, os policiais deram a batida na casa da Cátia Passamani, de 33 anos, porém ela não foi encontrada e está na situação de foragida da justiça.

Bogoni foi levado até a delegacia e depois recolhido ao Presídio Regional de Passo Fundo.

O Comissário Castaldi ressaltou que o nome dos outros indivíduos ainda não serão divulgados devido estarem envolvidos em outras investigações, mas não descartou a possibilidade de suas prisões serem efetuadas a qualquer momento.

Quem tiver informações que levem ao paradeiro de Cátia Passamani podem repassar aos telefones 190 da Brigada Militar ou 197 da Polícia Civil.

+ Mais Informações ››››››

Chuvas devem atrapalhar colheita de soja nesse período

As chuvas ajudam no desenvolvimento das lavouras de soja de ciclos mais tardios, mas podem atrapalhar o período da colheita no campo. Em Passo Fundo mais de 50% da soja está pronta para ser colhida, mas a previsão para essa semana é de chuva para quase todos os dias, o que preocupa os agricultores. 

Se tiver condições, a recomendação é fazer a colheita. A soja é um produto perecível, podendo avariar no pé, perder potencial produtivo, ou ainda apodrecer.

No programa Cotações e Mercado de ontem (25), o engenheiro agrônomo da Emater, Claudio Doro, explicou que o ideal seria um bom planejamento de lavoura nas médias e grandes propriedades, com plantação escalonada. 

Com o plantio de grupo de maturação diferenciado, não secaria toda a soja ao mesmo tempo. Destacou que fazer uma rotação de cultura e escalonamento na época de plantio por grupo de maturação pode favorecer o agricultor nesses anos atípicos de excesso de chuva na colheita.

+ Mais Informações ››››››

Onda de incêndios propositais preocupa penitenciários de Passo Fundo e transferências serão a resposta ao invés de soltura

Pela segunda vez o Instituto Penal de Carazinho foi atingido por chamas e teve sua estrutura danificada. O local, que tem 108 presos no semiaberto, teria capacidade para atender 64 apenados. Na tarde do último domingo (25) as chamas tomaram conta do prédio, instantes após a saída dos detentos para o banho de sol, ninguém ficou ferido e a suspeita é de que o sinistro tenha sido intencional. Ainda no domingo, uma decisão da Vara de Execuções Criminais de Carazinho decidiu pela liberação dos apenados, em função da estrutura estar totalmente danificada. O fato deixou em alerta o sistema prisional da região.

De acordo com o diretor do Instituto Penal de Passo Fundo, Luiz Alves, a hipótese dos apenados atearem fogo para serem liberados causa uma receio grande aos agentes. Contudo, ele afirmou que, caso isso ocorra em Passo Fundo, os detentos não serão liberados e sim transferidos para outras unidades. Alves explicou que já existe uma conversa com o delegado regional para tratar dessa possibilidade. Na programação, o diretor afirmou ser totalmente contrário a liberação e alertou aos apenados sobre a transferência.

O diretor explicou que a transferência pode acontecer até para unidades da fronteira do Estado, bem distante de Passo Fundo. Atualmente o Instituto Penal de Passo Fundo conta com mais de 200 presos no semiaberto e mais 80 no monitoramento eletrônico. Além disso, a unidade está dando apoio ao instituto de Espumoso com mais 49 apenados no sistema eletrônico. Sobre os detentos serem monitoradas por tornozeleiras, o diretor disse ser possível, mas que a medida será mais rígida com a transferência.

O diretor disse ainda que o instituto já foi alvo de incêndio e que na época os detentos também foram transferidos.

+ Mais Informações ››››››

Polícia entrega inquérito e indicia marido de contadora desaparecida em Palmeira das Missões

Após ganhar um novo prazo para as investigações sobre o desaparecimento da contadora Sandra Mara Lovis Trentin, em Palmeira das Missões, a Polícia Civil entregou o inquérito para a justiça na manhã da última sexta-feira (23).

Diligências sobre caso, porém, continuam acontecendo para esclarecer as circunstâncias e, principalmente, definir a localização do corpo de Sandra.

A Polícia Civil enviou uma nota onde explica que o marido e o jovem preso tem participação na morte da contadora, com o marido pagando a este para dar fim na mulher. Durante os últimos dias vários contrapontos foram encontrados nos depoimentos, com o marido alegando que estava sendo extorquido por criminosos que diziam estar com a mulher.

“Com base nos elementos indiciários colhidos no inquérito policial, os dois homens presos preventivamente foram indiciados pelo homicídio da contadora. Apurou-se até o momento, que o marido teria pago uma certa quantia para que o outro rapaz, que está preso, possivelmente com outras pessoas, matasse a contadora”, diz a nota.

Fonte: Rádio Uirapuru
+ Mais Informações ››››››

Quadrilha é presa com caminhonetes roubadas no trecho Lajeado/Soledade

Os veículos seriam levados ao Paraguai
Um casal foi preso em ação conjunta da Brigada Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal no final da tarde desta segunda-feira, 26/03, na BR-386 em Soledade. A ação foi a culminância de uma operação que iniciou ainda pela manhã.

De acordo com informações, o setor de inteligência da Brigada Militar vinha monitorando três caminhonetes que saíram da região metropolitana e seguiam no sentido capital/interior. Durante a tarde, a BM e Polícia Rodoviária Federal (PRF) fizeram a interceptação dos veículos em Lajeado, sendo que dois foram recuperados e uma seguiu em sentido a Soledade, quando após as 17h foi interceptada por policiais nas proximidades do km 256, na divisa entre Soledade e Fontoura Xavier.

Em Lajeado, três pessoas foram presas e foram recuperadas duas Mitsubishi Pajero. Já em Soledade um casal foi detido e uma caminhonete, Mitsubishi L200 foi apreendida. Os três veículos estavam com placas clonadas.

Um helicóptero da Brigada foi utilizado na operação e os presos foram encaminhados a DP de Soledade para o registro de ocorrência. Informações iniciais apontam que o caso envolve uma quadrilha especializada em roubos de veículos e que as caminhonetes estariam sendo levadas para o Paraguai onde seriam negociadas.


Fonte: ClicSoledade
+ Mais Informações ››››››

1193 - 27 MARÇO, TERÇA - A PASCOA NO INICIO E O DOMINGO DE RAMOS

+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!