sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Sábado fica chuvoso na Metade Sul

No domingo, instabilidade se espalha por todo o território gaúcho

O tempo fica instável neste sábado na Metade Sul do Rio Grande do Sul, com alerta para temporais e grandes volumes de chuva na zona Sul, na Campanha e em parte da Fronteira Oeste. Conforme a MetSul Meteorologia, região Metropolitana de Porto Alegre, Litoral Norte, Planalto e Serra ainda devem ter predomínio do sol ao longo do dia.

No domingo, a perspectiva é de instabilidade espalhada por todo o Estado. A partir de terça-feira, a queda da temperatura deve ser acentuada em todo o Rio Grande do Sul.

Na tarde desta sexta-feira, a máxima chegou a 37,3ºC em Campo Bom. Na zona Norte de Porto Alegre, conforme o sistema Metroclima, os termômetros marcaram 36,3ºC.

Fonte: Rádio Guaíba
Postado Por: Alcione Gondorek
+ Mais Informações ››››››

Bolo de cenoura

Ingredientes :
  • 1/2 xícara (chá) de óleo
  • 3 cenouras médias raladas
  • 4 ovos
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
Cobertura:
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 3 colheres (sopa) de chocolate em pó ou achocolatado
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • Se desejar uma cobertura molinha coloque 5 colheres de leite 
  • Modo de Preparo

    1. Bata no liquidificador primeiro a cenoura com os ovos e o óleo, acrescente o açúcar e bata por uns 5 minutos
    2. Depois numa tigela ou na batedeira, coloque o restante dos ingredientes misturando tudo, menos o fermento
    3. Esse é misturado lentamente com uma colher
    4. Asse em forno pré-aquecido (180ºC) por 40 minutos
    Para a Cobertura:
    1. Misture todos os ingredientes, leve ao fogo, faça uma calda e coloque por cima do bolo
    2. Se o seu liquidificador for bem potente, o bolo todo pode ser feito nele 
     Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Informativo da Crehnor do dia 13 de setembro de 2013.

 


Fonte: Jorge André Rogerio

Postado por: Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade edição do dia 13 de setembro de 2013.

Alcione.

Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Saiba como driblar os riscos dos alimentos contaminados por ratos

Além de água e sabão, as embalagens devem ser higienizadas com uma solução de água sanitária em água.

Os ratos são responsáveis pela transmissão de 55 doenças e é necessário tomar uma série de cuidados para evitar a contaminação, principalmente por alimentos. Recentemente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a venda de um lote de catchup de uma marca famosa. A medida ocorreu seis meses depois que a PROTESTE Associação de Consumidores identificou pelos de roedores em uma amostra do produto, o que casou furor em todo país.
— É natural que fatos como esse tenham grande repercussão. Os ratos formam uma rede global e subterrânea de transmissão de doenças — lembra o biomédico Roberto Martins Figueiredo.
Apoiando-se em dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o especialista lembra que mais de 55 enfermidades podem ser transmitidas dos ratos para seres humanos. As mais comuns são leptospirose, tifo, salmonelose, hantavirose e a febra da mordida do rato, ou febre da mordedura do rato.
Esta última é uma infecção ocasionada por bactérias transmitidas pelo animal. Ao contrário do que o nome sugere, a transmissão não se dá somente pela mordida dos roedores. Outra forma comum de contrair a doença é a ingestão de alimentos contaminados com a saliva desses animais. O agente causador dessa doença é a bactéria Streptobacillus moniliformis, encontrada na cavidade oral e na garganta de ratos.
Por sua vez, a leptospirose é uma infecção provocada por uma bactéria presente na urina dos ratos, que causa febre, dores e hemorragias. No Brasil a doença infecta milhares de pessoas todo ano e é um dos maiores riscos decorrentes de enchentes.
Tomando alguns cuidados dá para diminuir consideravelmente os riscos de contaminação por doenças transmitidas por ratos. Quando um alimento industrializado contiver no interior de sua embalagem algo estranho, o melhor é evitar seu consumo e procurar um médico ou agente sanitário.
O lado de fora das embalagens também pode representar riscos. Ao chegar do supermercado com as compras, é prudente lavar as embalagens de alimentos antes de colocá-las na despensa. Tome cuidado especial com as latas de bebidas, especialmente refrigerantes e cervejas.
— Assim como outras embalagens, elas podem ter sido contaminadas durante a armazenagem e conter microorganismos maléficos. Todo cuidado é pouco, pois muita gente leva as latinhas diretamente à boca — diz Figueiredo.
Além de água e sabão, as embalagens devem ser higienizadas com uma solução de água sanitária em água — na proporção de uma colher de sopa de água sanitária para cada litro de água.
Fonte:BEM-ESTAR
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!