terça-feira, 8 de outubro de 2013

REALIZADO PRIMEIRO ENCONTRO DE INTEGRAÇÃO E RECEPÇÃO A TODOS OS ALUNOS DO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO



Na tarde desta terça feira no centro de eventos aconteceu o primeiro encontro de integração e recepção a todos os alunos do programa Brasil alfabetizado no município de Três Palmeiras a secretária de educação e cultura Loivani Teresinha Colares deu a abertura e as boas vindas aos alunos que participarão do programa.

O Brasil alfabetizado  é um programa  que dá oportunidade a todas aquelas pessoas que por um motivo ou outro nunca puderam freqüentar a escola.

As aulas acontecerão duas vezes por semana, aqui na cidade no distrito de Vila Progresso na área Indígena, linha Fortaleza, Cachoeira e linha Pinheiro, com as turmas trabalharão
oito professores. 


Reportagem:Alcione Gondorek

+ Mais Informações ››››››

Governador do Estado dá parecer favorável à implantação de curso de medicina no Cesnors

Em resposta à solicitação feita pela Direção do Centro de Educação Superior Norte - RS e demais autoridades da região norte, o Governador do Estado, Tarso Genro, reiterou, na sexta-feira, dia 27 de setembro, posição integralmente favorável à implantação do Curso de Medicina no campus de Palmeira das Missões, resposta esta já manifestada no decorrer do programa de Interiorização, realizado no último mês.

Para o Governo do Estado, novos cursos universitários em todas as áreas do saber, da ciência e da tecnologia, contribuem para consolidar o ciclo atual de desenvolvimento sustentável na região, formando os especialistas que necessitamos para acelerar o crescimento, qualificar as políticas públicas e melhorar a qualidade de vida dos gaúchos.

Em relação à criação do Curso de Medicina na UFSM campus Palmeira das Missões, afirma que criaria oportunidades para que mais jovens dos municípios do Norte possam ingressar na carreira médica, além de criar um centro de referência nacional na pesquisa e na formação de médicos, tão necessários para o aprimoramento do atendimento no Sistema Único de Saúde do país.

Dessa forma, o Governo do Estado coloca-se à disposição para contribuir da melhor forma possível para o êxito do movimento.

A UFSM se propõe, nesse sentido, a um curso diferenciado em termos de ensino, pesquisa e extensão com foco em saúde pública e saúde da família.

Fonte: Rádio Comunitária FW

Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Saiba quando uma batida na cabeça deve ser motivo de preocupação

 Em casos de perda de consciência, é necessário levar a vítima ao pronto-atendimento

Neste domingo, o governo da Argentina anunciou que a presidente Cristina Kirchner, 60 anos, ficará de repouso por 30 dia em decorrência de um traumatismo crâniano sofrido em agosto deste ano, que ocasionou um hematoma subdural crônico. O fato lançou um alerta: quando bater a cabeça deve ser motivo de preocupação?

Quando a batida na cabeça, conhecido como trauma crânio-encefálico (TCE), gerar apenas dor na hora da pancada em traumas corriqueiros, quando esbarramos a cabeça na ponta de um armário, por exemplo, não precisa haver motivo para preocupação.

No entando, segundo o neurologista do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, André Felício, em casos de concussão cerebral — perda breve de consciência — é necessário ficar alerta.
— Casos em que o indivíduo perde transitoriamente a consciência, recuperando completamente a mesma após um intervalo de tempo curto (de segundos a minutos) são um desafio. Se por um lado a concussão é um evento muito comum, associado ao trauma, por outro, pode ser a ponta do iceberg de problemas iminentes — afirma André.

O especialista aponta também que diante de um TCE, deve-se fazer as seguintes perguntas: 1) O indivíduo recuperou totalmente a consciência? 2) Existe uma dor de cabeça que está piorando progressivamente? 3) Existem náuseas e vômitos? 4) Existe qualquer alteração neurológica? 5) Houve crise convulsiva?

Se a resposta for "sim" para alguma dessa questões, é necessário levar a vítima da batida ao pronto-atendimento. No hospital, uma investigação completa com exame de imagem deverá ser definida pelo médico, assim como cuidados gerais, tempo de observação ou internação hospitalar.

Dois cuidados importantes devem ser tomados em casos de concussão: é importante tentar manter a vítima acordada para acompanhar o nível de consciência e interação com o ambiente; não deve-se tentar alimentar ou oferecer líquidos ao paciente.

— Existem algumas situações de risco, em que a chance de hemorragias após um TCE pode ser alta. Por exemplo, nas pessoas que fazem uso de remédios que alteram a coagulação do sangue, desde aspirinas até anticoagulantes — ressalta o especialista.

André ainda afirma que a preocupação com sinais de alarme e grupos de risco — como idosos e crianças — define prioridades e quem deve ser levado imediatamente a um serviço de urgência e emergência.
Fonte:BEM - ESTAR
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade edição do dia 09 de outubro de 2013.

Alcione

Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/