terça-feira, 26 de novembro de 2013

Cranberry ajuda a reduzir infecções urinárias e melhora a saúde cardíaca

Estudos indicam, ainda, que a fruta pode proteger contra doenças crônicas, além de melhorar o funcionamento dos vasos sanguíneos

Um novo estudo publicado no jornal internacional Advances in Nutrition — que veicula as principais pesquisas na área da nutrição — indica que o cranberry, fruto encontrado normalmente seco ou na forma de suco no Brasil, pode ajudar a reduzir a incidência de certas infecções, além de melhorar a saúde cardíaca e inflamações. Segundo os especialistas, o alimento fornece compostos bioativos únicos.

Jeffrey Blumberg, diretor do Laboratório de Antioxidantes e Professor na Escola de Nutrição Cientifícia Friedman, diz que milhares de estudos já haviam mostrado os benefícios da fruta para a saúde. Ele destaca, por exemplo, que os polifenóis encontrados no cranberry promovem um trato urinário saudável e protegem contra doenças cardiovasculares e crônicas.

Com base nos estudos, os pesquisadores concluiram que as vantagens da fruta são devido a proantocianidinas do tipo A, um polifenol da família de flavonóides, que ajuda a proteger contra as infecções do trato urinário (ITU). Além disso, evidências apontam que o cranberry também pode impedir o problema.

Os pesquisadores também citaram, ainda, que o cranberry é um aliado da saúde cardíaca, pois melhora os níveis de colesterol no sangue, além de reduzir a pressão arterial, a inflamação e o estresse oxidativo. A fruta também ajuda a suportar a função endotelial e reduzir a rigidez arterial. Ela promove, assim, o funcionamento dos vasos sanguíneos, ajudando a retardar a progressão da aterogênese e formação de placa, que podem levar a ataques cardíacos e derrames. 

Contribuíram para o artigo dez especialistas no assunto. Entre eles, estão médicos da Universidade Tufts, Universidade Estadual da Pennsylvania, Universidade de Boston, Universidade Rutgers, Instituto Nacional Francês de Estudos na Agricultura, Universidade de East Anglia, no Reino Unido, e Universidade Heinrich-Heine, na Alemanha. Eles disponibilizaram mais de 150 publicações, a fim de criar a mais completa pesquisa sobre os efeitos da fruta na saúde.

Fonte:Vida
Postado por:Elisete Bohrer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/