terça-feira, 26 de novembro de 2013

Em entrevista na RPI prefeito de Vicente Dutra culpa Funai por ação de índios

A calma voltou ao município de Vicente Dutra, no Norte do Estado, divisa com Santa Catarina, onde índios Caingangues oriundos de diversas regiões e, coordenados pela Reserva de Iraí, invadiram a cidade, tomaram um estabelecimento turístico e saquearam cabanas e turistas. “Eles querem demarcar uma nova reserva que abrangeria inclusive uma grande região urbana”, relatou o prefeito João Paulo Pastori em entrevista para a Rádio Progresso na manhã de hoje, 26.

O chefe do Executivo chegou a decretar situação de emergência no território de Vicente Dutra devido a falta de segurança publica, haja vista que o município possui uma guarnição militar com apenas um sargento e um soldado. Diante da agressividade cometida pelos indígenas a população se uniu e promoveu um levante que por pouco não resultou em tragédia. Cerca de 500 pessoas da cidade, muitas delas armadas, marcharam contra os invasores, fazendo-os recuar para o interior.

Nas imediações das comunidades de Linha Pinheiro, Linha Mendes e Erval os índios interromperam uma estrada com barricadas feitas com paus e pedras, impedindo a passagem de veículo, pessoas e até do transporte escolar. Mas novamente a população interveio e resolveu o problema fazendo com que os invasores retornassem para suas cidades. O prefeito de Vicente Dutra culpa a Funai que teria forjado um laudo, no qual tenta comprovar que a área foi habitada por índios no passado.

O prefeito concorda e vai mais além, dizendo que o país todo e a América foram habitadas por índios, mas em alguns casos o próprio governo vendeu as terras aos colonizadores que se encontram nestas propriedade, em alguns casos, há mais de um século e com documentos em mãos. No município, 64 famílias correm o risco de perderem suas propriedades, enfatizou o prefeito dizendo confiar na Justiça.

Fonte: RPI
Postado por:Elisete Bohrer


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/