terça-feira, 26 de novembro de 2013

Terça começa com sol, mas terá pancadas de chuva no RS

Nebulosidade será maior na fronteira e Sudoeste, onde podem ocorrer temporais isolados

O sol aparece com nuvens nesta terça-feira no Rio Grande do Sul e devem ocorrer pancadas de chuva de verão entre a tarde e a noite. A nebulosidade será maior nas áreas próximas da fronteira com o Uruguai e no Sudoeste do Estado devido à proximidade de uma frente fria que atua no Uruguai.

A massa de ar quente e úmido que cobre o Estado se instabiliza e, apesar do sol da manhã, no fim do dia calor e a umidade favorecem a formação de nuvens carregadas. Há risco até de chuva forte e temporais em pontos isolados.

As mínimas serão amenas, rondando os 13°C em São José dos Ausentes e 14°C em Vacaria. As máximas superam os 30°C em diversos pontos e alcançam 35°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 20°C e 34°C.

Pancadas isoladas de chuva provocadas pela combinação de calor e umidade como nesta segunda-feira no Estado e se repetem em várias regiões nesta terça, são típicas dos meses quentes do ano. Os fenômenos não ocorrem nos meses frios, quando sistemas de escala sinótica (frente fria, frente quente e centros de baixa pressão) são responsáveis por trazer precipitação.

Estes primeiros eventos de chuva gerados por calor e umidade marcam o ingresso do Estado no regime de precipitação de verão e que vai até março e, ocasionalmente, meados de abril. Frentes frias e centros de baixa pressão ainda provocam chuva neste período, mas soma-se o fator do calor e da umidade que estimula a formação de nuvens carregadas, de desenvolvimento vertical, e que costumam surgir rapidamente em horas da tarde e do começo da noite.

As pancadas tendem a ser isoladas e passageiras, o que torna a chuva no verão irregular. Já que associadas a nuvem carregadas, não raro estas pancadas são acompanhadas de vento forte e granizo com danos localizados.
Fonte: Metsul

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/