quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Passo Fundo - Conscientização na hora do consumo da água

As chuvas que têm caído nos últimos dias estão ajudando para que o abastecimento de água não sofra racionamento. No entanto, com o forte calor que atravessa o município, o consumo de água tem aumentado nos últimos meses, principalmente dezembro e janeiro. Esta situação faz com que as pessoas aumentem o consumo de água. Conforme o Coordenador Operacional da CORSAN, Rubens Nunes Maciel, está sendo feito um monitoramento nas duas barragens que abastecem o município, tanto na Fazenda da Brigada, quanto o Arroio Miranda. “Nosso abastecimento hoje em Passo Fundo continua normal, o que aconteceu é que na barragem da Fazenda diminui 45 centímetros. Já no Arroio Miranda seu limite ainda está transbordando”, explicou ele.

(As barragens ainda estão com sua capacidade para abastecimento normal, em decorrência das chuvas dos últimos dias / FOTOS PAULO RICARDO DOS SANTOS)

As grandes estiagem aconteceram nos anos de 2011 e 2012. Em relação ao ano passado ocorreu um princípio de estiagem. Com relação a este ano, em termos de consumo, se comparado ao mês de dezembro de 2013 o mesmo período de 2012, teve um aumento de 7,8% a mais de consumo de água em realização a 2012. “Em janeiro de 2014 em relação com 2013 o consumo aumentou em 4,2%. De fato ocorreu um acréscimo, se não fosse as chuvas do início de janeiro ficaria difícil”, afirmou ele.

Maciel explica que o nível da água está dentro do previsto, as barragens estão com uma reserva garantida de abastecimento de 4 meses. “Esperamos que não precise ser racionada a água. A barragem da Fazenda da Brigada comporta 3,5 milhões de metros cúbicos e o da Miranda 1,3 milhões de metros cúbicos, se for somado as duas barragens se tem a garantia de 4 meses ou mais de abastecimento de água.

Ainda segundo o coordenador, o que se nota é que as pessoas têm usando bastante água para se refrescar chegando a tomar até 3 banhos por dia e também utilizado muito piscinas de plásticos. Ele alerta que a falta de conscientização com lavagens de carros e de calçadas nesta época com os fortes calores acaba fazendo com o aumento do consumo excessivo de água aconteça. “É importante as pessoas começarem a diminuir os minutos dos banhos já que são frequentes com o forte calor”, ressalta ele. Dicas para economizar água
Manter a torneira fechada ao escovar os dentes abrir somente quando for necessário;
Na hora de lavar a louça, enquanto ensaboar ela manter a torneira fechada;
Usar a maquina de lavar roupas na capacidade máxima;
Cuidar os vazamentos que podem acontecer na residência;
Reutilizar água sempre que possível;
Lavar o carro e as calçadas com baldes evitar usar a mangueira;
Tratar a água das piscinas para não precisar trocar com frequência,
Diminuir o tempo dos banhos;
Manter a válvula da descarga sempre regulada;
Fonte: Diario da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/