quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Calor no Rio Grande do Sul pode chegar a 45 graus

“Acredite. Tá ruim, vai ficar pior.” É com esse aviso preocupante que o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall abre um post do blog da MetSul Meteorologia (www.metsul.com) publicado ontem, no qual alerta sobre uma elevação ainda maior das temperaturas no Rio Grande do Sul. Quem pensava que a insuportável onda de calor já estava perto do fim, pode esperar máximas de até 45 graus nos próximos dias. 
Segundo Nachtigall, a temperatura subirá ainda mais, especialmente no Centro e no Norte do Estado, onde atua o ar mais quente. “Prepare-se para alguns dos dias mais quentes que você já experimentou no seu tempo de vida nesta segunda metade da semana. O calor extremo, que ninguém aguenta mais, vai piorar, e com marcas incomuns e muito raras na climatologia do Estado. Será um período comparável ao registrado em grandes cidades da Austrália, como em Melbourne e Sydney, nas poderosas ondas de calor que afetam o país da Oceania”, adverte o meteorologista.

Ontem, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 40,4 graus em Campo Bom, cidade que geralmente tem as maiores temperaturas do Estado. Em Porto Alegre, a máxima foi de 39,3. Já o Sistema Metroclima assinalou 41,2 graus na estação da zona Norte da Capital. No entanto, a sensação térmica foi maior, assim como as marcas apontadas pelos termômetros de rua, que invariavelmente superam a medição oficial.

Hoje, as máximas seguem semelhantes às de ontem, podendo atingir picos históricos na sexta-feira, quando terão chance de recordes na Região Metropolitana. E no final de semana, segundo a MetSul, podem ser esperadas temperaturas de 40 a 42 graus na Grande Porto Alegre. “Tudo isso à sombra”, avisa Nachtigall. “No Vale do Paranhana, pela geografia local, não são descartadas máximas de 43 ou 44 graus, talvez atingindo 45 em alguns pontos.”

Já pela medição do Inmet, as temperaturas alcançam entre 39 e 40 graus até sábado, com “agradáveis” 37 graus amanhã. A quinta-feira também terá a menor máxima da semana na Capital, de 35 graus - nos demais dias, fica entre 37 e 38. A chuva deve se fazer presente em todas as regiões gaúchas durante todo esse período, mas de forma isolada e passageira.

Os prognósticos não precisam por quanto tempo mais vai durar a onda de calor, mas o meteorologista Eugenio Hackbart, também da MetSul, já adiantou, pelo Twitter, outra má notícia. “Modelo global de maior acerto no mundo, usado na @metsul, indica flutuação diária na intensidade, mas calorão até metade da semana que vem”, escreveu ele. Ou seja, realmente vai ficar pior.
 
Fonte:Rádio Comunitária FW
Postado por:Elisete Bohrer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/