quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Governo apresenta plano de expansão do acesso digital e repassa 300 computadores a 50 municípios



Ações de inclusão digital em diversas cidades do Rio Grande do Sul e em serviços públicos, como saúde e educação, foram o tema do Fórum RS Digital, realizado nesta terça-feira (12), em Porto Alegre. No evento, que reuniu integrantes dos governos estadual e federal, de empresas privadas ligadas ao setor e mais de 50 prefeitos e representantes municipais, o Governo do Estado repassou 300 computadores para 50 municípios, por meio do programa RS Mais Digital.

"A preocupação do governo estadual não é apenas levar acesso, mas formar cidadãos aptos às novas tecnologias", afirmou a coordenadora de Inclusão Digital do Governo do Estado, Vera Spolidoro.
O programa RS Mais Digital, instituído pelo Decreto Estadual nº 50.800 e regulamentado para adesão dos municípios pelo Decreto nº 50.801 (disponíveis na íntegra no arquivo anexo), prevê ações de promoção da inclusão digital no Estado, ampliação do acesso à banda larga para população e apoio a instituições que utilizem o software livre e que tenham projetos em governo eletrônico.
"Estamos enfrentando a situação de tantas comunidades que estão isoladas por não ter acesso digital", disse o secretário do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Afonso Motta.

O Governo do Estado apoiará ações de prefeituras e órgãos que possuam projetos de promoção e expansão do acesso digital. Um comitê será formado - e deve entrar em operação em dezembro - para analisar os projetos apresentados pela comunidade em geral. Os interessados podem buscar mais informações sobre o o recebimento de recursos do Estado para projetos na área de inclusão digital através do site
www.rsmaisdigital.rs.gov.br.
RS Mais Digital prevê entrega de 4 mil computadores
Os computadores liberados aos municípios ficarão disponíveis para as comunidades em forma de telecentros administrados pelas prefeituras. O RS Mais Digital prevê ainda a entrega de mais 300 equipamentos por mês, totalizando 4 mil unidades até o fim de 2014. "Hoje, os computadores representam um universo de conhecimento e comunicação global, portanto essa iniciativa pode mudar a vida de muitas pessoas", finalizou o secretário Afonso Motta, que faz a interlocução com os municípios e assinou a liberação dos equipamentos.
A lista das cidades contempladas com os computadores nesta terça-feira:


Alecrim
Alegrete
Alto Alegre
Alvorada
Arroio Dos Ratos
Barra Do Rio Azul
Caibaté (Escolas E Sala Digital Dos Idosos)
Campina Das Missões
Campos Borges
Capitão
Catuípe
Cerro Largo
Dilermando De Aguiar
Dr. Mauricio Cardoso
Encantado
Ernestina
Faxinal Do Soturno
Fazenda Vilanova
Flores Da Cunha
Fortaleza Dos Valos
Giruá
Guarani Das Missões
Horizontina
Imbé
Iraí
Itaqui
Júlio De Castilhos
Marau
Nonoai
Palmares Do Sul
Paraíso Do Sul
Planalto
Porto Vera Cruz
Quinze De Novembro
Rio Dos Indios
Restinga Seca
Salto Do Jacuí
Salvador Das Missões
Santo Ângelo
Santo Antônio Das Missões
Santo Cristo
São José Das Missões
São Luiz Gonzaga
São Miguel Das Missoes
São Paulo Das Missões
Silveira Martins
Soledade
Teotonia
Torres
Ubiretama
Vitória Das Missões
Texto: Anna Magagnin e Mateus Rosário
Foto: Gustavo Gargioni/Especial Palácio Piratini
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/