segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Alimentos e bebidas do Rio Grande do Sul ganham espaço na China

A comitiva organizada pela Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI) e liderada pelo presidente do Badesul, Marcelo Lopes, encerrou, nesta sexta-feira (14), missão na China com resultados importantes para a indústria de alimentos do Rio Grande do Sul. A delegação conta com a representação da Cooperativa Piá, Vinícola Miolo, do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações (Apex).
Na Zona de Livre Comércio de Shangai (Free Trade Zone – FTZ), as negociações avançaram para a exposição de vinhos brasileiros, com uma pré-reserva de dois módulos para a primeira exposição de produtos do Brasil no local. O próximo passo é enviar amostras da bebida, que serão avaliadas por importadores e degustadores para análise dos tipos de uva, qualidade e preço mais adequados ao paladar chinês.
A inclusão do Brasil na FTZ é resultado da viagem realizada em agosto à China, onde os técnicos da SDPI identificaram o potencial de vendas da FTZ. Em outubro, a SDPI reuniu o Ibravin, vinícolas e a Apex para definirem a estratégia de inserção na China.
“O balanço da missão à China é extremamente positivo. Iniciamos as viagens internacionais para mostrar aos países e às empresas estrangeiras que o Rio Grande do Sul existia. Hoje, avançamos na construção de agendas de negócios. E é justamente a criação de uma área de inteligência a maior contribuição do Sistema de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul no mercado internacional, onde buscamos informações sobre os países e empresas e estudamos e identificamos os potenciais parceiros”, destaca a coordenadora da Articulação Internacional da SDPI, Mariela Klee.
Vendas do RS para Shenzhen
Também nesta sexta-feira (14), representantes da província de Shenzhen, da chinesa Casic e do Governo do Estado assinaram um memorando de entendimento para a criação de uma Plataforma Sino-Brasileira de Facilitação do Comércio e Investimentos. O objetivo é criar uma joint venture entre o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, representado por Badesul e Banrisul, cooperativas gaúchas, a municipalidade de Shenzhen e a empresa Casic Shenzhen.
Uma vez consolidada, a joint-venture prevê a criação de um escritório comercial no Rio Grande do Sul e outro em território chinês, para facilitação dos fluxos de informação e mercadorias. "As partes se comprometeram a desempenhar esforços no intuito de consolidar a plataforma, compartilhando possibilidades e propostas de ação e estratégias e, enfim, efetivar a construção da Plataforma Sino-Brasileira de Facilitação do Comércio e Investimentos”, destaca Marcelo Lopes.
Agora, serão definidas as estratégias para a exportação de produtos, como: frango; suínos; sucos; frutas; e leite. A coordenadora da Articulação Internacional da SDPI, Mariela Klee, afirma que o projeto pretende inserir pequenas e médias empresas no mercado internacional e agregar valor à pauta gaúcha. "De nossa parte e do governo de Shenzhen, vamos estimular as cooperativas a se qualificarem e se habilitarem para a exportação".
Texto: Karen Viscardi
Heloise Santi
Central do Interior
Diretoria de Jornalismo/SECOM
Telefones  (51)3213-0787
(55) 9968-6199

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/