terça-feira, 22 de abril de 2014

Regra da Anatel para celulares comprados no Paraguai

A grande dúvida é se os aparelhos vão parar de funcionar no Brasil
O bloqueio dos celulares piratas no Brasil e como a nova regra da Anatel pode afetar os aparelhos comprados no Paraguai.
Vários usuários tem questionado sobre o anúncio feito pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) sobre os celulares "xing-ling" pararem de funcionar a partir de 2014. Vamos esclarecer sobre isso.
A Anatel fez um anúncio autorizando as operadoras a instalarem uma tecnologia que bloqueia os celulares piratas no momento da tentativa da ligação, sendo que a partir de 2014 todos os aparelhos usados no país deverão ser homologados pelo órgão, sob pena de serem bloqueados e das chamadas não se completarem.
Por que a Anatel quer bloquear os aparelhos piratas?
O que desencadeou a implementação desse sistema foi o fato de em torno de 20% das ligações serem realizadas de aparelhos piratas e essas ligações causam instabilidades na rede e consequentemente um número elevado de reclamações contra o serviço. Segundo as operadoras, esses celulares são de baixa qualidade e costumam ter mais queda de chamadas, o que contribui com as queixas às centrais de atendimento.
Como funcionará o bloqueio dos celulares?
Cada celular possui um número específico que sai de fábrica com ele, chamado IMEI. Existe um catálogo mundial com todos os IMEIs válidos produzidos pelos diversos fabricantes. Por sua vez, o chip da operadora escolhido também possui um número que lhe é peculiar: IMSI. Quando você coloca um chip em um celular, ele transmite às centrais das operadoras os dois números que permitem identificar quem está falando e em que aparelho. As operadoras sabem que um celular é pirata porque na sua rede eles não aparecem com o número IMEI ou quando aparecem, ele é duplicado (igual à de outro telefone).
O novo sistema das operadoras cruzará a lista de registros nacionais e estrangeiros para saber qual é autêntico. O sistema decidirá se é pirata ou não e, automaticamente, bloqueará esses sinais. Além de bloquear as ligações dos celulares pirateados, também vai bloquear dos importados e originais não homologados na Anatel. A regra também vale para os tablets.
O sistema que vai ser implementado pelas operadoras verificará em uma central com todos os códigos IMEI dos dispositivos homologados pela Anatel para saber se ele tem autorização para funcionar nesta rede, cruzando a lista de registros nacionais e estrangeiros para saber qual é autêntico e decidir pelo bloqueio dos sinais.
Os celulares comprados no Paraguai deixarão de funcionar?
Para quem comprar celulares originais no Paraguai, o funcionamento continua normal, tendo em vista que os aparelhos enviados pela Samsung, Apple, Nokkia e outras marcas mundialmente conhecidas para o Brasil são de mesma procedência que os enviados ao país vizinho. O IMEI é um código universal usado pela fabricante para todos os celulares, por ela fabricados. O problema vai ser para quem compra iPhones ou Galaxys genéricos, estes realmente deixarão de funcionar.
Outras marcas consolidadas no Paraguai que possuem um bom número de clientes brasileiros, como exemplo podemos citar a BLU e a INOVE, já estão com a maioria dos seus modelos homologados na Anatel e as demais marcas estão buscando essa homologação.
Para não cair em uma furada, sempre verifique se o aparelho que você está adquirindo possui um selo ou código na ANATEL ou que não possua nomes errados, acabamento ruim, acessórios genéricos ou de outras marcas, como a bateria ou o carregador. A melhor opção é comprar sempre em grandes lojas, as quais tem um nome a zelar, não trabalhando com produtos falsificados e de má procedência.
Fonte: Portal Cantu
Postado por:Elisete Bohrer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/