terça-feira, 22 de abril de 2014

Goji berry tem alto poder antioxidante, mas ainda faltam estudos sobre quantidade de consumo

Alto valor nutricional e propriedades benéficas para o organismo são qualidades da fruta

O goji berry está na moda. Essa fruta vermelhinha e de paladar um tanto amargo invadiu as lojas de produtos naturais e os blogs de saúde com a promessa de proteger o organismo e ajudar a emagrecer. Cultivada há mais de 600 anos pelos chineses, a fruta ganhou o status de "superalimento" por causa do seu alto poder antioxidante (compostos químicos que protegem as células) e concentração de vitamina C.
— O conceito atual de superalimento é aquele que tem uma alta proporção de benefícios à saúde quando comparado com outros. No caso do goji berry, e todas as outras frutas "berries", seus "superpoderes" provêm dos antioxidantes, que reduzem o risco de algumas doenças como as cardíacas e tipos de câncer — explica a nutróloga do Serviço de Nutrologia do Hospital Ernesto Dornelles, Jaqueline Coelho.
Apesar de seus grandes poderes nutricionais, ainda há pouca evidência científica sobre os efeitos diretos do goji berry no combate a doenças. A maioria das pesquisas sobre a fruta foi realizada em animais, algumas já feitas em laboratório (apenas com células), e raríssimas em humanos. Esses estudos evidenciaram que ela é responsável por uma redução nos níveis de glicose e lipídios, aumento da imunidade, proteção do DNA contra danos e inibição do crescimento de tumores.
Também existem evidências recentes de que a goji berry aumenta os níveis plasmáticos da zeaxantina, um agente antioxidante potente para a visão. Além disso, a fruta tem 18 tipos de aminoácidos, incluindo a taurina, que vem sendo estudada como agente terapêutico complementar na prevenção de complicações do diabetes tipo 2.
— A questão primordial é que não sabemos ainda qual a quantidade a ser recomendada para se atingir todos estes benefícios evidenciados em células de laboratório ou em animais. Mais estudos em humanos devem ser realizados para conseguirmos provar que o goji berry é realmente capaz de realizar tudo que imaginamos e qual a quantidade certa para tal efeito — pondera Jaqueline.
Relação com a perda de peso não foi comprovada
O que ainda não foi comprovado por algum estudo é a relação da fruta com a perda de peso. Segundo Jaqueline, ela deve ser consumida como uma fonte nutritiva que aumente a qualidade da alimentação. O emagrecimento é uma consequência dessa melhora.
— Para se ter uma ideia, um quarto de xícara da fruta desidratada tem 100 calorias. Tudo que é consumido em excesso acarreta ganho de peso — alerta a nutróloga.
Alto valor nutricional
De acordo com a nutróloga Jaqueline Coelho, além de ter uma alta proporção de antioxidantes, o goji berry é poderoso por apresentar:
68% DE CARBOIDRATOS
12% DE PROTEÍNA
10% DE FIBRA 
10% DE GORDURA
Outros "superpoderes"
— Os polissacarídeos presentes na fruta auxiliam na manutenção da flora intestinal, ajudam a estabilizar os níveis de glicose, estimulam o sistema imunológico e contribuem para redução do risco de câncer de intestino.
— A zeaxantina, um antioxidante da família dos carotenoides, auxilia no sistema imunológico e na manutenção da visão saudável, podendo prevenir complicações oculares como a catarata.
— O betacaroteno, também da família dos carotenoides, é importante para síntese da vitamina A, essencial no crescimento humano, na visão, na estrutura celular, ossos, dentes e pele.
Como consumir
VÁ FUNDO
— A forma mais comum de encontrar o goji berry no Brasil é desidratada ou em cápsulas de suplementos. A versão natural também está disponível, mas é bem mais rara de ser encontrada. A dica é consumi-la com outras frutas, misturada na granola, no iogurte, em uma receita de bolo, em sucos ou chás.
— Um quarto de xícara da fruta desidratada possui 4g de proteína, 3g de fibra, 140% de vitamina A, 20% de vitamina C e 10% de ferro.
SINAL VERMELHO
— Pessoas com histórico de alergias alimentares devem ter cuidado ao consumir a fruta. Já existem casos na literatura de reações alérgicas graves ao goji berry.
— Quem precisa utilizar anticoagulante também precisam ficar em alerta. A fruta pode interagir com essas medicações, causando sangramentos espontâneos.
— Também há relatos de toxicidade hepática pelo uso excessivo da fruta.
Família Berry
As chamadas "berry fruits" (ou "frutas berries") têm um impacto positivo e profundo na manutenção da saúde humana e prevenção de doenças. A antocianina, responsável pela cor avermelhada/arroxada/azulada das berries é que tem esse potencial antioxidante tão importante. Podemos citar framboesa (blackberry), amora (rapberry), mirtilo (blueberry), cranberry, morango (strawberry) e açaí.

Fonte:BEM-ESTAR
Postado por:Elisete Bohrer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/