terça-feira, 22 de abril de 2014

Governador visita Erebango

O governador Tarso Genro visitou, no final da manhã deste sábado (19), o Município de Erebango, atingido pelo vendaval do dia 12 de abril. Ele chegou à cidade de helicóptero por volta das 11 horas, logo após ter visitado Tapejara. 
Tarso foi recebido pelo prefeito de Erebango, Enio Meregali, que, acompanhado dos secretários municipais e do coordenador municipal da Defesa Civil, Rodinei da Rosa, entre outros, o conduziu pelos locais atingidos pelo tornado, que deixou mais de 200 casas destelhadas, quatro pessoas feridas e uma vítima fatal. O governador conversou com lideranças, familiares e vítimas da tempestade, reafirmando o apoio e o compromisso do Governo do Estado com as pessoas atingidas.
Depois de percorrer as áreas mais prejudicadas, Tarso se reuniu com o prefeito e lideranças regionais na prefeitura. O objetivo do encontro foi apresentar um plano de trabalho e apoio junto à prefeitura e famílias vítimas do tornado que atingiu o município há pouco mais de uma semana. Após ouvir o prefeito e representantes do município atingido, o governador colocou a sua equipe à disposição e propôs um planejamento imediato de ações de apoio as vítimas. “Vamos adotar um método de trabalho mobilizando todas as estruturas governamentais, identificando o que compete às instâncias estadual e federal. Nesta terça-feira (22) faremos uma reunião no Palácio Piratini com a presença de secretários e prefeitos para a elaboração de um plano de trabalho focado e em comum acordo com os prefeitos”, afirmou Tarso.
Integraram a comitiva do governador secretários de Estado de Obras, Habitação, Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas e Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, além de representantes da Defesa Civil e Casa Militar. Ocoordenador da SDR Região Norte, Eloir Griseli, o coordenador do Corede Norte, Dino Giaretta; o prefeito de Áurea, Ito Adolfo Müller; o prefeito de Ipiranga do Sul, Mário Ceron; o ex-prefeito de Ipiranga do Sul, Gilberto Tonello; o gerente regional da Emater, Valmir Dartora; o assistente técnico regional da Emater na área de culturas, Paulo Silva, Paulo Silva; o comandante do 13 Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Pedro Pacheco, também acompanharam a visita de Tarso a Erebango.
Situação de emergência
Considerando a ocorrência de danos humanos e materiais em parte da área urbana e em parte da área rural, com prejuízos econômicos públicos, com índice de 3,6%, e prejuízos econômicos privados com índice de 17,36% da receita corrente líquida anual do município, foi homologada a situação de emergência no Município de Erebango, conforme publicação no Diário Oficial do Estado da quinta-feira (17). O decreto foi assinado ainda no domingo (13) pelo prefeito Eni Meregali, informando que as áreas atingidas compreendem as localidades rurais de Comunidade do Chalet, Combate, São Judas, Linhas Seis e Bresolin, e urbanos do Bairro Esperança e na Avenida Ouro Verde e na Rua Cornélios Berdsen, no Bairro Centro.

Linhas de crédito emergencial
Em decorrência dos recentes fenômenos climáticos, vendavais e enxurradas que atingiram o Município de Erebango, o Banrisul anunciou a abertura de linhas de crédito emergencial para pessoas físicas e jurídicas e produtores rurais que tiveram suas residências ou negócios atingidos. As pessoas físicas, clientes, atuais ou novos, podem solicitar crédito pessoal ou para compra de material de construção. Já as micro e pequenas empresas que registraram danos ou prejuízos em seus estabelecimentos comerciais, industriais ou de agronegócios, têm acesso à modalidade de crédito empresarial emergencial, destinada para capital de giro. As linhas de crédito possuem condições diferenciadas, com prazo para pagamento de até 36 meses.
Foto: Sara Rubia Comin / DM
Fonte:Redação Erechim
Postado por:Elisete Bohrer 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/