terça-feira, 22 de abril de 2014

Governador visita municípios atingidos por tempestade e propõe plano de trabalho para atender vítimas

O governador Tarso Genro, acompanhado de secretários estaduais e representantes das Secretarias de Obras, Habitação, Desenvolvimento Rural, Defesa Civil, Casa Militar e Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, esteve reunido neste sábado (19), com o prefeito de Tapejara, Seger Luiz Menegaz, e representantes dos municípios de Erebango, Três Palmeiras, Trindade do Sul e Lageado do Bugre. O objetivo do encontro foi apresentar um plano de trabalho e apoio junto às prefeituras e famílias vítimas de um forte vendaval com características de tornado que ocorreu na madrugada de sábado (12).

Depois de ouvir os prefeitos e representantes dos municípios atingidos, o governador colocou a sua equipe à disposição e propôs um planejamento imediato de ações de apoio as vítimas. “Vamos adotar um método de trabalho mobilizando todas as estruturas governamentais, identificando o que compete as instâncias estadual e federal. Na terça-feira (22) faremos uma reunião no Palácio Piratini com a presença de secretários e prefeitos para a elaboração de um plano de trabalho focado e em comum acordo com os prefeitos”, disse.
Após a reunião, Tarso e a sua equipe foram ao ginásio de esportes, onde está sendo feito o recebimento de doações. Depois percorreu o bairro Treze de Maio, onde estão localizados os loteamentos Real I e Real II, a Escola Municipal Catarina Debastiani, que foi parcialmente afetada. Em seguida, a comitiva foi para Erebango, onde foi recebida pelo prefeito e percorreu locais afetados pela tempestade. O governador conversou com lideranças, familiares e vítimas da tempestade, reafirmando o apoio e o compromisso do Governo do Estado com as pessoas atingidas.
Em Erebango e Tapejara - municípios mais fortemente atingidos - os ventos fizeram cerca de 1.100 famílias vítimas. Algumas residências ficaram parcialmente destruídas e uma morte foi registrada em Erebango. Em Tapejarahouve destruição total de um ginásio de esportes. No total, cerca de mil moradias tiveram danos nos dois municípios.
Ações do Estado imediatasA equipe regional da Defesa Civil começou a atuar nos locais logo após o ocorrido, realizando o atendimento às famílias e auxiliando no levantamento dos prejuízos. Foram entregues 6 mil kits com material de dormitório e higiene, contendo lençóis, toalhas de banho, cobertores, além de lonas plásticas para cobrir as casas destelhadas e mais de mil peças de roupas infantis. Além de trabalhos de atendimento às comunidades atingidas, avaliação de danos e encaminhamento do processo de liberação de recursos, conforme as necessidades apresentadas.
Texto: Luciane Moura
Heloise Santi
Central do Interior
Diretoria de Jornalismo/SECOM
Telefone (51)3213-0787

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/