terça-feira, 22 de abril de 2014

Assinatura de contrato beneficia agroindústria de melado em Alpestre

O agricultor Milton José Erthal, morador da Linha Barra Grande, em Alpestre, recebeu na manhã de ontem (16/04), em sua propriedade, autoridades e representantes de entidades do município para assinatura do contrato de abertura de crédito para reestruturação da agroindústria de melado da família. Com uma propriedade de 15 hectares, a família do agricultor produz cana e transforma a matéria-prima em melado.

A família Erthal sempre produziu o doce de cana e, a partir de 2005, começou a sonhar com a construção de uma agroindústria para aumentar essa produção. A estrutura que a família tem hoje ainda não está adequada, por isso, através do recurso conquistado com o contrato, a agroindústria passará por reformas e, consequentemente, será legalizada.

A agroindústria Ponto Norte sempre contou com o suporte da Emater/RS-Ascar, desde a assistência técnica prestada, até o planejamento da agroindústria e da comercialização dos produtos da família. “A Emater/RS esteve presente desde o primeiro dia em que pensamos em montar a agroindústria, e até hoje nos acompanha”, declarou Milton. Segundo o técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar, Clair Olavo Bertussi, a propriedade da família Erthal se tornou exemplo para outras famílias. “Já realizamos vários dias de campo, excursões, proporcionando a outros agricultores a oportunidade de conhecer o trabalho da família, na transformação da cana-de-açúcar em melado”.

A Cooperativa Extremo Norte é parceira da agroindústria e comercializa os produtos da família nos diversos mercados municipais e regionais. De acordo com o presidente da cooperativa, Wagner Rogerio Bohn, a produção da família mantém a qualidade o ano todo e a procura pelo produto ultrapassa a capacidade de produção da agroindústria. “Mesmo sendo uma pequena propriedade, com a transformação da matéria-prima, a família consegue uma boa renda durante todo o ano”, constatou.

O prefeito de Alpestre, Alfredo de Moura e Silva, participou do momento de assinatura do contrato, juntamente com a gerência do escritório regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Leonir Bonavigo e Ana Cláudia Zanatta Pedon. O ato contou ainda, com a presença do presidente da Emater/RS e superintende da Ascar, Lino De David. O presidente afirmou estar surpreso com o tamanho da população rural do município (cerca de 72%) e, principalmente, a diversificação produtiva existente no município. Em sua fala, De David destacou a política pública de agroindustrialização, que, em quase três anos e meio, ampliou de 100 para 1,9 mil agroindústrias criadas, todas em processo de legalização. “Cerca de 500 já estão formalizadas e aptas para comercialização, como é o caso desta aqui que viemos conhecer hoje", ressaltou.

Na parte da tarde, a equipe da Emater/RS-Ascar e da Cooperativa Extremo Norte realizaram uma visita às instalações da Biofábrica de Micropropagação Vegetal, localizada em Alpestre.




Heloise Santi
Central do Interior
Diretoria de Jornalismo/SECOM
Postado por:Elisete Bohrer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/