quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

RS anuncia R$ 11 milhões para combater violência contra a mulher

Registros de estupros tiveram redução de 12,7% entre 2012 e 2013.
Foram 92 mortes em 2013; 60% das vítimas não registrou ocorrência.

As políticas de combate à violência contra a mulher no Rio Grande do Sul vão ganhar reforço com R$11,6 milhões provenientes do governo federal e da Unesco. Os recursos serão destinados a projetos, capacitação de servidores, melhorias em delegacias especializadas e construção de um pavilhão para oficinas no Presídio Estadual Feminino de Torres. Parte da verba já foi aplicada em 2013.
O investimento foi divulgado na manhã desta quarta-feira em entrevista coletiva. Na ocasião, a Secretaria de Segurança Pública anunciou ainda a diminuição da violência contra a mulher no estado. Segundo dados da pasta, a redução em estupros foi de 12,7% na comparação entre os anos de 2012 e 2013. No mesmo período, houve queda de 10% em registros de crimes passionais e de 4,4% em ameaças e lesões corporais.
O secretário de Segurança Pública, Airton Michels, ressaltou que o governo passou a encarar a violência contra a mulher de outra forma, com políticas que começaram a dar resultados concretos. "A atuação do estado ocorre desde o registro da ocorrência até a prisão e soltura do agressor. Mesmo com liberdade concedida, o estado permanece com a vigilância, garantindo a segurança da vítima. Conseguimos identificar o perfil das vítimas em potencial, bem como dos agressores", destacou.
No total, foram 92 mortes no ano passado contra 102 em 2012. Conforme as estatísticas, 60% das vítimas sequer haviam registrado ocorrência. Apesar da queda nos índices, a decisão de se separar do companheiro continua sendo a principal causa dos crimes. "Muitas vezes elas dependem do agressor e não se separam em função dos filhos. Por isso, temos políticas como o Crédito Lilás", disse a secretária em exercício de Políticas para as Mulheres, Ana Félix, citando o projeto que auxilia mulheres a se tornarem financeiramente independentes dos companheiros.
Fonte:G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/