quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Especialista indica cinco atitudes para garantir uma gestação saudável

Hábitos preparatórios contribuem para uma gravidez tranquila

Para quem decide engravidar, a fase preparatória é fundamental para garantir a saúde do bebê e afastar quaisquer tipos de complicações durante o período de gestação. Segundo a ginecologista e obstetra Erica Mantelli, é aconselhável que as mulheres tomem uma série de cuidados ao planejar a gravidez.
— A paciente deve fazer alguns exames como hemograma, ultrassonografia e a verificação da pressão arterial para avaliar suas condições físicas. Além disso, ela deve informar sobre as medicações que está adminstrando, já que algumas podem ser perigosas para o bebê — afirma.
As futuras mães também precisam estar atentas ao seu peso e eliminar alguns hábitos que podem ser prejudiciais à saúde.
— Largar vícios como cigarro e bebidas alcoólicas, bem como colocar todas as vacinas em dia, é importante. Será necessário a realização de uma dieta caso a mulher esteja acima do seu peso normal — explica a ginecologista.
Já aquelas que pretendem realizar outra tentativa para engravidar após terem enfrentado abortos ou gravidez de risco, devem fazer exames específicos para diagnosticar as causas das perturbações e tratá-las.
Confira a seguir as principais orientações da especialista para assegurar uma gravidez saudável:
1) Cuide da alimentaçãoAlgumas mulheres precisam receber uma dose extra de vitaminas para que seu bebê se desenvolva normalmente, por isso muitos médicos recomendam a ingestão de ácido fólico na prevenção de doenças congênitas. A especialista recomenda tomar 400 mcg (0,4 mg) três meses antes de começar as tentativas para engravidar. Outros alimentos ricos nesta vitamina são verduras escuras (couve, escarola, espinafre), batata, feijão, lentilha, ervilha, ovo, salmão, carne vermelha, laranja, limão e tangerina.
2) Pratique exercíciosAlém de ajudar a manter o peso, os exercícios físicos trazem benefícios para a mulher e o bebê ao evitar dores lombares, auxiliar no trabalho de parto e reduzir o risco de doenças graves como o diabetes gestacional e hipertensão.
3) Vá ao dentistaVerifique a situação da sua saúde bucal. As mudanças hormonais decorrentes da gravidez podem deixar os dentes e gengivas mais sensíveis. Portanto, visite seu dentista e faça um check-up para evitar problemas posteriores.
4) Evite infecçõesContrair qualquer tipo de infecção pode prejudicar a saúde do bebê. Nesse caso, verifique se os alimentos na sua geladeira são mantidos a menos de 4ºC e fique atenta ao preparo das refeições, com lavagem adequada de frutas e verduras.
5) Conheça o histórico familiar de doençasInvestigue se existem casos na sua família de doenças como síndrome de Down, anemia falciforme, fibrose cística, defeitos congênitos ou problemas de coagulação do sangue. Essa pesquisa ajuda a avaliar a possibilidade do seu bebê desenvolver algum tipo de anormalidades. Se você descobriu que está grávida, procure o seu ginecologista o quanto antes para iniciar o pré-natal e seguir com uma gestação tranquila e saudável.
Fonte:Bem Estar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/