quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Pediatras indicam cuidados com a saúde das crianças no calor

Alimentação, proteção solar e segurança são fatores importantes

Tradicional período de descanso e lazer, os meses de verão exigem dos pais o reforço em alguns cuidados com as crianças. Além da segurança no mar, piscina ou rios, é preciso prestar atenção em fatores como alimentação, vestimenta e exposição ao sol.
De acordo com a pediatra Roseli Kripka, a alimentação das crianças nos dias muito quentes deve ser variada, composta de legumes, verduras, carbodratos (arroz, batata, polenta), proteína animal (carnes, aves, peixes) e proteína vegetal (feijões, lentilha, grão de bico).
— As carnes, os peixes e as aves devem ser cozidos, assados ou grelhados. É importante sempre ter cuidado na aquisição e conservação dos alimentos, para afastar o risco de contaminação — indica a pediatra.
Ainda segundo Roseli, um prato colorido é sempre mais atraente para as crianças. Uma dica é colocar os alimentos em porções pequenas, adequadas a idade da criança, sem forçar a alimentação. Também é importante nunca guardar para outra refeição o resto da comida que sobrou no prato pelo alto risco de contaminação.
O calor pode diminuir o apetite das crianças. Nesses casos, é recomendado que os pais ofereçam frutas frescas da estação, sucos naturais sem adição de açúcar e muita água. Se a comida ou a bebida forem rejeitadas, o indicado é oferecer os alimentos com maior frequência. Para o preparo dos pratos, não esquecer de higienizar adequadamente frutas, legumes e verduras, além de sempre lavar bem as mãos.
Cuidados na viagem
Para quem vai aproveitar os meses quentes para viajar deve levar na mala roupas leves e realizar a viagem em horários de menor intensidade do trânsito. Se o trajeto for longo, é recomendado organizar paradas para descanso e não esquecer de oferecer água e alimentos para as crianças. Verificar se a criança está com a carteira de vacinação em dia também é importante antes de embarcar.
— Conforme a idade da criança, é aconselhável preparar algum tipo de entretenimento para o trajeto da viagem e protegê-la da incidência direta do sol — lembra o pediratra Marcelo Pavese Porto.
Se for viagem de avião, o especialista recomenda ter alguma mamadeira para a criança sugar na aterrissagem. Aqueles que mamam no peito, oferecer especialmente durante os procedimentos de aterrissagem, para não causar dor no ouvido. Para os maiores é indicado oferecer um chiclete.
Se o destino da viagem tiver praia ou piscina, é preciso ficar atento à segurança e sempre acompanhar os pequenos. Também recomenda-se evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h, sempre com fotoprotetores, e utilizar outras formas de proteção como roupas com tecidos protetores, chapéus e óculos.
— Todas as partes do corpo devem ser protegidas, mas especialmente as mãos, o rosto, nariz, orelhas, pernas e pés, que são mais expostos ao sol que as outras partes. Lembrar sempre de utilizar chapéus ou bonés — lembra o pediatra.
As crianças podem e devem usar óculos escuros, desde que sejam com boas lentes. Os protetores solares são recomendados para crianças a partir de seis meses de idade. Porém, não é recomendado expor bebês menores de seis meses ao sol, exceto por períodos curtos e respeitando o horário do sol, sempre protegidos com roupas e chapéus.
Outra dica é que os pais desenvolvam atividades na sombra para diminuir o período de exposição ao sol. Reaplicar o protetor solar a cada duas horas ou menos, se a criança estiver brincado muito na água.
Fonte:Bem Estar
Postado por: Claudinara Glienke

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/