quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Irrigação ganha espaço em pequenas propriedades de São José das Missões

A implantação de um sistema de irrigação por aspersão foi aposta do casal de agricultores Claudenir e Ivanice Birk, moradores da Linha Santa Lúcia, em São José das Missões, para irrigar áreas de pastagem na pequena propriedade. Com uma área de 14 hectares destinada à atividade leiteira, o casal possui um rebanho de 40 vacas, sendo que, destas, 24 estão em lactação. A família decidiu investir na irrigação para ampliar a produção de leite a pasto, buscando melhorar sua renda, uma vez que a atividade leiteira é a principal fonte de renda da propriedade.
Em uma área com um pouco mais de dois hectares foi instalado um sistema de irrigação por aspersão, utilizando como depósito o açude existente na propriedade. A família Birk conseguiu instalar o sistema através do Programa Mais Água Mais Renda, do Governo do Estado. O que mais motivou a família a apostar na irrigação foi pela manutenção de oferta de forragem durante todas as estações do ano. Além disso, o sistema irá potencializar a produção de leite, garantindo mais estabilidade. O incentivo conquistado através do Mais Água Mais Renda foi fator decisivo na decisão da família.
O Programa oferece subvenção de uma fração significativa do custo de implantação e facilita o licenciamento do sistema. Segundo o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Felipe Lorensini, a Instituição tem papel fundamental nesse processo, pois operacionaliza o Programa à medida que elabora os projetos de açudes e irrigação fundamentados em critérios técnicos, encaminha a documentação para licenciamento e, acima de tudo, oferece a assistência técnica constante, para que o sistema seja manejado de forma adequada, melhorando sua eficiência no que se refere à produtividade das culturas irrigadas, bem como à eficiência do uso da água.
Assessoria Emater
Heloise Santi
Central do Interior
Diretoria de Jornalismo/SECOM
Telefone (51)3213-0787

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/