quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

GRÊMIO - 30 anos da conquista do Mundial! Relembre!

11/12/1983! Data em que o Grêmio conquistou o Planeta Terra.Glória entre os brasileiros concedida até então por Santos e Flamengo. Há 30 anos, o atacante Renato (que depois virou Gaúcho e para alguns Portaluppi) se tornava o maior ídolo do Tricolor dos Pampas.

A trajetória se iniciou em março quando houve a disputa da Libertadores. O Imortal estava no grupo 2 ao lado de Flamengo (seu algoz na final do Brasileiro de 82), Bolívar e Blooming, ambos da Bolíva. Os comandados de Valdir Espinosa terminaram na primeira posição com 11 pontos. Em seis jogos, foram 5 vitórias e 1 empate.

Na segunda fase, reforçado pelo goleiro Mazarópi, que viria a fazer história na equipe de Porto Alegre, o Grêmio teve como adversários Estudiantes-ARG e América de Cali-COL. Em 4 jogos, foram cinco pontos ganho e novamente o primeiro lugar.

Na decisão, o adversário era o Peñarol-URG, atual campeão do torneio. Em Montevidéu, o duelo foi 1 a 1. Na capital gaúcha, os anfitriões venceram por 2 a 1.

Com a base que ganhou a América pela primeira vez, reforçada pelo lateral Paulo César Caju e o atacante Mário Sérgio, o Grêmio foi ao Japão, em dezembro, enfrentar o Hamburgo, campeão da Copa dos Campeões da Europa.

O primeiro tempo começou equilibrado. Os europeus tinham a posse de bola e partiam para o ataque. Mas tinham dificuldade em entrar na área gremista. Já o clube do Rio Grande do Sul era perigoso nos contra-ataques e sempre procurando Renato, o adversário parava, muitas vezes, com faltas.

Até que aos 33 minutos, Renato recebe a bola pela linha de fundo, invade à área, dribla um marcador, chuta cruzado e faz 1 a 0!

Aos 41 minutos do segundo tempo, falta para o HSV. Magat lançou na área, Jakbos tocou para Schroeder empatar a partida.
Aos 3 minutos da prorrogação, Tarciso faz um belo lançamento para Renato, que dentro da área, tira o adversário da jogada, dá um chute forte e faz 2 a 1. Gol este que valeu o título mundial e Renato levou o prêmio de melhor jogador da partida.

Graças a essa conquista, o Grêmio ficou conhecido mundialmente. Ficou conhecido como o time da raça, da torcida fanática e das grandes conquistas.

Mazarópi, Baidek, De León, Paulo Roberto, Renato Gaúcho, Tarciso e Valdir Espinosa estão para sempre na memória dos gremistas.

Ficha técnica
Grêmio 2x1 Hamburgo

Local: Estádio Nacional de Tóquio (Japão)
Árbitro: Michel Vautrot (França)
Auxiliares: Toshikazu Sano e Jnichi Nishi, ambos do Japão.
Publico: 67 mil pagantes
Gols: Renato, aos 33 minutos do primeiro tempo; Schroder, aos 41 da etapa final. Na prorrogação, Renato, aos 3 minutos do primeiro tempo.

GRÊMIO: Mazaropi, Paulo Roberto, Baidek, De Leon e Paulo César Magalhães; China, OsWaldo (Bonamigo) e Paulo César Lima (Caio); Renato Gaúcho, Tarciso e Mário Sérgio. Técnico: Valdir Espinosa.

HAMBURGO: Stein; Hieronyus, Wehmeyer; Schroder e Jakobs; Hartwig, Grom e Magat; Wuttke, Hansen e Rolff .Técnico: Ernst Happel.

Comemore bastante torcedor do Grêmio! O 11 de dezembro é de vocês! Para saber mais sobre essa história.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/