quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Missa do Idoso lota a Igreja Matriz em Sarandi



No dia 21 de setembro, na igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes de Sarandi, aconteceu a missa em homenagem a terceira idade, ocasião em que onde todos os grupos do município se fizeram presentes com um bom número de participantes.
Com uma bonita procissão na entrada, os representantes dos grupos da Terceira Idade entraram com suas bandeiras e caminharam juntos até o altar onde foi deixado as bandeiras de todos os grupos para bênção. O ato religioso contou com a presença do Prefeito Leonir Cardozo.
A coordenação dos Grupos de Terceira Idade, gradece a todos pela participação e a todos que de uma forma ou outra colaboraram com a celebração.
No 1º dia do mês de outubro celebra-se o Dia do Idoso no Brasil. Até 2006, o Dia do Idoso era comemorado no dia 27 de setembro. Isso porque, em 1999, a Comissão pela Educação, do Senado Federal, havia instituído tal data para a reflexão sobre a situação do idoso na sociedade, ou seja, a realidade do idoso em questões ligadas à saúde, convívio familiar, abandono, sexualidade, aposentadoria etc.
No dia 1º de outubro de 2003, porém, foi aprovada a Lei nº 10.741, que tornou vigente o Estatuto do Idoso. Pelo fato de o Estatuto ter sido instituído em 1º de Outubro, em 2006 foi criada uma outra lei (a Lei nº 11.433, de 28 de Dezembro de 2006) para transferir o Dia do Idoso para 1º de outubro. Vale salientar que desde 1994, com a Lei nº 8.842, o Estado brasileiro já havia inserido a figura do idoso no âmbito da política nacional, dado que essa lei criava o Conselho Nacional do Idoso.
O fato é que, com a criação do Estatuto do Idoso, em 2003, o Brasil começou a incorporar à sua jurisprudência resoluções de organizações internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial da Saúde (OMS). Sabe-se que, em 1982, a ONU elaborou, em Viena, na Áustria, a primeira Assembleia Mundial sobre o Envelhecimento. Dessa Assembleia, foi elaborado um Plano de Ação Internacional sobre o Envelhecimento que tinha 62 pontos, os quais passaram a orientar as reflexões, legislações e ações posteriores a respeito do idoso.
É sabido, também, que, na Assembleia Geral de 1991, a ONU aprovou a Resolução 46/91, que trata dos direitos dos idosos. Os princípios dessa resolução norteiam as discussões contemporâneas sobre a situação do idoso. Entre esses princípios, estão os da “Autorrealização” e da “dignidade”, cujos pontos são:
Autorrealização:
·         Aproveitar as oportunidades para o total desenvolvimento das suas potencialidades;
·         Ter acesso aos recursos educacionais, culturais, espirituais e de lazer da sociedade;
Dignidade:
·         Poder viver com dignidade e segurança, sem ser objeto de exploração e maus-tratos físico ou mentais;
·         Ser tratado com justiça, independentemente da idade, sexo, raça, etnia, deficiências, condições econômicas ou outros fatores.

P.M.Sarandi - Joel De Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/