quarta-feira, 29 de abril de 2015

Iraí-Ponte deve ficar pronta nos próximos dias

Está prometido para este fim de semana o fim de uma novela, a reforma da ponte sobre o Rio Uruguai em Iraí, na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina. A travessia fica na BR-386. Essa, pelo menos, é a previsão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A estrutura apresentou problemas em novembro de 2013, quando foi detectado o desgaste das juntas de dilatação da pista.
Após vistorias do DNIT e da empresa Sogel foi constatado, em setembro de 2014, problemas também na base de um pilar. Isso tornou necessária a contratação de mergulhadores para a realização dos serviços dentro da água, ampliando o prazo para a recuperação.
Os operários da empresa contratada de forma emergencial têm trabalhado nos complementos dos blocos. Segundo engenheiros do DNIT, os serviços já estão 99% concluídos. Até o final da semana a equipe finaliza a concretagem de um dos blocos e desmobiliza a estrutura do canteiro, encerrando a recuperação da ponte.
Durante o período de recuperação, a travessia - com mais de um quilômetro de extensão - precisou ser bloqueada várias vezes para garantir a segurança dos motoristas e dos trabalhadores. Entre os desafios diários enfrentados pelos operários ao longo da execução dos serviços estão a falta de visibilidade por causa da água turva, a forte correnteza (com velocidade média de 10 a 12 km/h) e o elevado nível do rio. O DNIT reforça que foram investidos nos reparos R$ 7,8 milhões.
O trânsito na ponte ficou em meia pista e teve velocidade máxima permitida reduzida pela metade em várias ocasiões. As medidas de segurança foram tomadas depois que um morador gravou um vídeo que mostra a construção balançando.
Entenda o caso:
— O mecânico Helmuth Nachtigall, 45 anos, morador de Iraí, se surpreendeu com o balanço da ponte e resolveu gravar um vídeo com a filmadora portátil que normalmente carrega.
— Ele divulgou o vídeo no YouTube e as imagens contabilizaram mais de 200 mil visualizações.
— Segundo o coordenador do curso de Engenharia Civil da Unisinos, Bernardo Tutikian, a movimentação entre as partes de uma ponte é esperada e o espaço existente (chamado de junta estrutural de dilatação) serve justamente para absorver e permitir estas movimentações. No entanto, ele aponta irregularidades na ponte de Iraí, onde há choques secos entre o concreto, o que danifica a estrutura e vai quebrando partes da ponte.
— Após a repercussão do vídeo, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou que faria uma vistoria no local. No entanto, segundo o superintendente regional do Dnit no Rio Grande do Sul, Pedro Luzardo Gomes, o movimento demonstrado nas imagens é normal.
* Com informações do Diário Catarinense
Postado por:Elisete Bohrer

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