Mais de 1,3 mil pessoas seguem fora de casa em Iraí, no Norte do Rio Grande do Sul, onde a chuva forte dos últimos dias causou cheias nos rios Uruguai e do Mel. A prefeitura do município decretou estado de calamidade pública. De acordo com a Defesa Civil, pelo menos 400 pessoas estão desabrigadas e 900 desalojadas. Na manhã deste sábado (28), uma nova vistoria na ponte que liga a cidade a Santa Catarina descartou a liberação do trecho.
Por volta das 10h, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) concluiu a vistoria na ponte, que teve a estrutura danificada em razão da chuva. O local seguirá interditado por tempo indeterminado, até que o nível da água baixe. O bloqueio vale inclusive para pedestres.Segundo a Defesa Civil, o nível do Rio Uruguai está 17 metros acima do normal. Já de acordo com a empresa que cuida da obra na ponte, o nível do rio está 19 metros acima do nível normal.
O caminhoneiro Selmo Furlaneto, que mora há 15 quilômetros de Iraí, queria passar a pé pela ponte, mas foi impedido. Ele deixou o caminhão em um posto de gasolina. "Vou esperar para poder passar", afirma.

Em Porto Mauá, na Região Noroeste, o Rio Uruguai estava com 18 metros na tarde de sexta (27) e na manhã deste sábado as réguas marcavam 19,5, de acordo com a prefeitura do município. Segundo a Defesa Civil, 183 estão desabrigados e 40 desalojados.
A previsão do tempo para domingo é que a chuva continue, mas perca força. Pela manhã de domingo vai chover sobre todo o Rio Grande do Sul sendo que as pancadas vêm com maior intensidade na região central do estado. A partir da tarde de domingo a chuva começa a perder força e se concentra em todo o centro e leste gaúcho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário