sábado, 28 de junho de 2014

Defesa Civil trabalha junto aos município no auxílio aos atingidos pelas fortes chuvas no Estado

A chuva intensa que cai há cinco dias no Rio Grande do Sul, acumulando 360 milímetros até o início da tarde desta sexta-feira (27), elevou o nível do Rio Uruguai a 18 metros acima do normal. O fato provocou inundações e enchentes no norte e noroeste do Estado. Os últimos dados registrados pela Defesa Civil estadual dão conta de que 45 municípios foram atingidos pelas chuvas, com 729 pessoas sendo encaminhadas para abrigos municipais. Outras 3.409 estão desalojadas, mas em casas de parentes ou amigos. Até o momento três municípios, Vicente Dutra, Erval Grande e Barão do Cotegipe, solicitaram ao Governo do Estado a homologação da situação de emergência.
De acordo com o chefe da Casa Militar, Oscar Luiz Moiano, que coordena o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil, o governo gaúcho, através dos alertas meteorológicos e do acompanhamento feito na Sala de Monitoramento - no Palácio Piratini -, preparou as equipes das regionais do órgão em Passo Fundo, Santo Ângelo e São Luiz Gonzaga, para que junto com os municípios envolvidos estejam capacitados para enfrentar as ocorrências. “As Regionais estão em campo, acompanhando passo a passo, ajudando os municípios a socorrer as pessoas”.
Moiano lembrou que as ações do Estado na área são construídas pela ótica do trabalho preventivo. “Nós tínhamos previsão do que estava por acontecer. São locais recorrentes, tanto que estive em Brasília para uma reunião com a Defesa Civil Nacional e programar essa ação, antes dela ocorrer”, explicou Moiano. No encontro ficou acertado a liberação prévia de 800 kits de dormitório, 9 mil kits de higiene e quatro mil kits de limpeza, que serão liberados na medida das necessidades.
"Contamos também com a solidariedade do povo gaúcho, com os donativos de colchões, cobertores, material de higiene e limpeza, inclusive alimentos para ajudar os municípios no atendimento dessas pessoas. As doações podem ser feitas através da Campanha do Agasalho, na Central de Doações do Centro Administrativo do Estado”.
Prevenção

Desde 2012 o Governo do Estado vem treinando preventivamente os municípios para o enfrentamento de catástrofes naturais. O trabalho prevê a montagem e gestão de abrigos. Foram realizados 15 simulados no interior do Rio Grande do Sul, sendo que um deles foi um exercício internacional envolvendo a fronteira com o Uruguai, em Livramento/Rivera. "Hoje a gente vê os resultados, comprovados pelo fato de não termos vítimas. As pessoas já sabem como agir a partir dos primeiros alertas", completou Moiano.
Municípios atingidos
Os municípios do Norte e Noroeste foram os principais atingidos pela enchente, especialmente na divisa com Santa Catarina. O fator determinante foram as cheias do Rio Uruguai. São eles: Iraí, Cruzaltense, Barão do Cotegipe, Getulio Vargas, Erechim, Erval Grande, Marcelino Ramos, Barra do Rio Azul, Maximiliano de Almeida, Ponte Preta, Nonoai, Viadutos, Caiçara, Campo Novo, Tenente Portela, Jaboticaba, Palmitinho, Pinheirinho do Vale, Cristal do Sul, Cerro Grande, Novo Tiradentes, Alpestre, Barra do Guarita, Vicente Dutra, Nova Candelária, Três de Maio, Novo Machado, Porto Vera Cruz, Porto Mauá, Unistalda, Áurea e São Borja.
Previsão
Há perspectiva de chuva até segunda-feira (30) e alertas também para a região dos vales, em função do escoamento das águas devido às características geográficas do Estado. Problemas podem ocorrer nos vales do Caí, Taquari, Sinos e Paranhana.
Texto: Anamaria Bessil Pires
Central do Interior
Diretoria de Jornalismo/SECOM
51 - 3213 0728

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/