terça-feira, 18 de março de 2014

Passo Fundo recebe reunião que antecede a Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador

Passo Fundo, na macrorregião Norte, recebe nos dias 23 e 24 de maio o encontro preparatório para a 3ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador (CEST/RS), que acontece no mês de junho em Porto Alegre, e para a 4ª Conferência Nacional, que será realizada de 10 a 13 de novembro em Brasília.
 O encontro, coordenado pela Secretaria Estadual da Saúde e pelo Conselho Estadual de Saúde, inicia com oficinas, mesas de debate, grupos de trabalho e plenárias, e abordará o tema "Saúde do trabalhador e da trabalhadora, direitos de todos e todas e dever do Estado",
De acordo com o chefe da Divisão de Vigilância da Saúde do Trabalhador, Fábio Kalil, a implementação da política nacional e a definição da política estadual são os principais eixos da Conferência. Uma das metas é o aumento do número, de 12 para 30, dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador - ampliação que necessita de novas habilitações por parte do Ministério da Saúde. Os centros são locais de atendimento especializado, que além de atender diretamente o trabalhador, têm condições de indicar se as doenças ou sintomas estão relacionados com as atividades que exercem. Os dados podem ser importantes também na formulação de políticas públicas.
Outra questão diz respeito à qualificação e interligação dos serviços de saúde das empresas à rede pública de saúde, bem como a definição de responsabilidades das empresas sobre problemas de saúde nos ambientes profissionais. Até 1988, a Saúde do Trabalhador pertencia ao Ministério do Trabalho. Com a Constituição de 88, que criou o Sistema Único de Saúde, passou a pertencer ao Ministério da Saúde.


Heloise Santi
Central do Interior
Diretoria de Jornalismo/SECOM
Telefone (51)3213-0787
Postado por:Elisete Bohrer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/