quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Carnaval altera horários de comércio e serviços

Durante o feriadão de Carnaval, muitos serviços serão disponibilizados em regime de plantão e estabelecimentos poderão funcionar em horário reduzido. Os bancos não abrirão na segunda e na terça-feira. Já na quarta-feira, o atendimento será feito a partir do meio-dia nas agências.

Conforme a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), as contas de consumo (água, energia e telefone) e carnês que tiverem essas datas marcadas para o vencimento poderão ser pagos no primeiro dia útil após o feriado, sem acréscimo. Nos dias de fechamento, a população pode utilizar outros meios, como os caixas eletrônicos, internet e banco por telefone. “Os canais alternativos para transações bancárias facilitam a vida do consumidor”, assegura o diretor adjunto de Operações da Febraban, Walter Tadeu Pinto de Faria.

Os clientes também podem agendar nos bancos os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos. Já os boletos bancários de clientes cadastrados poderão ser agendados ou pagos por meio do Débito Direto Autorizado.

Os estabelecimentos comerciais de Porto Alegre não poderão funcionar na terça-feira em função dos termos acordados na Convenção Coletiva de Trabalho 2013/2014, firmada entre o Sindicato dos Lojistas do Comércio de (Sindilojas) de Porto Alegre e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec). No entanto, o final de semana, a segunda-feira e também a quarta-feira são considerados dias normais de trabalho e as lojas poderão abrir.

A Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) informa que cada cidade tem uma convenção coletiva para definir a abertura desse comércio. No caso da Capital, os supermercadistas fecham na terça-feira e, nos demais dias, podem operar, porém alguns em horário reduzido.

Judiciário em regime de plantão

O Judiciário do RS estará em regime de plantão na segunda e terça-feira. Já na quarta-feira, o expediente nos Foros do Interior e Tribunal de Justiça funcionará das 12h às 19h, de forma ininterrupta. As informações sobre telefones e locais de atendimento dos plantões jurisdicionais de 1º Grau e 2º Grau estão disponíveis no site www.tjrs.jus.br.

Nos Correios, o atendimento ocorre normalmente no sábado, até as 12h, nas agências que serão abertas nesse dia da semana. No domingo, na segunda-feira e na terça-feira não haverá expediente. Na quarta-feira, o funcionamento será normal, a partir do meio-dia. Os mercados de hortigranjeiros, flores e dos atacadistas das Centrais de Abastecimento do RS (Ceasa/RS) funcionarão normalmente na segunda-feira, durante a manhã, e na quarta-feira, no período da tarde. No sábado, apenas o setor de flores estará aberto, das 8h às 12h. Na terça-feira, todas as áreas de comercialização estarão fechadas. Domingo será dia de passe livre nos ônibus de Porto Alegre.

Estradas terão efetivo reforçado

O grande fluxo previsto nas estradas gaúchas a partir desta sexta-feira deve mobilizar autoridades de trânsito e concessionárias. O chefe substituto do Núcleo de Comunicação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) disse que haverá reforço no efetivo, com prioridade para a BR 290.

Somente na freeway, a Concepa estima que 142 mil motoristas passem em direção ao Litoral Norte - 67 mil na sexta-feira e 75 mil no sábado. Os horários sugeridos para viajar são nesta quinta-feira, durante todo o dia; nesta sexta, da meia-noite ao meio-dia; e sábado, das 16h à meia-noite.

A Operação Viagem Segura, que reúne diversos órgãos, deve começar na primeira hora de sexta-feira e encerrar às 24h de quarta-feira. Nesse período, será intensificada a fiscalização e as atividades de prevenção, com uso de radares portáteis e estáticos, em vários trechos de diversas estradas. O número de aparelhos a serem empregados não foi divulgado.


Fonte: Correio do Povo
Postado por:Elisete Bohrer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/