sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Vigilância em Saúde emite alerta sobre transmissão de raiva no RS

Primeiro caso de raiva felina em 25 anos foi registrado no Vale Rio Pardo

A Secretaria Estadual de Saúde registrou do primeiro caso de raiva felina no Rio Grande do Sul após 25 anos. O caso aconteceu em dezembro do ano passado na cidade de Passa Sete, no Vale do Rio Pardo, e motivou a divulgação de um alerta reforçando a necessidade de atenção da rede estadual de saúde para casos do tipo.

Segundo a vice-diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Laura Londero Cruz, no verão as pessoas ficam mais expostas e, por isso, deve ser dada bastante atenção a qualquer mordida de mamíferos:

— A pessoa que receber uma mordida precisa, imediatamente, procurar atendimento médico. A letalidade da raiva no ser humano é de 100%. 

Laura salienta que ocorrências em herbívoros, como bois e cavalos, são comuns devido a ataque de morcegos, principais transmissores da doença. A especialista frisa que a situação é considerada normal, uma vez que o felino atingido era de uma área rural e a variante da doença tinha origem em um morcego.

No caso registrado em Passa Sete, toda a família que convivia com o gato passou por atendimento e tratamento médico adequados. O último caso de raiva registrado em humanos, segundo a secretaria, foi registrado em 1981.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a CEvs pelo telefone 150.

Fonte:ZERO HORA
Postado por: Claudinara Glienke

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/