quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Fenasoja recebe visita de comitiva Alemã

Durante o final de semana, uma comitiva Alemã, da região do Hunsrück, com 42 integrantes esteve visitando Santa Rosa e região, com o objetivo de conhecer as terras hoje habitadas por descendentes de imigrantes alemães, bem como conhecer seus usos, costumes e modos de vida. Após 190 anos da vinda dos primeiros imigrantes ao RS, o grupo veio fortalecer relações de amizade e integração com os mesmos.
A comitiva incluiu em sua agenda a visita ao Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson, em Santa Rosa e foram recepcionados pela Comissão Central da 20ª Feira Nacional da Soja (Fenasoja) e pela Comissão de Relações Internacionais, através do Presidente Edson Lautharte, no sábado (23). Entre os componentes da comitiva encontravam-se: prefeitos; ex-prefeitos; vice-prefeitos; reitor de instituição de ensino e vice-prefeito; funcionários públicos; vereadores; professores; bancários; donas de casa; diretores de empresa entre outras pessoas.
O encontro ocorreu na parte da tarde no Parque de Exposições, com os pronunciamentos da Presidente da 20ª Fenasoja, Ângela de Faria Maraschin, do Vice-Prefeito Municipal de Santa Rosa, Luis Antônio Benvegnú, do Presidente do Centro Cultural 25 de Julho, Arlindo Giese e do representante da comitiva de alemães, Franz Josef Lauer, ex-prefeito da cidade de Rheiböllen.
Em seguida foram realizadas apresentações do grupo de dança Immer Lustig e do Grupo de dança do CTG Sepé Tiarajú. O Coordenador da 20ª Fenasoja, Cleo Rockenabch, organizou a entrega de presentes aos visitantes, onde receberam em mãos, o livro História de Santa Rosa, o livro Fenasoja - Resgate Histórico e a revista Fronteira NOROESTE, região estratégica para potencializar investimentos, além de material publicitário da 20ª Fenasoja.
“A visita foi muito importante para a região de Santa Rosa e para a Fenasoja, foi um elemento de integração cultural, além do fomento de relações de amizade, fomento de possibilidades comerciais e econômicas em geral e de veiculação histórica, o que reafirma a identidade do povo de Santa Rosa e de integração com membros de todas as nações”, ressalta o professor e tradutor do evento Arnildo Rockenbach.
O encontro contou com a tradução imediata do português para o alemão e do alemão para o português, pelo professor Arnildo. “Queremos fazer um agradecimento especial ao Senhor Miguel Haupenthal, da Reisenthal Turismo, por ter incluído Santa Rosa no roteiro”, destaca Arnildo.
Após a sessão a comitiva percorreu o Parque visitando a praça das nações, o bosque, com destaque à “árvore lunar". A comitiva visitou também os municípios de Santo Cristo, Boa Vista do Buricá e São Martinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/