quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Quarta-feira começa fria, mas ar muito quente toma conta do RS

Da tarde para a noite aumentam taxas de instabilidade e podem ocorrer temporais isolados

O dia começa com temperatura baixa, sob influência de massa de ar frio oceânica, no Sul e no Leste do Estado. Rapidamente, entretanto, uma massa de ar muito quente vai tomar conta do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira.

O sol aparece em todas as regiões, mas nuvens devem aparecer no céu, especialmente na segunda metade do dia. Da tarde para a noite, com o calor, há incremento das taxas de instabilidade atmosférica e não se pode descartar chuva localizada e temporais isolados, sobretudo no Oeste, Centro e Norte do Estado. O pior da instabilidade, porém, ocorre na quinta.

Uma frente fria traz chuva localmente forte a intensa, inclusive com volumes muito altos em algumas localidades do Estado. Há risco de temporais com rajadas de vento e queda de granizo.

As mínimas devem alcançar 11°C em Santana do Livramento e 13°C em São José dos Ausentes. As máximas, por sua vez, podem atingir 35°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 16°C e 33°C.

Temporal com chuva forte, rajadas de vento e granizo atingiu Porto Alegre no começo da tarde desta terça. A instabilidade, que também afetou a região metropolitana e outros pontos do Leste e o Nordeste do Estado, foi provocada pela passagem de frente fria pela costa que ativou a instabilidade.

A grande nuvem que gerou o temporal se formou sobre a Capital. Imagem do radar meteorológico mostrou que a instabilidade foi muito localizada, tendo avançando depois para o Litoral Norte e a área mais ao Leste da Serra. O ar mais frio na retaguarda da frente ao encontrar a atmosfera mais aquecida na região da Capital provocou a formação da nuvem de temporal, mesma dinâmica que gerou os temporais severos que atingiram Buenos Aires na segunda-feira.
Fonte: Metsul

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/