segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Professor do CESURG aborda “Novos Métodos Pedagógicos” em formação continuada, em São Pedro das Missões

As formações continuadas são desenvolvidas para planejar e organizar o semestre, mantendo os professores atualizados sobre as transformações que ocorrem e que refletem em novos processos socioeducativos. O Programa de Extensão Conexão CESURG visa contribuir com os ambientes escolares e incentivar o desenvolvimento da Educação. A fim de discutir os novos desafios da educação na contemporaneidade e as novas abordagens metodológicas em sala de aula, o professor Carlos Daniel Baioto, coordenador do Curso de Gestão de Cooperativas do CESURG, dialogou com os professores do ensino médio da Escola Estadual Ensino Médio Pe José de Anchieta, do município de São Pedro das Missões.

A atividade somou na construção de um ambiente de reflexão e debate sobre o contexto contemporâneo e os desafios para a prática docente. Foram abordados também tópicos como os desafios e possibilidades do cotidiano escolar, além da importância das atividades compartilhadas na escola e a interdependência dos saberes. O encontro também tratou os sete saberes da educação do futuro, de Edgar Morin, obra que apresenta reflexões consideradas referências da UNESCO para educação.

Em um momento de troca de saberes, a formação de professores da rede pública com a aproximação do conhecimento acadêmico se aproximam, pois dialogam as experiências de educadores que atuam na formação de jovens das comunidades próximas à instituição de ensino superior. Nesse sentido, o professor Baioto ressalta a contribuição da faculdade no desenvolvimento regional. “Acredito que uma das funções e desafios do CESURG seja estimar um processo reflexivo no âmbito da comunidade onde está inserido a fim de potencializar experiências e saberes em prol do desenvolvimento regional, seja no âmbito social, econômico, político, ou educacional. Sendo assim, avalio que faz parte do fazer docente estar presente nos momentos de debate e formação na comunidade por meio das ações de Extensão, estimulando o empreendedorismo e a inovação nos diferentes espaços da comunidade”, comenta o palestrante.


Assessoria de Comunicação CESURG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/