quinta-feira, 11 de maio de 2017

Manipuladores de Alimentos do Município recebem capacitação



As manipuladoras de alimentos que atuam nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e Escolas de Ensino Fundamental (EMEFs) de Palmeira das Missões participaram recentemente de uma capacitação sobre os Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs). A atividade, que ocorreu na videoteca do Centro Cultural, foi desenvolvida pelas estagiárias do curso de Nutrição do campus da UFSM Bárbara Pontes e Renata Damaceno, supervisionadas pela professora Vanessa Ramos Kirsten e pela nutricionista da Secretaria Municipal de Educação Juliana Dal Forno Marques, responsável pela Alimentação Escolar do município.

A capacitação foi desenvolvida com intuito de orientar as manipuladoras de alimentos de como utilizarem e implantarem os POPs durante suas atividades. Estas formações são fundamentais para garantir a qualidade higiênico-sanitária durante todo processo produtivo da merenda escolar, garantindo qualidade das refeições oferecidas para as crianças nas escolas e evitando a ocorrência de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs). A capacitação também teve o objetivo de desenvolver o senso crítico e promover debates para que a implementação seja a melhor possível.

Os Procedimentos Operacionais Padronizados são documentos que descrevem a forma correta de executar diversas atividades, por exemplo, a maneira correta de higienizar equipamentos e utensílios. O POP destaca as etapas da tarefa, os responsáveis por fazê-la, os materiais necessários e a frequência com que deve ser feito. Todos os Serviços de Alimentação devem dispor desta documentação conforme legislação.


PriscilaDevens/AI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/