segunda-feira, 17 de outubro de 2016

1º Workshop sobre a Cadeia Produtiva do Leite acontece nesta semana, em Palmeira das Missões

Escola Estadual Técnica Celeste Gobbato é uma das realizadoras do evento

O 1º Workshop sobre a Cadeia Produtiva do Leite ocorrerá nos dias 19 e 20 de outubro, em Palmeira das Missões. As atividades acontecem, na quarta-feira, no auditório da Universidade Federal de Santa Maria – Campus Palmeira das Missões e na quinta-feira, na Escola Estadual Técnica Celeste Gobbato.
O Workshop surgiu da necessidade de discutir a atividade no município e região, em função da importância socioeconômica, desde o nível das propriedades rurais até a economia local e regional.
Conforme organizadores, as várias instituições que já estavam trabalhando em conjunto como a 10ª Coordenadoria Regional de Agricultura da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SEAPI), Câmara de Vereadores de Palmeira das Missões, Conselho Regional de Desenvolvimento Rio da Várzea, Escola Estadual Técnica Celeste Gobbato, Escritório Municipal da EMATER de Palmeira das Missões, Prefeitura Municipal de Palmeira das Missões, Sindicato Rural de Palmeira das Missões e Universidade Federal de Santa Maria começaram a organizar o evento e buscar novos parceiros com a finalidade de expandir o número de participantes nas discussões e compreender melhor as vantagens e desvantagens da Cadeia Produtiva do Leite, desde a oferta de insumos para realização da atividade nas propriedades rurais até o consumidor final.

PROGRAMAÇÃO

DIA 19 - QUARTA-FEIRA

MANHÃ:
7h às 8h30min – Inscrições
8h30min às 9h – Abertura do evento com a presença de autoridades locais e regionais
9h às 10h30min – Como agregar valor ao leite e derivados com propriedades bioativas? - Prof. Dr. Geraldo Tadeu dos Santos (UEM)
10h30min às 11h – Milk Break
11h às 12h – Lei Estadual do Leite - Méd. Vet. Danilo Cavalcanti Gomes (SEAPI – RS)
12h às 13h30min – Livre para Almoço

TARDE:
13h30min às 14h30min – Ciclagem de nitrogênio em pastagens - Prof. Dr. Paulo Sérgio Gois Almeida (UFSM) e Dr. Felipe Lorensini (EMATER)
14h30min às 15h30min – Reprodução de vacas de leite: Mortalidade embrionária - Prof. Dr. Alfredo Quites Antoniazzi (UFSM)
15h30min às 16h – Milk Break
16h às 17h30min – Mesa redonda: Necessidade de leite pelas indústrias instaladas na Região Norte do Rio Grande do Sul

DIA 20 - QUINTA-FEIRA

MANHÃ:
8h30min às 9h – Procedimentos do MAPA em relação à inspeção de produtos lácteos - Dr. Alexandre Trindade Leal (MAPA)
9h às 9h30min – Produção de leite da Escola Estadual Técnica Celeste Gobbato - Resultados entre 2009 e 2012 - Profa. Dra. Ione Maria Pereira Haygert Velho (UFSM)
9h30min às 10h – Programa Produza Alimento Colha Saúde - Dulcinéia Haas Wommer (EMATER)
10h às 10h15min – Milk Break
10h15min às 11h30min – Avaliação fenotípica de fêmeas da raça Holandês - Med. Vet. José Ernesto Wunderlich Ferreira (Jurado oficial da Associação de Criadores de Bovinos da Raça Holandês)
12h às 13h30min – Livre para Almoço

TARDE:
13h às 16h – Visitação as cinco Estações de Campo em que serão abordados assuntos técnico-científicos com demonstrações. 
Estações de Campo que serão apresentadas:
1ª Estação = Sobressemeadura de leguminosas em pastagem de tifton (Cynodon spp.) - Eng. Agr. Luiz Eduardo Avallone Velho (EMATER)
2ª Estação = Crescimento das bezerras leiteiras - Zoot. Marcos André Piuco (Escola Estadual Técnica Celeste Gobbato)
3ª Estação = Produção e qualidade do leite para consumo in natura e produção de derivados lácteos - Prof. Dr. José Laerte Nörnberg (UFSM) e Profa., Dra. Ione Maria Pereira Haygert-Velho (UFSM)
4ª Estação = Alimentação e nutrição de vacas em lactação - Prof. Dr. João Pedro Velho (UFSM)
5ª Estação = Produção e manejo de alfafa - Prof. Dr. Paulo Sérgio Gois Almeida (UFSM)

INSCRIÇÕES
Ocorrerá nos dias 19 e 20 de outubro na UFSM Palmeira das Missões e Escola Estadual Técnica Celeste Gobbato ou pelo link: http://coral.ufsm.br/wcpl/index.php/inscricoes
Assessoria de Comunicação
20ª Coordenadoria Regional de Educação
Fone: (55) 3742-9065 e 9913-4422

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/