quinta-feira, 14 de maio de 2015

Abraço-RS realiza seu 8° Congresso e Ministérios das Comunicação se compromete com revogação das normativas que criminalizam as rádios comunitárias

Rádios comunitárias cobram do Governo Federal o fim da industria das multas e do choque de frequências 
Na sexta-feira dia 08 de maio, em Cachoeira do Sul, teve inicio o 8° congresso das rádios comunitárias do Rio Grande do Sul. As delegações de rádios comunitárias de todo estado concentraram-se no hotel Everson, centro cidade logo no inicio da tarde.
A abertura do evento contou com a presença de representantes do Ministério das Comunicações Senhor Samir Nobre e Adolfo, dos Deputados Federais Elvino Bohn Gass e Dionilson Marcon e dos estaduais Jeferson Fernandes e Eddegar Pretto, do Secretário de Comunicação da Central Única dos Trabalhadores Elton Lima, o Prefeito Municipal de Cachoeira do do Sul e a Vice Prefeita Municipal de Cachoeira do Sul, da representação da ABRAÇO-SC, por sua Presidente Inês Fortes e do MNRC-PR pelo Militante Luiz Dzulinski.
O primeiro painel foi com o representante do Ministério das Comunicações, Sr. Adolpho Henrique Almeida Loyola que representava na ocasião o  Secretário de Serviços de Comunicação Eletrônica,
 Sr Emiliano José, e o responsável pela radiodifusão comunitária Sr. Samir Nobre, o tema foi a situação das rádios comunitárias no Brasil.
Logo na abertura, o MINICOM, através de Samir Nobre, manifestou suas intenções oriundas dos debates até ali e reiterou que viera mais pra escutar do que pra falar,
As  representações de rádios comunitárias cobraram do governo solução para o caos que se encontra o sistema, impedindo avanços na sustentabilidade, construindo problemas técnicos que impedem as comunidades de ter garantido o direito humano a comunicação. Fizeram entrega de processos e cobram a resposta sobre uma ação de anistia das multas resultantes da norma 01 de 2011.















O primeiro dia de congresso seguiu com um painel sobre os 18 anos da Associação Gaúcha de Radiodifusão Comunitária e o painel sobre comunicação comunitária que marca o Encontro de Correspondentes do Jornal dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul,na ocasião em que se comemorou 6 anos do noticioso no ar.
Clementino Lopes resgatou a memória dos criminalizados da luta e ratificou a postura da entidade e do movimento, ”queremos reparação e anistia, formar grupos para discutir o que já foi discutido não nos adianta, o decreto proposto pelas rádios comunitárias está na cassa civil”,




No sábado, dia 09, a manhã abriu com a avaliação da gestão 2012-2015, prestação de contas e eleição da nova coordenação para o triênio 2015-2018. Após aprovação das contas, eleição de direção e conselho fiscal o congresso encerrou-se com a recondução de Joaquim Goulart na Coordenação Geral, nomeação da nova direção que segue a baixo e abertura do prazo estatutários de 180 dias para os responsáveis, também escolhidos no congresso, organizem  os encontros regionais.





Com a presença de mais de 50 rádios comunitárias de todo estado, na defesa da democratização da comunicação, o congresso encerrou-se com um grande acúmulo para rede e em memória à Domingos Roque de Oliveira, fundador da ABRAÇO-RS, que faleceu criminalizado, lançou-se o 1° Prêmio Domingos Roque de Oliveira que deverá ter a parceria da Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul. 
Interessados em mais informações podem entrar em contato com a sede da ABRAÇO-RS pelo fone 5130562884, ou obter mais informações no Portal Abraço pelo wwww.abracors.org.br.
Fonte:Jonas Rodeghiero
Postado por:Elisete Bohrer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/