Conforme Dnit, empresa já foi contratada e obra no cruzamento entre a
BR285 e RS 324 será iniciada quando for concluída a devolução da
concessão do Daer ao Ministério dos Transportes
Há tempos, motoristas vem reclamando das más condições do cruzamento
entre a BR 285 e a RS324, que dá acesso à Passo Fundo, Carazinho e
Pontão. Desníveis, buracos e vegetação alta oferecem risco a quem
utiliza as vias e passa pelo viaduto. Conforme o Departamento Nacional
de Infraestrutura Terrestre (Dnit), uma vistoria já foi feita e os
problemas identificados. “Já temos empresas contratadas para executar as
obras.
Porém, a ordem de serviço ainda não foi dada, pois a rodovia (BR 285)
está concedida para o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem
(Daer), que precisa devolver a concessão ao Ministério dos Transportes”,
explica o engenheiro do Dnit, Luiz Augusto Bassani. O Daer retomou
recentemente a concessão que antes era da Coviplan, que mantinha as
praças de pedágio
O Daer informou que já encaminhou a documentação e aguarda a publicação
no Diário Oficial pela União. Bassani confirma que o órgão já entregou
os levantamentos exigidos no contrato e agora os dados estão em análise
no MT. “A expectativa é de que saia em um período breve a aceitação
oficial. Isso autoriza o Dnit a iniciar as obras de manutenção de
Panambi até o trevo para Lagoa Vermelha. Assim como o trecho que vai de
Sarandi a Soledade. Duas empresas já foram contratadas e já estão
estabelecidas em Carazinho aguardando as ordens de serviço”, completa o
engenheiro.
O trecho tem grande fluxo de veículos, especialmente caminhões pesados.
Conforme o Engenheiro do Dnit, Adalberto Jurach, a princípio, depois da
ordem de serviço, serão realizados serviços de manutenção, tanto no
cruzamento entre a BR 285 e a RS 324, assim como no restante dos
trechos.
Esse serviço envolve pavimentação, drenagem, roçagem, manutenção dos
meio fios, dentre outras reparações. “Essa não é uma situação nova. Há
pelo menos 15 anos, quando foi iniciada a cobrança de pedágios, há uma
discussão sobre a incumbência da manutenção”, acrescenta o engenheiro.
Com relação a necessidade de duplicação do trecho de 11 quilômetros
entre a Avenida Brasil e a RS 324, Jurach explica que o processo está
encaminhado no Dnit, buscando a contratação de projetos.
Fotos:SIRLEI PAZINATO / DM
Fonte:Redação
Passo Fundo
/ DM
Postado por:Ellisete Bohrer
quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014
Passo Fundo- Más condições de trevo preocupam motoristas
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