quarta-feira, 16 de abril de 2014

Ronda Alta sedia o primeiro Ponto de Cultura indígena no país

Raiz kaingang, esta é a tradução de "kanhgág Jãre", nome dado ao primeiro ponto de cultura indígena do país reconhecido pelo Ministério da Cultura.

Situado na reserva indígena de Ronda Alta, na região do Rio da Várzea, norte do Rio Grande do Sul, o espaço está servindo para o reaprendizado dos hábitos e costumes das tribos locais perdidos ao longo do tempo. Por razões distintas, que vão da disputa de território com os agricultores da região até os reflexos da sociedade contemporânea, uma das maiores comunidades indígenas do Brasil se pulverizou pelos diferentes cantos do estado.

Por meio do edital da Rede RS Pontos de Cultura, os kaingangs estão voltando às raízes e ensinando os costumes às novas gerações. O investimento total do governo do estado é de mais de R$ 18 milhões para contemplar 160 pontos de cultura em todo território gaúcho, nas diferentes expressões culturais.
Confira no Programa Estrada Aberta.

http://www.rs.gov.br/lista/739/estrada-aberta/video195147

Sobre o programa
O Estrada Aberta é um programa em vídeo exclusivo na web que proporciona viagens a diferentes destinos do Rio Grande a cada edição. Os principais fatos que modificaram o Estado para o caminho do desenvolvimento são revelados por personagens da vida real.

Com veiculação todas as terças e quintas-feiras, no site do Governo do Estado, o programa Estrada Aberta mostra os principais projetos e ações que elevaram o Rio Grande para outro patamar. Com duração até julho deste ano, o novo programa pode também ser conferido no canal do Youtube.

Heloise Santi
Central do Interior
Diretoria de Jornalismo/SECOM
Telefone (51)3213-0787
Postado por:Elisete Bohrer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/