quarta-feira, 23 de abril de 2014

Riso pode ajudar a melhorar desempenho da memória

Níveis do cortisol, hormônio do estresse, prejudicam a capacidade de lembrar acontecimentos

Um estudo descobriu que o riso pode ser a melhor forma de melhorar a memória. Pesquisadores americanos dizem que as pessoas mais velhas são mais propensas a lembrar de algo quando elas riem com frequência.
Isso porque o riso reduz os níveis de estresse — e estresse pode ter um efeito negativo sobre a memória. Cientistas da Universidade de Loma Linda, na Califórnia, pediram a 20 adultos saudáveis para assistir a um vídeo divertido por 20 minutos. Ao mesmo tempo, outro grupo foi convidado a se sentar, sem assistir ao filme.
Depois disso, ambos os grupos realizaram um teste de memória e os indivíduos tiveram amostras de saliva coletadas para o hormônio do estresse, o cortisol. Os resultados mostraram que as pessoas que assistiram o vídeo engraçado tiveram melhor desempenho no teste de memória de curto prazo do que aquelas que não o tinham visto e, consequentemente, rido. Eles também revelaram que os níveis de cortisol na saliva de pessoas que tinham rido foram muito menores.
— A capacidade de aprendizado e a memória tardia se tornam desafios à medida que envelhecemos. Rir com os amigos ou até mesmo assistir a 20 minutos de humor na TV, como eu faço diariamente, me ajuda a lidar com o estresse diário— afirma o autor do estudo, Gurinder Bains.
Ele acrescentou que as pessoas que são menos estressadas tendem a ter uma memória melhor. Isso ocorre porque o riso aumenta o nível de endorfinas no corpo e o envio de dopamina para o cérebro, proporcionando uma sensação de felicidade e recompensa. O processo altera a atividade das ondas cerebrais, resultando em melhora da memória, dizem os pesquisadores.
Fonte:BEM-ESTAR
Postado por:Elisete Bohrer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!