quarta-feira, 23 de abril de 2014

Governo do Estado apresenta plano de trabalho para municípios atingidos por temporal

Integrantes do Governo do Estado reuniram-se no Palácio Piratini nesta terça-feira (22) com os prefeitos de oito municípios atingidos por vendavais e enxurradas na semana passada - Tapejara e Erebango, das regiões Nordeste e Norte respectivamente, pela manhã, e Três Palmeiras, Lajeado do Bugre e Jaboticaba, da região Rio da Várzea, Trindade do Sul e Erval Seco da região Médio Alto Uruguai e Crissiumal, da região Celeiro, à tarde. O governador Tarso Genro anunciou o encontro durante visita à região no último sábado (19), quando propôs aos prefeitos e representantes dos municípios atingidos um planejamento imediato de ações de apoio as vítimas, articulando ações estaduais e federais.
Coordenada pelo secretário do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Jorge Branco, as reuniões contaram com a participação dos secretários estaduais e representantes das secretarias de Obras, Habitação e Desenvolvimento Rural, da Defesa Civil e Casa Militar, além dos prefeitos e técnicos dos municípios.
"Adotamos um método de trabalho, proposto pelo governador Tarso Genro, para mobilizar todas as estruturas governamentais, identificando o que compete às instâncias estadual e federal, agilizando as ações de auxílio às comunidades dos municípios atingidos”, ressaltou o secretário Jorge Branco.
Entre as medidas definidas pelo governo, estão ações para a reconstrução de casas, apoio aos agricultores, extensão do Programa Gaúcho de Microcrédito para micro e pequenos empresários da região e desobstrução de vias e pontes para garantir a trafegabilidade da população.
Audiência em Brasília
Nesta
 quarta-feira (23), em Brasília, o secretário Jorge Branco, representando o Governo do Estado, terá audiência com o ministro da Integração Nacional, Francisco José Teixeira, acompanhado pelos prefeitos de Tapejara, Seger Menegaz, e de Erebango, Enio Meregalli. Na reunião, o secretário fará a entrega do plano de trabalho, visando acelerar a liberação de recursos federais e a readequação de programas sociais.
Danos e vítimas
Cerca de 1,1 mil famílias foram atingidas pelo vendaval com características de tornado, que atingiu os municípios de Tapejara, Erebango no dia 12 de abril. Algumas residências ficaram parcialmente destruídas, e uma morte foi registrada em Erebango. Em Tapejara houve destruição total de um ginásio de esportes. No total, cerca de mil moradias tiveram danos nos dois municípios. Os demais municípios foram atingidos por uma enxurrada que causou estragos em estradas vicinais e deixou pontes interditadas. Telhas, lonas, kits de dormitórios, peças de roupas infantis e materiais de higiene já foram entregues pela Defesa Civil à população dos municípios.

Heloise Santi
Central do Interior
Diretoria de Jornalismo/SECOM
Telefone (51)3213-0787

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/