segunda-feira, 17 de março de 2014

Seminário debate adesão ao Susaf em Sarandi

Para esclarecer as normativas e procedimentos do processo de adesão municipal ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial, Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf/RS), a Emater/RS-Ascar e Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) promoveram um seminário, na quinta-feira (13/03), em Sarandi. O evento reuniu entidades ligadas ao setor da região do Médio Alto Uruguai e Rio da Várzea.

Pela manhã, o seminário ocorreu na Câmara de Vereadores de Sarandi, com 77 participantes, representantes dos 20 municípios que abrangem o Corede Rio da Várzea. À tarde, o evento foi realizado na Escola Estadual Cardeal Roncalli, em Frederico Westphalen, e contou com 70 participantes, representantes de 22 municípios do Corede Médio Alto Uruguai.

A Emater/RS-Ascar mobilizou as entidades envolvidas, gestores municipais, lideranças sindicais e políticas, vigilância sanitária, sistema de inspeção e demais agentes, dos 42 municípios que fazem parte da região administrativa da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen. A programação do seminário foi coordenada pelo gerente regional, Leonir Bonavigo, e os assuntos foram abordados pelo coordenador do Programa de Adesão ao Susaf, Luis Fernando Dalcin, e pelo médico veterinário e fiscal estadual agropecuário, Diego Viedo Facin. Todo o processo foi explicado, passo a passo, e ao final os participantes puderam discutir individualmente sobre cada situação.

O objetivo do Susaf é harmonizar e padronizar os procedimentos de inspeção e fiscalização de produtos de origem animal em todos os municípios do Estado. A adesão ao Sistema permite aos estabelecimentos registrados nos serviços de inspeção municipais, o comércio de seus produtos em todo o território do Rio Grande do Sul. O primeiro passo que o município interessado deve realizar é solicitar a adesão ao Sistema. Posteriormente, deverá encaminhar a documentação necessária, a qual será avaliada para, então, haver uma auditoria local, em que serão analisadas as exigências solicitadas para equivalência do sistema municipal de inspeção com o sistema estadual. Os
requisitos para obtenção de equivalência dos serviços de inspeção são definidos em relação à infraestrutura administrativa, inocuidade e qualidade dos produtos de origem animal, prevenção e combate à fraude econômica e controle ambiental.

Hoje, no Rio Grande do Sul, 165 municípios solicitaram adesão ao Susaf. Destes, 20 estão na fase de análise documental, sete em auditoria local e dois já estão homologados. Para agilizar o processo, a Agência de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai (Admau), que coordena os Arranjos Produtivos Locais (APL), selecionou seis municípios dessa região e está realizando o assessoramento, colaborando com a organização dos documentos.

Segundo o coordenador do APL Agroindústria Familiar, Eliseu Liberalesso, os municípios que compreendem a região do Médio Alto Uruguai solicitaram adesão ao Susaf, mas não enviaram a documentação. “Identificamos os municípios que possuíam abatedouro, que é uma exigência, e selecionamos seis municípios para iniciar o assessoramento”, explicou Liberalesso. O município de Pinhal já está com a documentação sendo analisada. Nonoai iniciará nos próximos dias e Erval Seco tem reunião marcada para organizar a documentação. Os outros três municípios que receberão o assessoramento são Pinheirinho do Vale, Rodeio Bonito e Frederico Westphalen.

Para conseguir colaborar com o restante dos municípios dessa região, uma proposta será apresentada na reunião da Associação dos Municípios da Zona da Produção, que acontece no próximo dia 20, em Ametista do Sul, para haver complementação de recursos por parte dos municípios para ampliação da equipe do APL, que poderá dar suporte, auxiliando no andamento do processo.

Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Frederico Westphalen
Jornalista Marcela Buzatto
mbuzatto@emater.tche.br 
(55) 3744-2835
Postado por:Elisete Bohrer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/