quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

CURIOSIDADE! ORQUÍDEAS PARECIDAS COM ANIMAIS!

A evolução nos proporciona resultados impressionantes. Com a flores também é assim… E com orquídeas parece ser ainda mais interessante. Algumas orquídeas apresentam uma formação das pétalas que são incrivelmente parecidas com animais. Uma coincidência da natureza? Nunca saberemos a verdadeira intenção destes fenômenos.
Orquídea-de-macaco. O nome científico é Dracula simia: “simia” está relacionado a macacos e “Dracula” refere-se a estas pétalas alongadas como presas de “vampiro”. Infelizmente não são orquídeas muito comuns, só crescem naturalmente ao sudeste do Equador e Peru em altitudes de 1.000-2.000 metros em florestas úmidas e nebulosas das montanhas. O que torna esta flor ainda mais fantástica (como se fosse necessário) é que ela tem um cheiro característica de laranja madura quando está florescendo.

Oquídea-abelha. O nome científico é Ophrys apifera . Ao centro da
 flor as pétalas formam uma imagem parecida com a abelha fêmea, geralmente do gênero Eucera, e serve para atrair machos interessados na cópula. Com a visita do macho que acaba se lambuzando no pólen, a flor garante sua polinização. Você pode encontrar estas orquídeas surpreendentes espalhadas sobre a Inglaterra, Irlanda e País de Gales em locais de climas temperados sobre rochas, dunas calcárias ou em bosques abertos. É uma planta bastante comum na área mediterrânica a leste do Mar Negro. Cresce até aos 30 cm e vive em simbiose com Micorriza (um fungo presente no solo).


Orquídea-cabeça-de-pássaro. Pertencem ao gênero Phalaenopsis sp. e sua beleza encanta pois as formações das pétalas centrais da flor assemelham-se muito a cabeça de um pássaro. Mesmo observando bem de perto a semelhança é surpreendente. Seu cultivo já alcançou os quatro cantos do planeta, mas são nativas de todo o sudeste da Ásia, nas Filipinas e no norte da Austrália. A maioria das orquídeas deste gênero é epífita e crescem abaixo das copas de florestas de várzea úmida e úmida, protegidos contra a luz solar direta, outros crescem em ambientes sazonalmente secos ou frescos.



Orquídea-garça-branca. O nome científico da espécie é Habenaria radiata e não necessita de explicações. Ela se parece mesmo com uma garça branca em pleno voo. É uma pequena orquídea terrestre das zonas úmidas e encostas gramadas do Japão, a península coreana, e algumas partes do leste da China. O pedúnculo costuma abrigar de 2 a 8 flores, elas são pequenas com apenas 4 cm de largura. Cresce principalmente em pântanos de terras altas e nas encostas das montanhas. Apesar da sua facilidade no cultivo, na natureza ela parece estar em processo de extinção e não podem mais ser encontradas com tanta facilidade.


Orquídea-da-pomba ou Orquídea-Espírito-Santo. O nome científico é Peristeria elata e elas possuem uma formação de pétalas mais ao centro da flor com aparência de uma pombinha. São vistas com mais frequência nas florestas montanhosas úmidas do Panamá (América Central), Colômbia e Equador (América do Sul). O cheiro da flor lembra cerveja. Infelizmente também está em grave perigo de extinção, devido à sua grande beleza, fazendo com que os traficantes para levá-lo longe de seu habitat, tanto que aqui mesmo no Brasil, em vários orquidários já é uma espécie bem comum.
Fonte: The Featured Creature
Postado por: Claudinara Glienke

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/