segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Apae e aldeia indígena de Nonoai agora são Pontos de Cultura

O secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil, encerrou sua visita aos municípios do Alto Uruguai, nessa quinta-feira (16), em Nonoai. A cidade teve dois projetos selecionados no edital de Pontos de Cultura da Sedac.
Na prefeitura, o secretário informou que até o final de janeiro será aberto um novo edital para Pontos de Cultura. "O investimento nos Pontos de Cultura significa o reconhecimento público às ações da comunidade, e conhecer essas comunidades é dar vida às nossas políticas públicas para a cultura do Estado", afirmou Assis Brasi, que também orientou para a criação do Conselho, Plano e Fundo municipal de cultura.
O prefeito, João Vianei Rubin, elogiou a descentralização do governo com a presença do secretário nos municípios. "Nota-se, neste governo, que hoje a Secretaria da Cultura existe de fato e atua com uma política de resultados", disse.

Preservação da cultura
 
A comunidade indígena atua decisivamente na economia do município de Nonoai e a Associação Indigena Sede da Aldeia Kaigang agora será um Ponto de Cultura. Com o tema "Índio Ensinando Índio (Kanhgág Ty Jagne Mré Kanhrãn Rãn)" o projeto vai realizar oficinas culturais, de qualificação do artesanato e de resgate da memória da Terra Indígena de Nonoai.
Também vai criar o acervo histórico da aldeia, desenvolver projeto audiovisual e organizar um Banco de Sementes. Ainda será reforçado o ensino de música, que já ocorre por meio de parceria da escola indígena com o projeto Mais Educação.
O secretário Assis Brasil visitou a associação, foi recebido com danças e músicas típicas dos kaigangs e falou sobre os objetivos dos Pontos de Cultura. "O que valoriza os pontos é a sua diversidade. Os recursos públicos buscam qualificar o trabalho que a comunidade já desenvolve e ficamos felizes ao ver que este recurso será tão bem aproveitado na aldeia".
O presidente da Associação, Selirio Vergueiro, presenteou o secretário com uma lança, símbolo dos guerreiros kaigangs. "Assis Brasil é também um guerreiro da cultura", disse o líder indígena. Para receber o presente, o secretário seguiu os rituais e usou um cocar.

Inclusão cultural 

O titular da pasta da Cultura estadual visitou ainda a Apae de Nonoai, que também teve o projeto selecionado e terá um Ponto de Cultura em sua sede. A organizadora do projeto e diretora da entidade, Celi Furini, o presidente da instituição, Wolmar Schmit, e a secretária municipal de Educação e Cultura, Flávia Borges, detalharam o projeto chamado "Limite - é coisa que não existe".
O trabalho será de inclusão cultural das pessoas com deficiência por meio de ações e atividades de cunho cultural nas áreas da dança, música, artes, artesanato, preservação ambiental e inclusão digital, com o intuito de difundir amplamente o potencial das pessoas com deficiência, buscando diferentes formas de manifestações culturais que dignifiquem a inserção social dessas pessoas, propiciando a socialização e o resgate cultural em torno das características da comunidade onde vivem.
Com uma atuação de 20 anos, a Apae de Nonoai é referência regional com técnicas terapêuticas tradicionais e com uso de cavalos e cães. A escola atende a 82 alunos do Ensino Fundamental da terceira idade. 

Heloise Santi
Central do Interior
Diretoria de Jornalismo/SECOM
Telefone (51)3213-0787

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/